Fiz uma Endoscopia digestiva alta e na conclusão deu: ÚLCERA BULBAR INCIPIENTE O que isso quer diz

2 respostas
Fiz uma Endoscopia digestiva alta e na conclusão deu: ÚLCERA BULBAR INCIPIENTE
O que isso quer dizer?
Com atividades em demasia, muitas vezes a 3000 km uma da outra eu havia decidido nao responder aqui por um bom tempo

Mas sua pergunta me chamou a atenção.

Mesmo com tantos anos fazendo Endoscopias, digo que não conheço a Classificação de "úlcera incipiente". Uso a Classificação de Sakita, aceita pela maioria dos Especialistas. Mas, como sempre, nada vou falar especificamente sobre seu caso.
Então, escolho informar sobre úlceras e dietas nas doenças digestivas. Sei que os leitores querem INFORMAÇÃO, vinda de alguém com experiência no assunto.
Vou explicar o melhor que posso.
Falo de modo genérico, sobre as famosas ÚLCERAS. Falo também sobre o H. pylori(e outras causas de úlceras e gastrites), os sintomas, o diagnóstico e complicações. E no final, opino sobre as dietas(para úlcera, gastrite e esofagite)
NADA que vou falar é específico. Só falo a realidade genérica das úlceras.
E é importante saber que a conduta sobre Dietas (mais abaixo) são minha opinião pessoal, baseada em 35 anos de prática Clinica. Pode haver médico(as) que tenham visão diferente e eu respeito. Inclusive recomendo enfáticamente que siga o recomendado pelo seu médico(a).

ÚLCERAS

QUEM NUNCA QUIS SABER O QUE SÃO ÚLCERAS?

=============================A úlcera atinge 2 milhoes de brasileiros todos os anos. É muita gente!
=============================Uma úlcera pode ser comparada a uma “ferida” que acontece no duodeno(mais comum) ou no estômago.
=============================A causa mais frequente das úlceras é a bactéria Helicobacter pylori(H. pylori). Essa bactéria é transmissível e atinge metade da população mundial. Isso mesmo, metade. 4 bilhoes de pessoas. Isso mesmo: 4 BILHOES.
==============================Medicamentos também podem causar úlceras: anti-inflamatórios, corticoides e ácido acetil-salicílico(AAS).
==============================Há causas mais raras como certas síndromes e quando se têm um stress físico intenso(internações em UTI e queimaduras grandes).

=========================O sintoma mais comum é a dor acima ou em volta do umbigo.
=========================Mais raramente pode haver náuseas(enjoo) , vômitos, plenitude(sentir sempre o estomago cheio) ou saciedade precoce (sentir o estomago cheio logo no início da refeição).
=========================Sintomas muito importantes são o vômito com sangue ou evacuar fezes pretas e mal cheirosas, que parecem pó de café usado. Isso significa sangramento gastrointestinal que requer tratamento médico imediato.

====================o diagnóstico mais preciso é feito pela Endoscopia. Nesse exame verificamos também a presença do H. pylori.

====================o tratamento , como sempre, depende da causa. Se houver H. pylori usa-se antibióticos. Se a causa for medicamentosa, usa-se remédios que protegem o trato digestivo contra os efeitos colaterais destes.

====================como sempre: é preciso um médico(a) que tenha todos os dados clínicos, incluindo uso de medicamentos, internações , cirurgias, alergias, história familiar, estado nutricional e emocional, etc. além de uma Endoscopia de alta qualidade.
========================Por exemplo, é preciso que haja certeza quanto a presença do H. pylori. E se a Endoscopia for feita com o paciente em uso de IBPs(omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, etc) é possível que essa bactéria não seja diagnosticada, mesmo que esteja presente. Chamamos isso de FALSO NEGATIVO.

================================Como sempre falo: uma Endoscopia de alto nível acontece pela qualidade do Médico que a faz. Não é pelas fotos tampouco pela beleza do lugar. Tirar fotos é fácil. Fazer um local bonito depende de tijolos e nada mais. Mas ter um Médico experiente leva anos. Muitos anos de estudos e aperfeiçoamento.

