Fui diagnostica bipolar por causa de uma psicose, mas sei que tudo ocorreu pelo uso de anfetamina, tive

8 respostas
Fui diagnostica bipolar por causa de uma psicose, mas sei que tudo ocorreu pelo uso de anfetamina, tive três crises, duas depois de usar remedio para emagrecer (anfetaminas) uma outra crise por causa do excesso de alcool. Parei com os remedios litio e haldol mas fico com muito medo de voltar
Recomendo mudar de perspetiva. Você acha que os problemas aconteceram porquê você tomou químicos e álcool. Você pode ganhar mais clareza sobre você mesmo se você procurar entender porquê você precisava de remédios e do álcool. A melhora pode vir de você entender o peso que você está carregando na vida e para o qual você não teve oportunidade e ajuda de construir as forças necessárias. Nenhum produto químico vai resolver esta carga para você, só te aliviar enquanto funciona.

Recomendo procure um@ profissional psicoterapeuta humanista ou psicanalista.

Trabalho com a idéia de diagnóstico estrutural, assim o diagnóstico é feito após algumas entrevistas e requer rigor por parte do analista, mas pode ser revisto ao longo do tratamento que é direcionado e ajuda a confirmar o diagnóstico. Todas as estruturas são passíveis de tratamento no entanto é necessário um angajamento do paciente e passa a ser chamado de analisante, para marcar sua posicão ativa que desejamos que o paciente ocupe. Assim, seria interesante você procurar um profissional que você se identificasse e iniciar um trabalho que poderá ser longo, mas que poderá ajudá-lo.
Os episódios psicóticos podem ter diversos fatores desencadeantes, e o uso de certas medicações pode ser um deles. Independente da origem, trata-se de uma condição grave que necessita de um tratamento bem conduzido, preferencialmente por uma equipe multiprofissional que pode lhe auxiliar no manejo da medicação e dos aspectos psicossociais envolvidos com a crise.
Em regra, é fortemente contraindicado interromper por conta própria um tratamento com medicações, pois pode lhe trazer consequências bastante danosas. Se seu medo de voltar a usar a medicação está relacionado ao desconforto dos efeitos colaterais, você pode discutir isso com seu psiquiatra, e vocês poderão buscar alternativas que não lhe causem tanto desconforto. Mesmo se forem outras razões, dividir suas dúvidas, receios e incômodos com um profissional sério e competente é o melhor caminho para enfrentar a situação com a máxima segurança.
Também estou de acordo com os colegas psicólogos em resposta a sua pergunta.
Os medicamentos servem para atenuar os sintomas!! Porém, o convite é: você buscar apoio para poder entender os seus sintomas a luz da Psicoterapia!
As técnicas terapêuticas podem modificar nossa emoção negativa. Pois na medida que vamos nos conhecendo, vamos nos dando conta dê, e assim, podemos identificar e fazer as nossas escolhas por comportamentos saudáveis.
O uso de drogas ilícitas (metanfetamina, canabis, opióides, etc) ou lícitas (álcool) desencadeiam sintomas como alucinações, delírios e comportamentos agressivos em pessoas cuja estrutura clínica ou psíquica as predispõem a estas alterações psicológicas e comportamentais e isto devido a intoxicação com substâncias. Caso você não esteja com dependência fisiológica (química) e não faça novo uso talvez os episódios psicóticos não reapareçam. Relate ao seu médico se você teve algum episódio psicótico antes do uso destas substâncias para que ele avalie o custo benefício de uma outra conduta psiquiátrica, mas não é recomendável suspender medicação sem autorização médica. Pode ser que seu médico conclua que não haja necessidade de continuar com uso de lítio e haldol se ele constatar que suas crises só ocorram devido a uso de drogas.
Uma boa medida a ser tomada é marcar uma consulta com um terapeuta cognitivo-comportamental. No processo psicoterapeutico você se sentirá mais segura quanto ao medo de voltar a tomar Lítio e Haldol. Você se conhecerá melhor e passará a entender o seu comportamento. Enfrentará as situações conflituosas se utilizando-se das várias técnicas de enfrentamento que irá aprender. Boa sorte.
Se a medicação desencadeou um processo eufórico com psicose pode ser bipolaridade. O tratamento é feito a base de medicação que é indispensável e com terapia.
Você disse que foi diagnosticada como bipolar por causa do surto provocado pela anfetaminas e álcool, mas tem dúvida em relação a ser portadora desse distúrbio e por causa dessa dúvida decidiu parar a medicação.
O ideal seria você consultar outro profissional e expor a sua dúvida e o desejo de não tomar mais esses medicamentos. Só ele poderá lhe dar um diagnóstico mais preciso.
O diagnóstico de transtorno bipolar é clínico, baseado na história e no relato dos sintomas pelo próprio paciente e em geral leva muito tempo para ser concluído porque os sinais podem ser confundidos com outras doenças.
O transtorno bipolar não tem cura, mas pode ser controlado com medicamentos, psicoterapia e mudanças de estilo de vida.
A psicoterapia pode te oferecer o suporte para superar as dificuldades da doença, ajuda a prevenir a recorrência das crises e promove a adesão ao tratamento medicamentoso que deve ser mantido por toda a vida.