Fui diagnosticada com catarata, quanto tempo posso aguardar pra operar? Posso fazer os exames e ag

Fui diagnosticada com catarata, quanto tempo posso aguardar pra operar? Posso fazer os exames e aguardar pra operar, tem validade esses exames?

2 respostas


Os exames oculares não têm validade! Pode fazer e operar quando se sentir confortável e segura para fazer a cirurgia. Os exames clínicos (de sangue e eletro) para a avaliação pré-operatória costumam ter validade de 6 a 9 meses. Se passar desse período, precisa de nova liberação clínica para ser submetida a anestesia.

Dr. Gustavo  Samico

Dr. Gustavo Samico

Oftalmologista

São Paulo

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Em geral, você pode aguardar a cirurgia de catarata pelo tempo que for necessário, desde que a sua visão ainda esteja tolerável e não haja complicações como inflamação ou descompensação em outras doenças (diabetes, glaucoma, etc.). Muitos pacientes ficam meses ou até mais de um ano com a catarata já estável, operando quando a visão começa a atrapalhar bastante a rotina. Então sim, você pode fazer os exames pré‑operatórios e aguardar, mas eles têm prazo de validade: Exames clínicos e laboratoriais (sangue, urina, ECG, avaliação de risco cirúrgico) costumam ser aceitos por 3 a 6 meses em muitos serviços, dependendo do anestesista e do hospital. Exames oftalmológicos específicos (biometria, exame de fundo, mapeamento de retina, topografia, etc.) costumam ser aceitos por algo em torno de 6 meses, pois a catarata e a estrutura do olho mudam lentamente. Se você deixar passar muito tempo desde os exames, o médico pode pedir alguns deles repetidos para garantir segurança e precisão do cálculo da lente intraocular. Não é recomendado esperar se: -a visão está muito baixa, com risco de queda ou acidente; -a catarata está muito dura (“hipermadura”), o que aumenta um pouco o risco cirúrgico; -há inflamação ocular associada ou outra doença ocular que dependa de operar logo. Espero ter ajudado. Forte abraço!

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.