Fluoxetina pode causar espasmos musculares? É normal?

3 respostas
Fluoxetina pode causar espasmos musculares? É normal?
Essa é uma dúvida importante, e sim — em alguns casos, a fluoxetina pode estar associada a espasmos musculares leves ou contrações involuntárias, especialmente nas primeiras semanas de uso ou quando há ajuste de dose.
Esses sintomas são considerados efeitos colaterais menos comuns, mas possíveis, pois a fluoxetina atua nos níveis de serotonina, um neurotransmissor que também influencia a função neuromuscular.
Se os espasmos forem intensos, frequentes ou estiverem acompanhados de outros sintomas como rigidez, febre, sudorese intensa ou confusão mental, é fundamental procurar atendimento imediatamente, pois pode indicar um quadro mais raro, como a síndrome serotoninérgica.
Se forem leves e passageiros, podem ser apenas parte do processo de adaptação do organismo à medicação.
Se você está passando por esses sintomas ou tem dúvidas sobre os efeitos da fluoxetina, saiba que não é necessário lidar com isso sozinho(a). Um acompanhamento próximo pode ajudar a ajustar a medicação, reduzir efeitos colaterais e melhorar sua resposta ao tratamento.
Ofereço um atendimento individualizado e humanizado, com foco em segurança, bem-estar e equilíbrio emocional ao longo do tratamento.
Será um prazer te acompanhar nesse processo com cuidado, escuta e responsabilidade.

Fique à vontade para entrar em contato e agendar uma conversa!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Sim, a fluoxetina pode causar espasmos musculares em algumas pessoas. Embora não seja um dos efeitos colaterais mais comuns, sintomas como tremores, contrações musculares involuntárias ou espasmos são reações que podem ocorrer com o uso de antidepressivos da classe da fluoxetina (inibidores seletivos da recaptação de serotonina – ISRS).
Isso acontece porque a fluoxetina atua na regulação da serotonina no cérebro, e essa alteração pode, em algumas pessoas, influenciar as vias relacionadas ao controle muscular. Se esses espasmos forem muito incômodos, frequentes ou estiverem te preocupando, é importante que você converse com seu médico.
De qualquer forma, é preciso passar por consulta médica para avaliar melhor essa questão. Fico à disposição, caso precise!
Dra. Luciana Guimarães Ferreira
Psiquiatra
São João del Rei
Pode causar de forma leve e passageira, se persistir é necessário comunicar ao médico.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 522 perguntas sobre Cloridrato De Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.