Fui diagnosticada com ansiedade leve. Nada demais, nada muito absurdo, mas como só a terapia não est

Fui diagnosticada com ansiedade leve. Nada demais, nada muito absurdo, mas como só a terapia não estava dando conta, a psicóloga me orientou a ir ao psiquiatra. Estou tomando remédio a 7 meses e atualmente sinto que estou bem. Não sinto mais necessidade disso, talvez nem da terapia.. Posso parar a medicação assim?

3 respostas


Olá. Não se deve interromper o tratamento de forma abrupta e sem orientação médica. O foco do tratamento não é apensar ajudar o paciente a se sentir melhor, mas também reduzir o risco de voltar a ter novos episódios de ansiedade. Isso significa que o tratamento deve prosseguir por algum tempo mesmo após a melhora. Recomendo que consulte seu psiquiatra para saber qual a previsão de seu tratamento.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Não é recomendado que você pare de tomar a medicação abruptamente sem orientação médica. Os medicamentos para ansiedade precisam ser descontinuados gradualmente para evitar sintomas de abstinência, como ansiedade, irritabilidade, insônia e até mesmo convulsões em casos mais graves. Além disso, a ansiedade é uma condição crônica e pode requerer tratamento de longo prazo. Mesmo que você esteja se sentindo bem agora, é importante discutir com o seu psiquiatra sobre a possibilidade de reduzir gradualmente a dose ou interromper a medicação. O seu médico pode avaliar a estabilidade do seu quadro, a necessidade de continuar com o tratamento e o melhor momento para fazer a transição. Lembre-se de que a terapia também é uma parte importante do tratamento da ansiedade e pode ajudá-la a manter a estabilidade emocional e desenvolver estratégias para lidar com o estresse e os desafios da vida. Discuta com a sua psicóloga se você ainda precisa de terapia e qual é a frequência adequada para você.


Não. É importante continuar o acompanhamento médico até que seu medico recomende a retirada. Retirar a medicacao antes pode fazer o quadro voltar.

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.