Dr. Paulo Lopes

Gastroenterologista mais

São Paulo 1 endereço

Número de registro: CRM 56402SP/RQE60096

16 opiniões
Tempo estimado de resposta:

Consultório

Consultório particular
Avenida Paes de Barros, 2349 - Mocca, Cambuci, São Paulo

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Medidas de segurança neste consultório

Mostrar
Atende: adultos
Cheque, Transferência Bancária, Dinheiro
(11) 2323..... Mostrar número

Convênios médicos aceitos neste endereço

Pacientes particulares (sem convênio)

Allianz

Cassi

Mediservice

Omint

SulAmérica



Serviços e preços

Os preços são para pacientes sem convênio médico

Serviços em destaque


Avenida Paes de Barros, 2349 - Mocca, São Paulo

Consultório particular



Avenida Paes de Barros, 2349 - Mocca, São Paulo

Consultório particular

Outros serviços


Avenida Paes de Barros, 2349 - Mocca, São Paulo

Consultório particular

Experiência

Sobre mim

QUEM É O MÉDICO e O QUE FAZ?

O Dr. Paulo tem 36 anos de formado, com Residência na USP. Depois disso estudou em Harvard e fez parte da ...

Mostrar a descrição completa

Experiência em:

  • Gastroenterologista Ambulatorial
  • Coloproctologia
  • Endoscopia Digestiva
Veja mais

Formação

  • Pós Graduação, Harvard University
  • Visiting Scholar, Yale University
  • Visiting Clinician Program, Mayo Clinic
Veja mais

Experiências Profissionais

  • por favor ver acima...em 2022 são 35 anos de Experiência no Diagnóstico e Tratamento das Doenças Gastrointestinais

Certificados


Vídeos


Idiomas

  • Inglês,
  • Português

Prêmios

  • Premio Nylceo Marques de Castro, 1984
  • Premio Manoel de Abreu, 1991
  • Premio Mario Ramos de Oliveira, 1985

Artigos

Refluxo gastroesofágico (esofagite)

Doença de Refluxo pode acontecer em qualquer idade Sintomas TÍPICOS- QUEIMAÇÃO no peito ou líquido que volta para a garganta SINTOMAS ATÍPICOS =Por vezes o refluxo acompanha doenças como asma e bronquite. = crises repetidas de faringite =tosse seca , rouquidão ou engasgo á noite =dor no peito ou opressão no peito. =globus que é a sensação de bola/aperto na garganta. MINHA EXPERIÊNCIA: em 35 anos de prática, tive a sorte de tratar literalmente milhares de pessoas com refluxo, aqui e no Exterior, incluindo muitos casos com Esôfago de Barrett e úlcera esofágica. E acompanhei a impressionante evolução no diagnóstico e tratamento.

16 opiniões de pacientes

Classificação geral

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais.
E
Local: outro lugar Outro

Excelente explicação sobre a drge. Exemplo de profissional... Um professor nato

Dr. Paulo Lopes

Fico contente que minhas modestas explicaçoes sobre Doença de Refluxo foram úteis, cara Elisa. Obrigado pelas palavras gentis, nunca as esquecerei

W
Local: Consultório particular Consulta Gastroenterologia

Boa noite Dr. Paulo. Parabéns por sua dedicação com os pacientes. Perco hora lendo suas respostas aqui no app. Eu tenho esofagite grau B, e de uns dias pra cá estou com uma tosse seca com vômito, chego a vomitar algumas vezes por dia, pode ser algo grave? Ou seria só por causa do refluxo? Se puder me responder, agradeço.

Dr. Paulo Lopes

Cara Werusa: muito obrigado pelas palavras gentis. Como tenho dito aqui, estou em mais uma Pós Graduaçao que exige muita dedicaçao.
Nada posso responder sobre seu caso. A Ética proíbe consultas sem verificar detalhes pessoais ou pela net.
Mas entendo que um bom médico(a) poderá ajuda-la muito. Tenho tratado milhares de pacientes com Doença de Refluxo e até agora nao vi casos sem melhora, mesmo que parcial. Contudo, a Doença de Refluxo muitas vezes se mantém por longo prazo. Em resumo, acho que um bom médico vai ajuda-la a melhorar. Força e otimismo, cara Werusa.

