Fiz uma eco de tireoide e apareceu um nodulo d 3cm, porem meus exames de laboratorio deram todos normais,

7 respostas
Fiz uma eco de tireoide e apareceu um nodulo d 3cm, porem meus exames de laboratorio deram todos normais, apenas colesterol total q deu alterado. O deve ser feito?
Dra. Iara da Silva Alves Bento
Endocrinologista
São Paulo
A conduta frente a um nódulo de tireoide é observar as características e o tamanho do nódulo no Ultrassom para definir a necessidade de punção do nódulo. A maioria dos nódulos é benigna porém dependendo das características devem ser avaliados com punção.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Francisco Bomfim
Cirurgião de cabeça e pescoço
Fortaleza
Um nódulo de 3 cm deve ser puncionando, mesmo tendo características ultrassonográficas de benignidade, e deve ser acompanhado com frequência, pois nódulos que chegam a 4 cm em seus diâmetros são nódulos que começam a causar sintomas compressivos, como desconforto no pescoço, entalo, rouquidão, deformidade no pescoço e traquéia, ou mesmo dificuldades para respirar.
Dr. Gilberto Mendes Menderico Junior
Cirurgião de cabeça e pescoço
São Paulo
O achado ultrassonográfico de um nódulo tireoideano exige sua investigação. A grande maioria dos nódulos é de natureza benigna. A análise detalhada do tamanho e das características do nódulo deve ser feita por um médico especialista em cirurgia de Cabeça e Pescoço ou endocrinologia, para a conduta ou de punção guiada por ultrassom ou acompanhamento.
Dra. Maria Isabel Jardim Pereira
Endocrinologista
Belo Horizonte
Nódulos tireoidianos são muito comuns e ocorrem em até 30-35% da população geral. Em sua maioria não produzem sintomas e 95% são benignos. Como regra geral nódulos acima de 1 cm devem ser puncionados porem alguns podem ser puncionados somente a partir de 1,5 ou 2 cm se reunirem fortes características de benignidade. No seu caso, como ele tem 3 cm deve ser puncionado. A punção é um procedimento simples feito com uma agulha fina, que coleta uma pequena quantidade de material para ser analisado no microscópio.
Dra. Daniela Miranda
Endocrinologista
São Paulo
Nódulos de tireoide devem ser avaliados de acordo com suas características, por profissional experiente. Na maioria dos casos há necessidade de punção aspirativa com agulha fina ( PAAF) pra esclarecer o diagnóstico e conduta. Procure um endocrinologista
Dra. Fernanda Barbosa Di Ninno
Endocrinologista
São Paulo
Olá, a presença de um nodulo na tiroide é um achado comum , pple com o avançar da idade. As caracteristicas ao USG de tiroide como maior tamanho, maior ecogenicidade e vascularização mais central sugerem maior crescimento celular e , assim : necessidade de PAAF ( punçaõ citologica ) .Na maioria das vezes mesmo nodulos desse volume sao benignos. Alem disso , a produçaõ dos hormonios estando normal não ha necessidade de prescrever medicamentos;
precisaria avaliar o nódulo da sua tireoide e caso necessário, pedir uma PAAF (punção ou biópsia) para investigar melhor

Especialistas

Tatiana Camargo Pereira

Tatiana Camargo Pereira

Endocrinologista, Nutrólogo, Médico clínico geral

Votorantim

Heleine Laudelina de Almeida

Heleine Laudelina de Almeida

Endocrinologista, Especialista em medicina estética

Rio de Janeiro

Rafael Kitayama Shiraiwa

Rafael Kitayama Shiraiwa

Endocrinologista

São Paulo

Giulianna Pansera

Giulianna Pansera

Médico clínico geral

São Paulo

Alana Rocha Puppim

Alana Rocha Puppim

Endocrinologista, Médico de emergência, Médico clínico geral

Vila Velha

Dimona Macêdo

Dimona Macêdo

Endocrinologista

Barreiras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 859 perguntas sobre Doenças da glândula tireoide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.