Foi me diagnosticado colesteatoma ha seis meses. Fui a um otorrinolaringulogista e ele me disse que tenho

2 respostas
Foi me diagnosticado colesteatoma ha seis meses. Fui a um otorrinolaringulogista e ele me disse que tenho de esperar um ano para ser operada. Nao e muito tempo? Nao pode agravar ate la? Quais os sintomas que tenho que ter em conta pra recorrer as urgencias?
Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Otorrino
Rio de Janeiro
Prezado paciente internauta,

Há sim, motivos que eventualmente nos levam a eventualmente aguardar para que cheguemos a uma condição geral ou local melhor para se abordar uma determinada lesão, como em casos de descompensação por outras doenças ou crises recentes (no caso de doenças da orelha média), o que aumentaria as chances de adesão de um enxerto etc...

Entretanto, 1 ano, nos parece um período um pouco longo. Discuta com seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Jessica Primitivo Melo
Médico clínico geral, Generalista
Foz do Iguaçu
Esperar um ano para operar um colesteatoma pode ser seguro dependendo do seu caso e da avaliação do seu médico, pois nem todos os colesteatomas crescem rápido ou causam complicações imediatas. No entanto, o colesteatoma pode piorar e causar infecções, dor, perda auditiva ou até problemas mais graves se não tratado. Você deve procurar urgência se sentir dor forte no ouvido, saída de secreção com cheiro ruim, febre, tontura, inchaço ao redor da orelha ou perda rápida da audição. Esses sintomas podem indicar complicações que precisam de atendimento rápido.

Especialistas

Danilo Freitas

Danilo Freitas

Otorrino

São João Do Piauí

Pedro de Castro

Pedro de Castro

Otorrino

Rio de Janeiro

José Antonio Castro Junior

José Antonio Castro Junior

Otorrino

Araranguá

Ester Peres De Freitas Rolim

Ester Peres De Freitas Rolim

Médico clínico geral

Santana de Parnaíba

Larissa Matos Silveira

Larissa Matos Silveira

Otorrino

Itapevi

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 133 perguntas sobre Colesteatoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.