R
Local: outro lugar Outro

Caro Dr, ando pesquisando uma saída para os “prazois” pois já tomo initerruptamente por 2 anos por conta de uma acalasia que deixou minha cárdia aberta após operação, me deparei com seu comentário em uma publicação de um paciente querendo fazer o uso de betaina…

Confesso que fiquei surpreso com tamanha explicação e sim, eu tenho receio dos IBP pois sempre ouvi que causam câncer, gostaria de me consultar com o senhor, mesmo que de forma on line, gostaria de saber se corro riscos com o Dexilant pro resto da vida ou fico no inzelm mesmo, gostaria que assim que voltar a consultar, eu fosse avisado para agendar uma consulta

Sigo na busca de melhoras do meu estimado amigo estômago desde 2019

Rodrigo WhatsApp 21970151837

Dr. Paulo Lopes

Caro Rodrigo: pouco posso acrescentar sobre os IBPs.
Se eu nao estivesse muito empenhado em mais uma Pós Graduaçao, agora em Harvard, sugeriria uma consulta online (vejo que é do Rio). Até porquê, dependendo do caso há outras opçoes medicamentosas. Sempre falo que o bom Médico deve conhecer várias classes de medicamentos. Mas tudo depende da cada caso.
Mas minha disponibilidade para consulta online é pequena. Tenho muitos pedidos mas só as faço se estou completamente descansado e se posso dar toda a atençao a meu paciente. A consulta, que deveria ser de 15 minutos, muitas vezes se estende por mais de 1 hora. Uso todo o tempo que precisar para o paciente e eu estarmos certos do que fazer.
Mas aí vem o problema: falta tempo para atender online, devido ás exigências grandes de Harvard (que me tomam todo o dia).
E só atendo se der TOTAL ATENÇAO a meu paciente. Dar qualidade é minha obrigaçao, e só poderei dar alta qualidade se estiver em condiçoes adequadas. Por isso mesmo DIMINUÍMOS as consultas online.
Mesmo assim, se quiser a consulta, contate a ABEA (abea.filantropia (arroba) gmail.com.
A ABEA toma conta das datas, horários, meios (Zoom ou whatsapp) cobra os valores de Honorários e dá recibos. Isso porque 100% dos valores das consultas online sao repassados para a ABEA. Entao sao eles (nao eu) que ajustam tudo. Eles estao á disposiçao para arranjar a consulta para você, caro Rodrigo


L
Perfil verificado
Local: outro lugar Outro

Quem me derá se aqui no Rio de Janeiro tivesse um profissional em gastroenterologista, tão dedicado. Pelo meu plano infelizmente não encontro ninguém tão capacitado para tratar meu problema. Desde o fim do ano passado, tentando resolver minha situação! É bem frustrante, mas se Deus quiser tudo dará certo! Obrigada doutor pela explicação que o senhor deu. Foi de muita ajuda.

Dr. Paulo Lopes

Cara Lidiane. Fico muito feliz de que as minhas modestas explicações a tenham ajudado.
Por outro lado, não tenho atendido nem mesmo Online, pois temo que a exaustão devido ás atividades fora do Brasil possam diminuir a qualidade do que ofereço. Quero dar o melhor que posso a meus pacientes, seja na Clínica, na Universidade ou no (querido) Sertão.
Mesmo aqui, onde os leitores não são meus pacientes, procuro explicar do melhor modo possível. E suas palavras me incentivam!

Não desanime quanto a atendimento aí no Rio. Sei que no Rio (e em todo o país) há médicos e médicas que oferecem excelente qualidade.


M
Perfil verificado
Local: outro lugar Outro

Dro Paulo continue sendo essa pessoa iluminada , com seu trabalho humanitário e filantrópico que Deus o abençoe muito com muita saude força para o Sro Deus está lhe protegendo a cada instante de sua vida, Deus fica muito feliz que cuidem de seus pequeninos que não tem condições, muito obrigada espero conseguir em breve uma consulta com Sro, mais suas explicações já me ajudaram parabéns pelo ser humano que o Sro é fica com Deus Marcia Gissi

Dr. Paulo Lopes

Marcia, muito obrigado por suas lindas palavras.
Eu só posso agradecer a Deus por poder fazer meu (modesto) trabalho. E fico feliz, pois sei que você e outras pessoas rezarão por mim. Obrigado!


P
Local: outro lugar Outro

Muitíssimo obrigada Dr Paulo pelo excelente trabalho que desenvolve, ser humano ímpar. Que Deus continue te abençoando

Dr. Paulo Lopes

Eu que agradeço suas palavras, Priscila. Espero, se Deus quiser, continuar trabalhando até estar bem velhinho (já estou um pouco velhinho, rss)
E peço que Deus abençoe a todos nós!


A
Perfil verificado
Local: outro lugar Outro

Dr Paulo Lopes, é um médico de homens e de almas. Raciocínio clínico pautado na ciência, na experiência e na humanização. Fantástico! Peço a Deus que o abençoe sempre.

