Fui diagnosticada com otoesclerose mas o médico acha que o estribo não está tão rígido e por isso

3 respostas
Fui diagnosticada com otoesclerose mas o médico acha que o estribo não está tão rígido e por isso não optou pela cirurgia de imediato. Pensei em utilizar aparelho, mas dado o alto custo estou com receio. Corre o risco de eu precisar usar aparelho auditivo mesmo após a realização da cirurgia?
Ola amigo(a). Ter otosclerose significa que uma parte do sistema auditivo, orelha média e parte da interna, está enrijecida, devido a placas de esclerose nesse sistema. É uma doença progressiva, ou seja, a pessoa tende a perder a audição com o passar do tempo. Alguns médicos sugerem cirurgia em fase inicial da doença, então se seu otorrino nao optou por essa opção, é porque provavelmente você não precisa. De qualquer forma, usar uma protese auditiva poderá ser necessário se voce apresentar uma perda de audição que comprometa o entendimento da fala. É necessario acompanhamento com exames de audiometria e impedanciometria. Procurar também um fonoaudiólogo especialista em audiologia se faz necessário para acompanhamento do seu caso, pois ele também poderá, com base nos seu exames, indicar a prótese ou nao. Tudo de bom para voce!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Otosclerose é uma doença que geralmente tem o comportamento progressivo, independentemente da reabilitação auditiva escolhida, que pode ser cirúrgica (estapedo/estapedectomia ou prótese auditiva ancorada no osso, por exemplo) ou não cirúrgica (aparelhos auditivos de amplificação sonora individual).
Assim, mesmo com sucesso cirúrgico, se essa for a opção, existe a possibilidade de se usar aparelho auditivo no futuro, em virtude do caráter progressivo da doença.
Deve-se ressaltar que, mesmo em casos de Otosclerose muito avançadas, sem benefício das modalidades de tratamento supracitas, ainda existe a possibilidade do Implante Coclear.
Por isso é fundamental a avaliação e acompanhamento com seu Otorrinolaringologista de confiança.
Os pacientes que temos diagnosticados com otosclerose, tem muito sucesso com os aparelhos Auditivos. Vale ressaltar que nestes casos o aparelho auditivo não irá travar sua perda auditiva, assim como não é garantido que após a cirurgia, a perda auditiva não aconteça novamente. O aparelho auditivo lhe proporcionará qualidade de vida! Vale a pena experimentar!

Especialistas

Hellen Fernanda da Silva

Hellen Fernanda da Silva

Fonoaudiólogo

São Paulo

Patrícia Delsin

Patrícia Delsin

Fonoaudiólogo

Campinas

Gabriela Chicon

Gabriela Chicon

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Nara Furtado

Nara Furtado

Fonoaudiólogo

Teresina

Suevellyn Nascimento

Suevellyn Nascimento

Fonoaudiólogo

Nova Lima

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 69 perguntas sobre Perda Auditiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.