Fiz uma endoscopia e se suspeitou de Barret, hoje saiu o resultado da biópsia e deu o seguinte resul

2 respostas
Fiz uma endoscopia e se suspeitou de Barret, hoje saiu o resultado da biópsia e deu o seguinte resultado:
Epitelizacao colunar em mucosa esofágica, ausência de metaplasia intestinal, displasia e sinais de malignidade nesta amostra.
Esse resultado confirma o Barret ou não?
Tenho respondido pouco aqui. Minha agenda em S. Paulo está sempre completa e tenho as Atividades Humanitárias no Sertão além dos artigos em jornal e programa de rádio me tiram o tempo necessário.
Mas sua pergunta me chamou a atenção. O senhor(a) falou sobre um dos assuntos mais polêmicos da Gastroenterologia.
O assunto é longo, complexo e polêmico. Como vi (e vejo) inúmeros pacientes com Doença de Refluxo, falo - de modo genérico- sobre o Esôfago de Barrett. Não estou falando sobre seu caso, mas estou explicando sobre a doença. Nada do que falo é específico para o senhor(a), e muito menos diz se é portador(ou não). Mas ensina as milhares de pessoas que querem conhecer o Esôfago de Barrett.
O QUE É O FAMOSO ESÔFAGO DE BARRETT?
Chama-se esôfago de Barrett a modificação da mucosa(parte interna) do esôfago. Na imensa maioria das vezes isso está associado á Doença de Refluxo.
QUE SINTOMAS CAUSA?
Normalmente os sintomas são os mesmos da Doença de Refluxo.
Sintomas típicos: queimação atrás do peito com ou sem retorno de líquido para a boca. Sintomas atípicos: podem haver dezenas de sintomas atípicos no refluxo:=====================Por vezes, o refluxo acompanha doenças como asma e bronquite. E muitas vezes a asma melhora após o tratamento do refluxo.
=====================Alguns pacientes apresentam crises repetidas de faringite que não melhoram com o tratamento habitual. É comum recebermos pacientes encaminhados pelo Otorrinolaringologista(médico de garganta) para verificar se há refluxo
=======================Há pessoas que tem crises de engasgo á noite
============ Pode haver tosse seca.
=============Há pacientes que apresentam rouquidão.
=============Finalmente, há pessoas que tem sensação de dor no peito ou sensação de opressão e peso no peito. Nesse caso os sintomas podem lembrar os das doenças do coração, o que causa grande alarme aos pacientes e familiares.
============Tenho visto em meus pacientes um sintoma menos comum do refluxo chamado "globus" que é a sensação de bola na garganta. Ou semelhante a algo que sobe e desce na garganta. Mas devemos considerar que , como vejo muitos pacientes com refluxo, tenho mais chance de ver e tratar sintomas menos comuns

Deve-se lembrar que NEM SEMPRE há sintomas na Doença de Refluxo.
E asssim, pode-se ter Esôfago de Barrett sem qualquer sintoma.

POR QUÊ O ESOFAGO DE BARRETT É IMPORTANTE?
Pode haver uma chance maior de desenvolver câncer de esôfago nos portadores de Esôfago de Barrett. O tipo de câncer se chama adenocarcinoma de esôfago, e é relativamente típico dos que tem Esôfago de Barrett

COMO SE FAZ O DIAGNÓSTICO?
Este é feito pela Endoscopia Digestiva Alta. Normalmente, se há Barrett, um bom Endoscopista faz biópsias seguindo Protocolos (critérios) específicos. E é preciso um bom Médico Patologista para analisar com precisão essas biópsias. Um bom Endoscopista trabalha EM COLABORAÇAO com um bom Patologista, para beneficiar seu paciente. Estes 2 Médicos devem ter a intimidade de poder CONVERSAR sobre o caso e expor se há dúvidas.

TER ESÔFAGO DE BARRETT SIGNIFICA QUE HAVERÁ CÂNCER DE ESÔFAGO?
Nao necessáriamente. O Esofago de Barrett demonstra a possibilidade de desenvolver câncer de esôfago, mas cada caso é individual.
Há , literalmente, dezenas de fatores a ser considerados.
Como tudo em Medicina, cada caso é um caso.
No esôfago de Barrett em especial se percebe O QUANTO Medicina é PERSONALIZADA. Cada organismo é diferente.

TENHO ESÔFAGO DE BARRETT. E AGORA??
Minha sugestão é acompanhar o caso com um Médico experiente no assunto. Os grandes Centros Mundiais(Estados Unidos, Europa) lançam Guidelines, que são as orientações para que os Médicos acompanhem seus pacientes. Nessas orientações há sugestões detalhadas até mesmo de quanto em quanto tempo deve-se fazer as Endoscopias de controle.
Mas minha visão sobre o assunto é que nada melhor do que um Médico experiente e estudioso, que infunda confiança em seu paciente para acompanhar um caso de Esôfago de Barrett.
É preciso conhecer os Guidelines, ao mesmo tempo em que se dá atenção e acompanhamento personalizado a seus pacientes.
Vamos falar do acompanhamento personalizado: ás vezes tenho pacientes que querem Endoscopias mais frequentes do que o sugerido pelos Guidelines. E o que faço? respeito a opinião e o desejo dos pacientes!
E não se pode (nunca) esquecer do APOIO que um paciente merece ter por parte do bom Médico. Como disse o poeta inglês Coleridge:
"o melhor Médico é aquele que infunde mais confiança"
Nao adianta nada conhecer todos os Guidelines se nao se der CONFIANÇA aos pacientes e familiares. É preciso saber a tecnica, mas ao mesmo tempo ser humanitário.

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.