Fiz uma histerectomia radical (retirei utero colo ovarios e trompas) ha 28 dias. A barriga ainda continua
3
respostas
Fiz uma histerectomia radical (retirei utero colo ovarios e trompas) ha 28 dias. A barriga ainda continua inchada e dolorida. Que tipo de repouso ainda preciso ter? Vai ser necessário ainda continuar fazendo exame de prevenção?
Você deve fazer repouso relativo até ser liberada pelo seu médico. Eu sou a favor da prevenção do câncer de vagina com coletas de material para exame citológico.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Cezar Augusto Vendas Galhardo
Cirurgião oncológico, Cirurgião geral, Cirurgião torácico
Campo Grande
Olá. É normal ter um pouco de dor e aumento do volume abdominal após uma cirurgia convencional abdominal. Sugiro ser reavaliada pelo cirurgião que lhe operou. Quanto ao preventivo, como oncologista sugiro continuar a realização do exame uma vez que é a única maneira de identificar um possível cancer no fundo ou mesmo em parede vaginal de maneira precoce. Sendo um exame simples, facil, rapido, com baixa morbidadde e baixo custo, sugiro manter a vigilancia anual.
Acredito que tenha feito a cirurgia por laparotomia, isto é, barriga aberta. Nesse caso, é comum permanecer com um pouco de desconforto abdominal. Ainda não deve fazer atividade física, tipo abdominal. E não deve carregar muito peso para evitar hérnia incisional. Em relação ao preventivo, este não será necessário pois não tem colo do útero. Porém alguns médicos preferem continuar coletando material da vagina de 3/3 anos.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fiz uma histerectomia tá com 40 dias, nasceu um granuloma, devo me preocupar ? E caso cirúrgico? Foi aberto na cesariana. Não foi pela vagina .
- Fiz exterectomia total de útero e trompas a 20 dia, do lado esquerdo embaixo dos pontos tem um caroso, é normal?
- fiz histerctomia a 4 dias e ja estou em casa,oq devo comer e como lidar com as tarefas de casa?posso levantar quantas vezes ao dia?e o banho?
- Fiz histerectomia subtotal ha 35 dia estou tendo um pouco sangramento rosado e as vezes marrom isso é normal?
- Fiz histerectomia a 2 meses por conta de uma nic 3 ,e por outros fatores ,mais agora sinto que estou tendo ardência na vagina na parte externa o que pode ser ,estou com um pouco de corrimento ,
- Olá , fiz a histerectomia há 22 dias atrás , percebi que estou com a pele do rosto muito oleosa , será que isso tem relação, mesmo por que,sempre tive pele extremamente seca ?
- Tenho 61anos, tirei útero e o colo do útero, quando tinha 36 anos , e depois da cirurgia comecei a ter cisto no ovário. Como acabar com esses cistos?
- Olá, faz 8 dias que fiz histerectomia e a tres dias notei uma mancha roxa a cima da cirurgia quase perto ao umbigo isso é normal?
- Boa noite. Fiz uma histerectomia total há uma semana mais a retirada de lesões da endometriose. Minha cirurgia foi por vídeo. Mas sinto muita dor na região da bexiga. Já terminei os medicamentos, não tenho sangramento nem febre, mas a dor é insuportável e nenhum medicamento está resolvendo, nem quando…
- Fiz histerectomia total abdominal. Posso comer taioba?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 3478 perguntas sobre Histerectomia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.