Dr. Paulo Lopes

Agradeço demais. São palavras tocantes, que nunca esquecerei.


B
Local: Consultório particular Primeira consulta gastroenterologia

Estive em primeira consulta em 20/05/2021. Fui muito bem recebido na recepção e excelente atendimento do Dr. Paulo. Esclareceu as minhas dúvidas, e é muito atencioso. Estou satisfeito de ter encontrado o Dr. Paulo, recomendo buscarem pelos seus serviços.

Dr. Paulo Lopes

Agradeço muito suas palavras, Bruno. Agradeço em especial as recomendações. Quando voltei dos Estados Unidos a Clinica já estava associada a ABEA Filantropia. E no começo tudo foi devagar, crescendo a partir das recomendações de quem conheceu o atendimento. Ainda hoje, boa parte de nossos pacientes vêm por recomendações. Então, mais uma vez muito obrigado!


B
Perfil verificado
Consulta marcada na doctoralia.com.br
Local: DR. PAULO LOPES Telemedicina Teleconsulta

Excelente atendimento do Doutor Paulo. Extremamente atencioso e preocupado de fato, com a saúde do paciente

Dr. Paulo Lopes

Muito obrigado pelas palavras e pela ótima avaliaçao! quero que minhas Consultas Online tenham o mesmo nível das Consultas Presenciais. Suas palavras me incentivam.


P
Perfil verificado
Local: Consultório particular Outro

Ótimoprofissional, extremamente didático, atende e entende o que o paciente quer passar, recomendo

Dr. Paulo Lopes

Agradeço muito suas palavras, caro Paulo.
Acho que ser didático é devido a ser Professor de Medicina, e pela experiência de quase 34 anos.
Obrigado por nos recomendar. A imensa maioria dos nossos pacientes nos procura por recomendaçoes de quem consultou e gostou.


Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

1147 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre CPRE

Voa noite a minha mãe tem 89 anos fez o cpre há uma semana retirou pedra da vesícula e tem muitas dores d estômago muita falta d apetite tonturas e fica protrada o q devo fazer podem informar-me se é normal por favor agradeço resposta muito obrigado

Continuo em Harvard. Pouco consigo ver da internet, pois as atividades sao intensas.
Mas, devido as inúmeras perguntas similares aqui, quero dar minha opiniao sobre o assunto. Minha opiniao pouco difere de meu colega acima:

EM TODOS OS CASOS de internaçoes, cirurgias ou exames em geral, quem deve ACOMPANHAR o paciente sao SEU MÉDICO e/ou equipe.

Medicina é coisa séria.
Uma das diferenças de Medicina e outras profissoes é que Medicina é PERSONALIZADA.
Em outras palavras, só o médico(a) que acompanha o paciente e conhece seu caso pode opinar de modo sensato sobre o que está acontecendo.

Espero que esta modesta opiniao possa ajudar a muitos que escrevem algo similar aqui. Por exemplo, "meu avô está internado e vomitando após uma cirurgia. O que devo fazer?". É óbvio que somente o médico(a) que cuida do paciente poderá dar uma resposta PERSONALIZADA sobre porquê isso está acontecendo.
Nenhuma resposta da internet, mesmo muito bem intencionada, é personalizada.

Vou dar 3 ou 4 exemplos disso. Mesmo um coisas aparentemente simples variam totalmente com cada caso. O médico (a) que assiste o paciente sabe sobre:
- características pessoais: sexo, idade, peso, altura
- Histórico clínico: o que aconteceu até agora, e quais sao os diagnósticos
- Doenças concomitantes, uso de medicamentos, internaçoes e cirurgias, hábitos (fumo, álcool), alergias, situaçao nutricional e emocional

Claro que TUDO ISSO DIFERE EM CADA PACIENTE.
É impossível fazer diagnósticos sem PELO MENOS esses dados básicos, que acrescidos dos exames feitos darao um diagnostico firme, mesmo que provisório.
Se qualquer um de nós tentar fazer diagnósticos SEM DADOS PESSOAIS E DA DOENÇA, nao vai conseguir.
Tenho, inclusive, a opiniao que muitos casos tristes, em que nao se ajuda o doente é EXATAMENTE por nao se saber esses dados. Por exemplo, se um médico(a) nao souber tudo isso em uma consulta, dificilmente saberá o que o doente tem. Esse médico(a) nao fará um bom Raciocínio Clinico. E nao poderá ajudar o paciente. Isso é importante!

Fazer um diagnóstico exato é uma arte e uma ciência chamada Semiologia Médica.