========================quando se faz uma Endoscopia deve-se saber sobre experiência do Médico e sua formação. Não se deve preocupar com o número de fotos nem com a beleza do local.
Fico triste quando vejo um paciente "impressionado" com inúmeras fotos. O Laudo é que diz o que está acontecendo. Fazer um Laudo exige muito treinamento.

=========================================se há o H. pylori é muito importante elimina-lo. Se não se tratar o H. pylori é muito provável que a úlcera retorne sempre(chamamos isso de recidiva).

Minha experiência com as úlceras:
Tive a sorte de acompanhar a evolução do diagnóstico e tratamento das úlceras nos últimos 35 anos. Nos inúmeros casos que vi, há desde situações muito tranquilas, onde bastava manter o paciente sem o H. pylori até casos graves de sangramento, algo perigoso e potencialmente fatal.
Digo que a evolução que vi foi notável. Tudo melhorou e se aperfeiçoou.

DIETA:

E AGORA DOUTOR??? VOU TER QUE COMER PAPINHA PELA VIDA TODA???
NUNCA MAIS VOU COMER HAMBURGUER OU PIZZA???

Recebo perguntas sobre dietas todos os dias. Dou minha opinião.
Com relação á dieta: já está passando o tempo do paternalismo médico, onde o doutor(a) tirava uma dieta pronta da gaveta, igual para todos os pacientes.
Os Médicos experientes aprendem que as dietas, assim como as medicações, devem ser PERSONALIZADAS.
Sou um Médico que tem por hábito PERSONALIZAR tudo, inclusive a dieta.
É fácil entender.
Temos que saber muitos parâmetros do nosso paciente para recomendar uma dieta, ou até mesmo não recomenda-la:

- qual a idade?
é jovem? já está aposentado?

- tem comorbidades(diabetes, hipertensão, colesterol alto, cardiopatias) ?

- tem tratamentos atuais?
usa remédios?
- teve internações ou cirurgias?
(em especial no trato digestivo)
- quais seus hábitos? fuma ou usa álcool?

- é obeso?

- qual sua situação nutricional?

- qual sua situação emocional?

- que estilo de vida tem?

Feito isso, faço uma dieta PERSONALIZADA. Mas, se achar que uma dieta pouco irá beneficiar o meu paciente, posso até não faze-la.

Geralmente sou razoavelmente liberal nas dietas. Não costumo "proibir" nada "para sempre"
Mas sou MUITO cauteloso quanto a álcool e fumo nas Doenças Digestivas. O álcool agride o trato digestivo e pode causar problemas graves em todo o organismo, se usado de forma imoderada. E o fumo também.
Isso não quer dizer que um paciente meu com úlcera ou gastrite "nunca mais" poderá tomar um pouquinho de cerveja com os amigos. Pode, mas de modo moderado.
NOTA IMPORTANTE
Mas recomendo isso para MEUS pacientes. Outros médicos podem ter condutas diferentes. Não posso criticar a conduta de outros médico(as)
Recomendo ENFÁTICAMENTE que siga o recomendado pelo seu médico(a)

Finalmente, pequenas notas, para os que tentam me contatar

1) Nas próximas 2 semanas não haverá atendimento na Clínica, nem mesmo por fone. Assim, por favor não ligue. Não gostaria de frustração em meus (queridos) pacientes

2) se quiser pode nos acrescentar no Whats. O número é o mesmo da Clínica. Não posso coloca-lo aqui, mas é fácil achar no meu Perfil. Ficarei honrado.

3) Tenho a honra de informar aos meus pacientes que agora faço parte do quadro de Professores de Medicina da UFAM.
Localizada em Manaus, num Campus que é considerado um dos mais bonitos do Brasil, a UFAM é a Universidade Pública mais antiga do nosso país.

Minha Prova Didática (aula que damos aos demais Professores para comprovar conhecimento) foi sobre o H. pylori, que é a principal causa das gastrites, úlceras e está ligado ao câncer de estômago.
E tenho a satisfação de ter tirado 2 notas Dez na Prova, entre 3 Professores Examinadores.

Espero poder melhorar cada vez mais meu atendimento, já que estar ligado a Professores de alto nível e dar aulas é desafiador, e exigirá que eu esteja cada vez mais atualizado.

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.