Fui diagnosticada com Síndrome do Pânico há 8 anos atrás. Fui enchida com remédios como rivotril,

11 respostas
Fui diagnosticada com Síndrome do Pânico há 8 anos atrás. Fui enchida com remédios como rivotril, frontal, quetros. No momento preciso de 1mg de frontal 3x ao dia e mais sempre que preciso sair. Tem como reverter minha situação?
Prezada, Bom dia!
Estou de acordo com os colegas acima quanto ao tratamento com medicamento e a Terapia comportamental cognitiva, gostaria de fazer uma observação sem nenhuma conotação de julgamento, mesmo porque, não conheço seu caso, com minha experiência com pacientes com diagnóstico síndrome do pânico, observo muito tempo em tratamento com medicamentos e não conseguiu sair do quadro, sugiro que deva conversar com seu médico no sentido de uma nova avaliação sobre o uso de medicamentos continuo, uma vez que estes não apresentam resultados positivos e busque ajuda com um psicólogo, pois lhe ajudará a compreensão dos estímulos que possam contribuir com o desencadeamento dos sintomas, a partir disso, poderá ter um excelente resultado e ter mais qualidade de vida.
Um trabalho em conjunto com seu médico poderá esclarecer a demora deste resultados.
abraço.
Maria Tanea.

Olá! Muitas pessoas com Sindrome do Pânico referem dificuldade ao sair de casa, seja por insegurança ou medo de uma nova crise. Como você já está fazendo tratamento psiquiátrico há 8 anos, sugiro que converse com seu médico para ajuste de dosagem. Além do tratamento medicamentoso você faz psicoterapia? Quando associados esses dois tratamentos produzem um melhor resultado.
Ola, a terapia Cognitiva Comportamental tem resultados satisfatórios em casos como o seu. As técnicas e estratégias desta abordagem lhe ajudarão muito.
Olá!
Tem como reverter sim essa situação, pois o tratamento deve ser medicamentoso e também com psicoterapia. A terapia mais indicada para esse Transtorno é a Terapia Cognitivo Comportamental, pois é objetiva e bem pontual para esse problema. Penso que você deva manter seu médico psiquiatra e também procurar uma psicóloga Cognitiva Comportamental para te acompanhar e com certeza você ficará bem.
Abs,
Sandra Romao
Terapeuta Cognitivo Comportamental
Avaliações Psicológicas
Como psicanalista tenho a dizer que termos como síndromes, transtornos são usados na Psiquiatria. A Psicanálise tem uma nosografia diferente.Mas concordo que a associação do medicamento com a psicoterapia traz mais benefícios.Tenho a impressão que você se beneficiaria muito com uma análise. Tente!
Ola, entendo como é difícil para você por 8 anos fazer acompanhamento e hoje chegar a esta pergunta, tem como reverter esta situação ???? ....
Seria leviano da minha parte fazer qualquer afirmação sem antes ouvir você e em que contexto esta você esta compreendida. Mas muitos casos de Transtornos do Pânico que pude acompanhar, percebi melhoras e além da remissão dos sintomas outros ganhos estas pessoas tiveram, pois além do acompanhamento psiquiátrico faziam acompanhamento psicoterápico, que fez perceber o que estava por traz do "transtorno". Fico a disposição att
Olá, é possível sim melhorar. O ideal seria além do uso da medicação o acompanhamento com psicólogo. Na terapia você irá aprender técnicas cognitivas e comportamentais para lidar com os sintomas do pânico. Exemplo, avaliação dos pensamentos negativos e questionar a validade desses pensamentos. Técnicas de respiração diafragmática nas situações de crise de ansiedade, e outras estratégias para minimizar ese sintomas que prejudicam a sua rotina diária. Abraços.
Olá! A resposta é sim! Você pode reverter esse quadro. Sugiro que converse com o médico sobre sua medicação para avaliar se é necessário mudar algum medicamento/dosagem. Além disso, é importante buscar Psicoterapia. A terapia cognitivo comportamental é a mais indicada para tratar os sintomas do pânico. Assim que os sintomas forem reduzidos e você tiver melhorado sua qualidade de vida, é importante aprofundar seu processo terapêutico a fim de compreender padrões e esquemas desadaptativos por trás do transtorno.
Em muitos casos, sem dúvida, a terapia EMDR pode ajudar.
Olá. Como as colegas muito bem falaram, não bastam os medicamentos. A terapia é fundamental para consolidar sua melhora. Além disso praticar algum exercício físico, mínimo que seja, também ajuda muito... Procure uma terapia, a cognitivo-comportamental tem várias histórias de sucesso nos casos de síndrome do pânico. Mas caso prefira pode ser outra abordagem. O principal você já fez, que foi procurar ajuda... Espero ter ajudado um pouco. Um abraço.
Bom dia!
A síndrome do pânico além de ser tratada com medicamentos precisa de um tratamento psicoterapêutico. A psicoterapia irá lhe ajudar a entender melhor seus pensamentos, e irá trabalhar os pensamentos distorcidos, ou seja aqueles em que você pensa mas que quase sempre não condizem com a realidade (ou são aumentados ou diminuídos). Portanto é importante buscar a psicoterapia.

Boa sorte!