Fiz uma laparoscopia para retirar um endometrioma, após tive a cirurgia tive aderências pélvicas meu

3 respostas
Fiz uma laparoscopia para retirar um endometrioma, após tive a cirurgia tive aderências pélvicas meu intestino grudou no útero, fiz a 2 cirugia videolaparoscopia, retirei as aderências, mas desde então tenho prisão de ventre, cólicas intestinais, qual exame posso fazer para ver se é aderência?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. A avaliação do funcionamento do intestino depende da avaliação clínica através da sua história clínica e do exame físico, de exames de imagem com ultrassom e ressonância e da colonoscopia.
A laparoscopia pode ser diagnóstica e terapêutica, isto é, você pode fazer o diagnóstico e tratamento das aderências e da endometriose
Após a cirurgia, você precisa manter o tratamento clínico para endometriose. Para esse tratamento, os anticoncepcionais e medicações hormonais podem ser utilizados. A intenção deste tratamento é manter os focos de endometriose estáveis e evitar o avança da endometriose, controlar os sintomas de dor pélvica, cólicas menstruais e dor na relação sexual, manter o seu bem estar e sua qualidade de vida.
Converse com o seu médico. Discuta o seu tratamento.
Esclareça suas dúvidas.

infelizmente grande chance da aderência ter voltado. Porém o importante é tratar a endometriose deixando-a em repouso e ao mesmo tempos avaliando qualidade de vida com outras terapias. Os exames que devem ser solicitado varia de acordo com os sintomas . Procure uma equipe multidisciplinar para avaliação e conduta
O ideal no seu caso é o Ultra-som com mapeamento para endometriose. Esse exame avalia se você tem focos de endometriose inclusive no seu intestino que podem ser a causa das suas dores e também pode avaliar a presença de aderências pélvicas.