Concluo que preparar médico(as) atentos e interessados no paciente e nos dados de Semiologia cabe, pelo menos em parte, a Professores de Medicina (como eu). É uma missao.
Por isso mesmo, devo me preparar ao máximo para transmitir esses conhecimentos aos alunos. Quando estudo no Exterior e me exponho ao desconforto de viver longe do Brasil para aprender mais, cumpro essa missao.
É uma missao bem difícil, mas nao impossível.

Dr. Paulo Lopes

Pode tomar famox ou pantoprazol para dor no estômago duas horas depois de tomar sucrafilm?

Continuo em Harvard e pouco tempo tenho para escrever fora da Universidade.
Mas, pela sua pergunta e pelos 4,4 milhoes de pessoas que me honram aqui, falo sobre 2 assuntos.

a. nao há como, por mais bem intencionados que sejamos, lhe dar uma resposta PERSONALIZADA. Como sempre, quem pode lhe orientar é o seu médico(a), que conhece seu caso

b. o senhor fala sobre 3 diferentes classes de medicamentos: bloqueadores H2(Famox), Sucralfate e IBPs (Pantoprazol , Omeprazol, Dexlansoprazol, Lanzoprazol, Esomeprazol, etc)

A pergunta me faz lembrar algo que defendo aqui, nas aulas e nas Palestras que faço: um bom médico DEVE conhecer mais do que uma classe de medicamentos para fazer um tratamento.
Já escrevi bastante sobre IBPs, quem quiser e tiver paciência pode procurar no meu Perfil(seçao Respostas)
O Sucralfate é uma medicaçao interessante. Serve para vários problemas pépticos (esofagite, gastrite, úlceras) por ser um protetor, que forma um gel dentro do trato gastrointestinal.
O Sucralfate tem, como todo medicamento, algumas características que o bom médico deve conhecer. Por exemplo, nao deve ser tomado junto com refeiçoes. Isso o torna menos interessante para se iniciar um tratamento. Enquanto os IBPs podem, dependendo do tipo- por exemplo o Pantoprazol, ser usado com refeiçoes, isso nao acontece com o Sucralfate.
MINHA EXPERIÊNCIA
sempre considerei o Sucralfate excelente, especialmente quando os IBPs nao conseguem boa resposta. É uma medicaçao que tenho no meu arsenal terapêutico. Mas sou sempre muito cauteloso de explicar em detalhes quando e como deve ser tomado.
A eficácia do Sucralfate é alta nas doenças pepticas.
Os bloqueadores H2 (famotidina, ranitidina, etc) tem boa eficácia nas doenças pepticas. Eu particularmente as uso quando a resposta aos IBPs nao foi boa. Mas existe mais uma situaçao em que os Bloqueadores H2 sao interessantes: eles podem- dependendo do caso- ser usados de modo alternativo um tratamento com IBP. Já tive casos de doenças pepticas que nao responderam ao IBP isolado, mas respondeu bem ao Bloqueador H2.

RESSALVA IMPORTANTE: o que falo acima é algo GENÉRICO. Nao deve servir de orientaçao para ninguem que eu nao conheça o caso. Dou apenas minha OPINIAO, baseado em 37 anos de experiência no Brasil e no Exterior.

Pequenas informaçoes aos que me procuram

No ocaso de minha carreira sou abençoado com aceitaçao em importantes Universidades.
Nao posso negar receber essas bençaos.
Sei que quando retornar ao Brasil os grandes beneficiados com os novos conhecimentos serao meus pacientes. Mesmo os que atendo de graça lá no Sertao serao beneficiados.
Durante minha Pós Graduaçao no Exterior nao haverá atendimento telefonico. Quando eu retornar vamos reorganizar a agenda.

Com relaçao á Consultas Online: nao posso, no momento, atender a todos os pedidos. As atividades atuais sao intensas, e só vou atender se puder dar o máximo em qualidade. E só posso fazer isso se estiver totalmente descansado e focado no atendimento.
Tenho muito orgulho de ter pacientes em 17 dos 27 estados do Brasil. Acho a Consulta Online um método admirável. Mas só farei novas consultas se puder dar o melhor a meus pacientes.
É possível solicitar consultas online pelo abea.filantropia (arroba) gmail.com.
Mas ressalvo que só atenderei (online) se puder dar alta qualidade de atendimento. Assim, nem todos os que pedem conseguem atendimento.
Prefiro atender menos, mas com alta qualidade.

Lembro também que 100% dos Honorários sao doados á ABEA Filantropia, que cuida de carentes em 6 Estados do Brasil. Sao eles que cuidam dos aspectos operacionais.

Dr. Paulo Lopes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes