Fui diagnosticada com pneumonite por hipersensibilidade não fibrótica, desencadeada pela criação de
1
respostas
Fui diagnosticada com pneumonite por hipersensibilidade não fibrótica, desencadeada pela criação de 3 calopsitas. Afastei-me das aves, praticamente reformei o apartamento, higienizei o ambiente, tratei de novembro a fevereiro com predsin, dose inicial de 40mg por um mês, e desmame. No retorno, embora tenha havido regressão parcial da inflamação, ainda havia focos e reiniciei o predsin na dosagem de 40mg por 15 dias, 20mg por 15 dias, 5mg por 7 dias e 5mg por 7 dias alternados, terminando agora. Só chegamos ao diagnóstico porque tive síndrome do dedo azul e pesquisando doenças como trombose ou autoimunes, a radiografia do tórax acusou a pneumonite por hipersensibilidade. A pneumonite pode ter sudo a causa da cianose dos dedos da mão? Uma vez com essa doença pulmonar intersticial eu sempre terei a doença? Terei que monitorar sempre? Meu local de trabalho tem carpete e ar condicionado central. Isso pode reativar a pneumonite? ? Há probabilidade de eu desenvolver uma fibrose pulmonar mesmo que esteja me recuperando bem?
A associação entre um evento vascular periférico (como a síndrome do dedo azul) e um quadro pulmonar intersticial levanta, a possibilidade de doença imunomediada/autoimune no diagnóstico diferencial. Embora, no teu caso, a pneumonite por hipersensibilidade tenha um gatilho ambiental claro (como as tuas calopsitas), algumas doenças autoimunes também podem se manifestar com padrão intersticial pulmonar e alterações vasculares.
Isso não significa que seja o seu caso, mas vale ser avaliado pelo seu médico assistente, que pode decidir se há indicação de investigação complementar.
Sobre o ambiente de trabalho, carpete e ar-condicionado podem acumular poeira, fungos e outros antígenos, e em pessoas sensíveis isso pode sim contribuir para novos sintomas, então vale atenção a isso.
Em relação ao risco de fibrose, ele existe, mas é menor quando o diagnóstico é feito precocemente e há boa resposta ao tratamento, como parece ser o seu caso.
O mais importante agora é seguir em acompanhamento com seu pneumologista, que vai monitorar sua evolução e orientar os próximos passos conforme sua resposta clínica.
Isso não significa que seja o seu caso, mas vale ser avaliado pelo seu médico assistente, que pode decidir se há indicação de investigação complementar.
Sobre o ambiente de trabalho, carpete e ar-condicionado podem acumular poeira, fungos e outros antígenos, e em pessoas sensíveis isso pode sim contribuir para novos sintomas, então vale atenção a isso.
Em relação ao risco de fibrose, ele existe, mas é menor quando o diagnóstico é feito precocemente e há boa resposta ao tratamento, como parece ser o seu caso.
O mais importante agora é seguir em acompanhamento com seu pneumologista, que vai monitorar sua evolução e orientar os próximos passos conforme sua resposta clínica.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá, Eu estou com pneumonite de hipersensibilidade, causada pelo uso de umidificador com água da torneira à longo prazo. Não usufruo mais o umidificador ultrassônico. Emagreci, sinto dispneia e cansaço exacerbado. Meu hemograma mostra alterações nos linfócitos e bastonetes. Para o tratamento estou…
- Toda vez que sinto cheiro forte perco totalmente a voz e tenho dificuldade de respirar. Que posso fazer?
- já fiz exames e não tenho rinite, porem o cheiro de perfumes e produtos quimicos me dá dor de cabeça, devo procurar um alergista ou neurologista?
- Estou cm muita dificuldade em respirar, parece que tem um peso enorme dentro do meu nariz, se sinto cheiro forte dai começo a espirrar e a respiração fica muito dificil, não sei se é alergia, o que devo fazer?
- Existe Prevenção para hipersensibilidade respiratória?
- Sou hipersensível a vários cheiros, dentre eles perfumes, desodorantes, produtos de limpeza, cigarro.... Sinto-me, ultimamente insuportável, ou seja todo cheiro me incomoda absurdamente. Tenho tido muita tosse e incomodo para engolir a saliva e água. O que posso fazer para me sentir bem?
- o que causa a hipersensibilidade?
- Qual os sintomas da hipersensibilidade respiratoria?
- O que é a hipersensibilidade respiratória ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 10 perguntas sobre Hipersensibilidade Respiratória
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.