Fiz uma exame de ultrassom abdômen total e acusou que tenho calculo na vesicula medindo 1,2 cm é muito

3 respostas
Fiz uma exame de ultrassom abdômen total e acusou que tenho calculo na vesicula medindo 1,2 cm é muito grave?
A gravidade não depende nem do tamanho das pedras, nem da quantidade, mas sim da sintomatologia. As pedras maiores tem mais predisposição a inflamar, enquanto as menores mais predisposição a "passar" pelo canal da bile
Precisará com certeza de uma avaliação

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A presença de pedras na vesícula (colecistolitíase, colelitíase) é comum, alcança 10% da população só nas mulheres, principalmente gordinhos, mulheres, beirando 40 anos e férteis. Só que se se deve retirar a pedra ou não deve se ver com cuidado. Isso porque nem todo o cálculo na vesícula indica cirurgia de imediato. Daí a importância de se consultar cirurgião experiente para definir se a cirurgia por laparoscopia (videolaparoscopia) deve ser feita. Essa cirurgia é feita com pequenos furos na pele, a recuperação é rápida, e o paciente volta a trabalhar em 7 dias, bem diferente das 6 semanas que ele ficaria de molho em casa se fizesse cirurgia aberta. E a resposta à pergunta se é grave ou não vai depender se o paciente tem sintomas, se está inflamado, se está tendo crise, se o paciente tem outras doenças. Daí a importância de se consultar com cirurgião experiente porque fará a diferença. Melhoras!
Pedra na vesícula é uma doença comum. A cirurgia está indicada caso a pedra lhe leve a sintomas. Caso a pedra não lhe cause nenhum sintoma, a cirurgia só está indicada caso seja de seu desejo operar, caso haja pedra associado a polipo, caso a pedra seja associada a vesicula em porcelana ou caso haja cálculos maiores que 3 cm. Há referencias que indiquem a cirurgia para microcalculos pelo risco de pancreatite.
Portanto, não há gravidade no seu caso. Oriento que procure uma avaliação com o seu cirurgião e enquanto isso mantenha dieta pobre em gordura e em pequenas porções.

Especialistas

Ivelise Regina Canito Brasil

Ivelise Regina Canito Brasil

Cirurgião geral

Fortaleza

Antonio Barroso

Antonio Barroso

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Daniel Cabriny

Daniel Cabriny

Cirurgião geral

Trindade

Aline Weber

Aline Weber

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Guarapuava

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Ulyssea Reschke Berquo

Ulyssea Reschke Berquo

Cirurgião geral

Nova Prata

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1543 perguntas sobre Cálculos na vesícula biliar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.