Cálculos - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em cálculos

Encontre um especialista em Cálculos na sua cidade:
Dávison Fernandes Júnior

Dávison Fernandes Júnior

Urologista

Goiânia

Victor Miguita Okada

Victor Miguita Okada

Nefrologista

Julio Martins Filho

Julio Martins Filho

Urologista

São José do Rio Preto

Claudio Ambrogini

Claudio Ambrogini

Urologista

São Paulo

João Juveniz

João Juveniz

Urologista

Campo Grande

Clayton Franco Moraes

Clayton Franco Moraes

Geriatra, Urologista

Taguatinga

Perguntas sobre Cálculos

Nossos especialistas responderam a 17 perguntas sobre Cálculos

Dr. José Francisco Rêgo e Silva Filho
Dr. José Francisco Rêgo e Silva Filho
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Fortaleza
Boa noite.
O tratamento da hepatolitiase (cálculos intra-hepáticos) é complexo e varia de acordo com cada caso. Em casos bastantes selecionados, pode ser feito com CPRE, mas a maioria dos…
1 respostas

Dr. Guilherme Salati Stangarlin
Dr. Guilherme Salati Stangarlin
Urologista
Campo Grande
Dependendo do tamanho, localização e se está obstruindo a via urinária os cálculos podem sim causar prejuízo para o funcionamento do rim, por isso devem ser acompanhados por um médico urologista.…
2 respostas

Pelve é a porção proximal do ureter no rim. É uma região dilatada do Ureter. Cálculo é a popular “pedra no rim”
Att
3 respostas

Especialistas falam sobre Cálculos

O tratamento de cálculos renais é certamente a cirurgia que mais evoluiu nos últimos anos. Atualmente praticamente todos os cálculos renais, ureterais ou da bexiga são tratados através da uretra, sem corte, através de endoscpia, com dor mínima e sem qualquer corte. A recuperação pós cirúrgica é rápida e a alta do hospital ocorre em um dia ou menos. Esta é uma conquista maravilhosa da tecnologia. Usamos ureteroscópios rígidos ou flexíveis e quebramos totalmente os cálculos com laser de alta potência. No passado distante todos os cálculos urinários eram tratados com grandes cirurgias, muito dolorosas e de recuperação difícil e demorada. Perto delas, a nova tecnologia até parece mágica.

Os cálculos renais são bastante comuns e são causa frequente de atendimentos de urgência nos prontossocorros. O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico. Procure seu Urologista, Dr George Magalhães.

George Araujo Magalhães

Urologista

Fortaleza


Cálculos urinários são uma patologia muito comum. os principal sintoma é dor os cálculos, ou pedras, podem estar nos rins, ureteres (canais que ligam os rins à bexiga) ou na bexiga o tratamento varia conforme o número, tamanho e localização dos cálculos.

Rodrigo Freddi

Urologista

São Paulo


Comorbidade extremamente comum na Urologia. Melhor forma de tratamento: prevenção. Porém se necessário, apto a realizar todos os tipos de tratamento cirúrgicos para a litíase: ureterolitotripsia laser (rígida e flexível), nefrolitotripsia percutânea, litotripsia extracorpórea, etc.

Os cálculos urinários são responsáveis por quadros de crises de dor, podendo levar a infecção urinária, obstrução do trajeto urinário promovendo dilatação dos rins (hidroneforse), podendo levar a perda da função do rim afetado. O tratamento dos cálculos urinários é bastante variado, dependendo do tamanho do cálculo, da sua localização, da sua dureza, do quadro clínico e da função renal. Pode-se utilizar a litotripsia extracorpórea por ondas de choque, a litotripsia a laser ou a litotripsia percutânea. Essas técnicas são minimanente invasivas, sem os cortes das cirurgias convencionais e grandes benefícios como menos dor, menor tempo de internação, retorno mais rápido a suas atividades.

Leandro Coelho Dorea Santos

Urologista

Vitória da Conquista

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Cálculos?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.