Fobia social tem cura ?

30 respostas
Fobia social tem cura ?
A fobia seria um medo irracional de algo que deveria ser familiar, por isso é importante entender o significado daquele medo para o paciente, afinal é algo que atrapalha bastante a qualidade de vida diária. A fobia social é um medo de que algo na multidão lhe contamine, então Quais são as fantasias do paciente sobre isso?
Importante buscar um psicólogo e se for o caso um psiquiatra para avaliação conjunta e tratamento.

A terapia é papel super importante no processo de melhora da fobia social. Procurar um bom psicoterapeuta, que entenda suas dificuldades e o ajude a encontrar os motivos, é o primeiro passo para alcançar essa melhora. Abraços e tenha uma ótima semana.
Olá! Sim, existe a possibilidade de superação do quadro sintomatológico que compõe a Fobia Social.

Independente de você ter feito o diagnóstico a partir da internet, dado um nome para aquilo que você sente de ruim que está acontecendo com você, ter sido orientado por um profissional da saúde que você tenha acesso, posso compreender que existe uma dificuldade no relacionamento interpessoal e que isso é importante para você.

Buscar um tratamento adequado para isso que você vive é essencial para superar essa situação.

O melhor tratamento conjuga a via medicamentosa e também a psicoterapia. Procure um psicólogo de sua confiança, com quem possa conversar a respeito do que você está vivendo. Juntos vocês poderão encontrar caminhos para aliviar essas suas dores e, então, você viverá melhor.

