Fiz uma tomografia e deu que tenho 0,4 cm de diâmetro em ureter proximal esquerdo. O médico falou
Fiz uma tomografia e deu que tenho 0,4 cm de diâmetro em ureter proximal esquerdo. O médico falou que vai sair sozinha porem eu estou a 5 dias sofrendo com dores e nada de sair. Seria caso de cirurgia?
4 respostas
Geralmente cálculos menores que 0,5cm são expelidos espontaneamente. Porém, se você está muito sintomática, sugiro passar em nova avaliação em Pronto Socorro.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
0,4cm é um calculo pequeno , porem o local em que ele está impactado mais dificil sair com terapia expulsiva. Se a dor for refrataria a analgesia, melhor procurar ajuda medica com urgencia
Olá! Um cálculo de 0,4 cm (4 mm) no ureter proximal tem boa chance de ser eliminado espontaneamente — cerca de 80% dos cálculos menores que 5 mm são expulsos naturalmente. No entanto, 5 dias com dor persistente merece reavaliação. Procure seu médico novamente para verificar se o cálculo está progredindo pelo ureter. Pode ser necessário repetir exames de imagem. Enquanto isso, mantenha boa hidratação (2 a 3 litros de água por dia) e use os analgésicos prescritos. A cirurgia geralmente é indicada quando há obstrução com infecção, dor incontrolável, comprometimento da função renal ou quando o cálculo não progride após 4 a 6 semanas. Retorne ao urologista para reavaliação.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.



