Ooforectomia uni ou bilateral - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - ooforectomia uni ou bilateral

Encontre um especialista na sua cidade:

Perguntas sobre Ooforectomia uni ou bilateral

Nossos especialistas responderam a 166 perguntas sobre Ooforectomia uni ou bilateral

Sangramento anormal da vagina pode não ser menstruação, mas algum outro problema no colo do útero ou endométrio. Procure seu médico para dúvidas e avaliação da causa do sangramento.
2 respostas


Normalmente a queda da libido tem origem multifatorial. Em condições normais, o outro ovário é capaz de compensar a demanda hormonal em razão da ooforectomia unilateral. Então, ao meu ver, a…
2 respostas


Mesmo retirando um ovário, se o ovário que permaneceu não tem nenhuma grande alteração, não há necessidade de fazer reposição hormonal e a melhor forma de perceber isso é a regularidade do ciclo…
4 respostas

Especialistas falam sobre Ooforectomia Uni Ou Bilateral

A ooforectomia é a retirada de uma ou os dois ovários. Essa cirurgia pode ser realizada devido a presença de doenças benignas e malignas. A ooforectomia pode ser realizada por laparoscopia o que permite uma rápida recuperação da paciente. A retirada dos ovários podem ter grande implicação no futuro reprodutivo e na produção hormonal. A retirada dos ovários precocemente pode levar a mulher a doenças cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral e a osteoporose. Indica-se reposição hormonal devido a menopausa que foi instituída pela cirurgia de retirada dos ovários.

É o nome da dado à cirurgia para retirada dos ovários. Pode ser realizada em conjunto com a retirada do útero e tubas uterinas , ou isoladamente, dependendo da indicação da cirurgia. Em doenças benignas (que não são câncer), sempre evitamos retirar os ovários, pois eles produzem os hormônios femininos estrogênio e progesterona, garantindo saúde e qualidade de vida à paciente. Em casos de cistos ou doenças benignas dos ovários, podemos realizar ooforoplastia (que, como diz o nome, é uma plástica ovariana), retirando apenas a área doente do órgão. Pode ser realizada por via abdominal (aberta, com corte) ou laparoscópica (por videolaparoscopia).

Sibele Klitzke

Ginecologista

Porto Alegre

Quais profissionais realizam Ooforectomia uni ou bilateral?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.