Caso tenha mais dúvidas ou precisar de ajuda com isso, fico às sua disposição.
Olá! A fobia é um medo persistente e irracional, existe tratamento e merece atenção. A raiz da maioria dos problemas psiquiátricos vem do fato do paciente não conseguir lidar com suas próprias frustrações. Esse comportamento também é conhecido como transtorno da ansiedade social. Esse transtorno possivelmente é resultado de uma complexa interação entre o meio ambiente e genes.As causas possíveis incluem a hereditariedade, estrutura cerebral e meio ambiente. Vários fatores podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver esse distúrbio, como: histórico familiar, traumas e experiências negativas,temperamento, demandas sociais entre outros fatores.Os sintomas do transtorno de ansiedade social podem mudar ao longo do tempo. Eles podem se agravar caso haja forte carga emocional ou de estresse. Os dois tipos mais comuns de tratamento são por meio de medicamentos e psicoterapia e as duas abordagens associadas se torna mais eficaz para o paciente!!!
Sim, tem cura. Uma das abordagens que vem apresentando excelentes resultados é o EMDR. Por ser uma patologia que compromete muito a qualidade de vida da pessoa, é importante que procure tratamento o quanto antes.
Certamente o quadro de Fobia Social apresenta possibilidades de recuperação. O mais importante é realizar uma avaliação dos sintomas para confirmar, através de testes, a presença do transtorno e em qual nível ele está. Os testes avaliam não só a fobia social, mas também outros que podem estar associados ou em conjunto como a ansiedade e a depressão. Entender isso permite que o psicólogo consiga direcionar o seu tratamento da melhor forma possível, e analisar se há necessidade do acompanhamento medicamentoso, o que pode acontecer trabalhando em conjunto com a psicoterapia. Quanto mais rápido você iniciar a averiguação dos sintomas e o tratamento, mais rápido você verá os resultados.
Olá!
A fobia social tem cura desde que o paciente procure trabalhar as questões relacionadas a sua fobia e é de fundamental importância um acompanhamento psiquiátrico e paralelamente uma psicoterapia.
Realizando assim um trabalho multidisciplinar.
Dentro da perspectiva da Psicologia é difícil falarmos em cura, uma vez que, depende do que chamamos de "cura". O que podemos dizer é que, provavelmente, esse sintoma - a fobia social - foi algo construído, uma forma de adaptação e defesa. A fobia é uma forma que escolhemos, consciente ou não, para lidar com aquilo que nos causa dor, imaginária ou real. E, o trabalho terapêutico, será em compreender qual o papel dessa proteção, como ela é e, gradativamente, ajudar o cliente a se aproximar dessa dor. Esse movimento, de aproximação e aceitação daquilo que me traz dor é a forma que encontramos para aprender sobre o papel desse sofrimento e mudarmos a forma que lidamos com ele.
Olá! O medo e a ansiedade causados por situações em que a pessoa esta em meios sociais, passíveis de avaliação, tem relação direta com questões não resolvidas psicologicamente, muitas vezes inconscientes pela própria pessoa. A psicoterapia é importante para que essas questões sejam trabalhadas e como consequência a fobia vai sendo tratada. Com a psicoterapia os sintomas podem ser bastantes reduzidos ou até mesmo desaparecerem. Lembrando que o resultado da terapia depende de vários fatores, como o comprometimento do cliente com o tratamento psicoterápico. Procure um bom profissional e tire suas dúvidas pessoalmente, assim terá a oportunidade de ver como se sente em uma sessão com um psicólogo.
Fazer psicoterapia cognitivo comportamental é uma das mais indicadas para quem tem fonia social.
Estou a disposição.
Abraços
Todos os processos fóbicos são pensamentos irracionais e estão relacionados com a exacerbação, um exagero de acreditar que algo ou objeto possa te destruir ou prejudicar não representante a realidade. Qualquer tipo de fobia tem sim tratamento e deve-se lidar com a ansiedade do paciente.
Olá, busque um psicanalista. com este profissional você poderá colocar em palavras sobre a sua fobia. Buscar a causa do seu sintoma. é importante compreender porque isto ocorre. E a medida que a palavra vai tendo espaço, ocorre muitas vezes que o sintoma desaparece.
Boa noite!! Sim existe tratamento. Não fique buscando informações isso pode te deixar mais insegura e preocupada. Procure um profissional de sua confiança e converse, mesmo antes de decidir ser fará ou não o tratamento !!
Boa tarde, a fobia social pode criar muitos problema para quem está acometido por ela, mas pode ser revertida se a pessoa tem compromisso com sua terapia. Entre as diversas terapia que si tem a disposição sugiro o EMDR ou Brainspotting para trata-la, são duas linhas que trabalham com regulação cerebral e favoreçem um processo de cura num tempo mais reduzido. Se quer saber um pouco mais pode entrar em contato.
Boa tarde,
Existe tratamento para fobia social. Primeiramente, é importante marcar um horário com algum profissional. Assim, poderá iniciar um tratamento e falar sobre os seus sintomas.
A Fobia Social é um transtorno que tem como base a ansiedade. Os transtornos mentais tem apresentado melhora importante quando realizado tratamento medicamentoso e psicológico. Quando o paciente faz o tratamento sem se sabotar, ou seja, faz acompanhamento médico nos prazos definidos, frequenta as sessões de psicoterapia semanalmente e promove os planos contratados com o psicólogo, promove melhora consistente e gradual, aumentando a chance de conviver com suas dificuldades e levando uma vida normal. Espero ter te ajudado.
