Fui atropelado a 4 meses e quebrei minha perna em 2 lugares e coloquei alguns parafusos. Em um retor

2 respostas
Fui atropelado a 4 meses e quebrei minha perna em 2 lugares e coloquei alguns parafusos. Em um retorno ao medico hoje disse a ele que estava me incomodando e me atrapalhando a voltar a andar. Entao ele me deu uma guia para solicitar a retirada dos parafusos. Como funciona essa cirurgia? Qual o tempo de recuperaçao?
Por incrível que possa parecer, o tratamento médico ortopédico de uma fratura nos ossos da perna consiste num procedimento enormemente mais complexo do que "colocar parafusos". É preciso conhecer em profundidade a anatomia da região afetada para fazer o correto diagnóstico da "personalidade da fratura", ou seja identificar e/ou prevenir possíveis lesões nas estruturas nobres como vasos sanguíneos (artérias e veias) ou nervos sensitivo-motores-autonômicos responsáveis pela viabilidade e motricidade da extremidade fraturada. Na operação o osso fraturado precisa ser reduzido (alinhado) de maneira a permitir a completa correção das deformidades angulares, rotacionais e o encurtamento dentro dos limites considerados satisfatórios para evitar que a frature consolide viciosamente (criando a chamada perna torta ou encurtada). Após a redução é preciso fixar adequadamente os ossos fraturados com implantes metálicos especialmente desenhados para auxiliar a consolidação óssea (são necessários anos de pesquisa na indústria de materiais, num trabalho conjunto entre engenheiros, médicos e auxiliares). Converse adequadamente com o médico que o está acompanhando e solicite a ele informações precisas sobre seu tratamento, inclusive o prognóstico. Não tenha receio em perguntar. Faz parte do tratamento esclarecer todas as dúvidas do paciente.

Olá a cirurgia de retirada de material de parafusos teoricamente é simples geralmente realiza-se incisão na cicatriz previa e utiliza-se fluoroscopia (radiografia intra operatório), para localizar adequadamente o parafuso e fazer sua retirada. O tempo de recuperação depende de muitas variáveis(condições do paciente, localização da cirurgia etc.)
O melhor a fazer e retornar com seu ortopedista e tirar todas as duvidas pendentes antes do procedimento. Boa sorte, abraço.