A Fobia Social é também chamada de Transtorno de Ansiedade Social. Ansiedade social é um sentimento adaptativo que todos sentimos, mas quando é muito intensa, pode trazer sofrimentos importantes e prejudicar várias esferas da vida. Todos queremos ser aceitos e bem vistos pelos outros em algum grau, mas na Fobia Social há um alto custo emocional para evitar um olhar negativo das pessoas (quando não qualquer olhar).
Nesse sentido, um tratamento não teria como objetivo "curar" a ansiedade social, mas ajudar a pessoa a se sentir segura em relações com os outros, obtendo maior liberdade e qualidade de vida. E existe um grande corpo de pesquisas que demonstra a eficácia de algumas formas de Terapia Comportamental para diminuir os sintomas de Fobia Social.
Antes de pensarmos na cura de alguma coisa, penso que é importante conversar e entender sobre o que se trata essa fobia. Então, pensar como lidar com isso e o que acontece em seu contato (ou ausência) com as pessoas.
Olá, a fobia (medo irracional) social tem tratamento e pode ser realizado em consonância com a psiquiatria dependendo do caso. A psicoterapia ajudará você a se ajudar, compreendendo esse medo e os sentimentos (muitas vezes intensos) acerca deles.
Olá! Concordo com a opinião dos colegas acima. Complemento que, no tratamento da fobia social, a terapia cognitiva comportamental irá trazer grandes benefícios, com resultados eficiente e duradouro. Nesse processo também deve ser trabalhando as habilidades sociais, autoestima e outros aspectos que são avaliados, definidos como objetivos entre o psicólogo e a pessoa (cliente). Procure ajuda!
Olá, acredito que a melhor definição seria que tem tratamento. Entender o que tem lhe causado fobia , medo.. uma avaliação se faz necessária, antes de nomear. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! Na Terapia Cognitiva-comportamental, por meio de técnicas psicológicas, a pessoa com fobia social aprende a praticar o autogerenciamento, de forma a controlar o nível de ansiedade durante a situação, bem como a identificação de distorções cognitivas, fundamental para que o indivíduo avalie objetivamente seus pensamentos, de forma a construir uma nova perspectiva da situação.
Essas técnicas colaboram para as pessoas superarem seus medos, e o treinamento de habilidades sociais ajuda a pessoa a sentir-se mais confortável com outras pessoas, em situações que envolvem a socialização. Portanto, nesse sentido o tratamento ajuda a pessoa aprender a lidar com situações que antes causava sofrimento e agora não mais. Espero ter ajudado. Fico à disposição! Abraço!
Olá !
A fobia social tem tratamento. E de acordo com o compromisso do paciente na psicoterapia e no psiquiátria, o quadro pode evoluir e obter sua remissão. Um abraço. Fico à disposição.
Olá! A fobia social tem tratamento com eficácia, melhorando a vida dos pacientes de maneira substancial. O ideal é procurar um terapeuta que saiba lhe analisar para além desse sintoma, assim como é importante que você não se reduza a fobia, muito embora seja uma patologia que prejudique em muito as atividades do dia-a-dia, ela não expressa a complexidade da sua personalidade.
Olá! Sempre que você aprende habilidades novas e mais eficazes, a tendência é abandonar as antigas, que não são tão funcionais, certo? Assim é no processo de psicoterapia para o tratamento da Ansiedade social. A TCC e TE te ajudam a lidar com os seus medos usando novos aprendizados, treinando quanto for necessário, em um ambiente seguro (o consultório), possibilitando o autoconhecimento e desenvolvimento uma nova performance sobre si.
Há diferentes tratamentos e metodologias sendo estudados no campo. No entanto, não há uma resposta unânime sobre qual é o melhor de todos os tratamentos e se há uma cura absoluta. É de comum acordo que um acompanhamento tanto psiquiátrico quanto psicoterapêutico demonstram melhoras significativas. Além da psicoterapia individual, há também pesquisas promissoras com grupos de psicoterapia, em que o indivíduo pode praticar a exposição e interação com os demais em ambientes controlados com o auxílio de terapeutas. Caso tenha interesse em saber mais, fico à disposição :)
Fobia social tem tratamento. Desenvolvemos, juntamente com paciente, estratégias para lidar com esse medo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá. Cura não é um conceito usado quando se fala em psicologia, mas sim, é possível ter remissão dos sintomas, por assim dizer. Abraço.
A terapia cognitiva comportamental irá trazer grandes benefícios, com resultados mais eficiente no tratamento da fobia social com eficácia, melhorando a vida dos pacientes de maneira substancial.
Oi! É importante dizer que não falamos em cura quando falamos de transtornos, mas sim em remissão parcial ou total dos sintomas com o tratamento correto. Para ansiedade social (fobia social) é o tratamento de primeira linha é a TCC (terapia cognitivo-comportamental) com excelentes resultados para essa demanda! Você vai entender sobre sua ansiedade social e aprender ferramentas/estratégias para o dia a dia.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 150