Fui diagnosticada com transtorno de ansiedade generalizado, porém jà estou em tratamento há 2 anos

19 respostas
Fui diagnosticada com transtorno de ansiedade generalizado, porém jà estou em tratamento há 2 anos com medicação que já houve a redução de 25mg de citaloplan para 15 de citaloplan . há possibilidade de conviver sem o remedio. Lembrando que hoje estou melhor do quadro.
Apesar de os medicamentos serem muito importantes, nenhum transtorno deve ser tratado só com medicação. O acompanhamento psicoterápico é imprescindível, pois remédios psiquiátricos são recursos paliativos e não "curam" nenhum transtorno. Qualquer mudança ou suspensão de seus medicamentos jamais deve ser feito por sua própria conta e nem indicada por qualquer outro profissional de saúde que não seja o médico responsável. Ao mesmo tempo, é possível, sim, superar as causas e os sintomas do transtorno de ansiedade em boa parte dos casos, a ponto de não depender mais de remédios, mas isso através de intervenção terapêutica, principalmente numa abordagem mais cognitiva e comportamental, se possível com apoio de técnicas de biofeedback/neurofeedback. Estudos sérios mostram que recaídas acontecem mesmo sob efeito de medicação, e, em se retirando os remédios e não havendo intervenção psicoterápica, as chances de recaída aumentam muito...

Retire o medicamento paulatinamente junto ao seu medico psiquiatra e aliado á psicoterapia você dará conta de conduzir sua vida e ampliará se nível de consciência.
Medicina e psicologia andam juntas!!!

Át.
Monica Araújo!
Bom dia. Parabéns pela evolução. Sabemos o quanto é difícil conviver com o TAG, porém com a medicação correta, aliada a psicoterapia, você pode ter uma vida de qualidade. Indico que faça um acompanhamento psicoterápico concomitante a medicação, pois dessa maneira, você aprenderá a lidar com os eventos que disparam os seus sintomas de ansiedade. A terapia comportamental cognitiva possui um protocolo específico para o tratamento da ansiedade.
Boa sorte. Abraços.
Via e regra após um certo período de tempo de uso de medicamentos ansiolíticos os médicos reduzem a dosagem para avaliar a resposta favorável ou não para o paciente. Ao que parece, sua intensidade de ansiedade reduziu, e por isso ele resolveu reduzir de 20 para 15 mg. Caso continue a mellhor com a dose reduzida a tendência é reduzir ainda mais até a retirada do medicamento, mas não reduza ou retire o Citalopram sem autorização médica. Mesmo após uma provável retirada da medicação você terá que se submeter a consultas periódicas de manutenção para que o médico avalie se deve manter a ausência do medicamento ou voltar a prescrevê-la. Não desconsidere a importância de unir ao Citalopram a psicoterapia. O objetivo da medicação não é ser utilizada para sempre, apenas para a remissão total dos sintomas ou em caso de recaída.
Tenha um pouco mais de paciência, a redução dos sintomas assim como da medicação é lenta e gradual.Como vc tem respondido positivamente ao tratamento, é uma questão de tempo, vale ressartar a importâcia também de uma psicoterapia,.
Gde abraço;
Denise
Você está bem encaminhada,precisa ter um acompanhamento psicológico para aprender a controlar sua ansiedade.No seu caso falta um terapeuta para auxiliar o tratamento. Abraço..
Acredito que gradativamente a sua medicação irá sendo reduzida como já vem sendo, no entanto você não poderá abandonar o uso da medicação sem a orientação do seu médico. Se o seu quadro está evoluindo para uma melhora, isso deve-se principalmente a uso da medicação correta, é preciso você agora seguir corretamente as orientações do seu médico que gradativamente as melhoras surgiram a partir do seu empenho. Paralelo a isso procure também fazer um acompanhamento com um Psicólogo.

Espero ter lhe ajudado
A ansiedade Generalizada é um transtorno multidimensional, envolvendo três sistemas,ansiedade: Fisiológico, Cognitivo e Comportamental, que levam um ciclo em cadeia, ex: Diante de uma preocupação incontrolável, um pensamento catastrófico,(COGNIÇÃO), que levará a uma mudança FISIOLÓGICA, diante do interpretado situação de prerigo se organizando ações COMPORTAMENTAIS, para lidar com o problema, fuga. Este funcionamento continuoleva a um estresse , convergindo a depressão e mais ansiedade. Então, é necessário a interveção farmacologia q. age ne sistema Neuroquímico eficazmente, mas só ela nao cura, pois é necessário mudança no padrao cognitivo e comportamental,pois um facilita o outro Neuroqímica x Cognição x Comportamento. Um tratamento combinado Psiquiatra e Terapia Cognitiva Comportamental, (esta tem sido reconhecida por sua intervenção no TAG) será eficaz .
O Transtorno de Ansiedade Generalizada( TAG) é um transtorno com uma causa biológica bastante estudada. Geralmente é crônico e recorrente, demandando o uso prolongado ou contínuo de medicamento ansiolítico, de preferência da classe antidepressiva. A dose de 15 mg de citalopran geralmente é uma subdose. A dose mínima é de 20 mg para TAG. A dose à qual o paciente respondeu deve ser mantida como dose de manutenção, sem redução posterior. A redução é feita somente com o intuito de retirar completamente o medicamento.
Outra possibilidade é a associação de terapia cognitivo-comportamental( TCC) para auxiliar no controle dos sintomas.
No seu caso acredito ser importante o acompanhamento psicoterápico para depois ver a possibilidade de retirada aos poucos da medicação já que você faz uso dela há algum tempo. Procure fazer um processo de análise para nessa experiência ter uma melhor percepção do que está articulado inconscientemente na origem desses "sintomas". Procure um psicanalista na sua região.
Bom dia. No caso de Transtorno de Ansiedade Generalizado (TAG),é muito importante manter a medicação por um longo período de tempo a fim de reduzir o risco de novas crises. A terapia será de fundamental importância para manter esse equilíbrio e aos poucos a medicação ser retirada se o médico assim o prescrever. É normal ficar ansiosa por parar a medicação, mas agora o mais importante é pensar em sua saúde e que você está melhorando. Continue o tratamento e parabéns por estar vencendo esse problema.
Sim. Você está em fase de desmame da medicação. Trabalhe em psicoterapia a sua insegurança ou dependência psicológica da medicação, assim, você conseguirá finalizar tranquilamente o seu tratamento.
Olá,
Além das pontuações que foram realizadas pelos outros colegas, gostaria de complementar que, é indispensável a realização de tratamento psicoterápico por que a medicação administrada pela Psiquiatria apenas trata da sintomatologia. A Psicologia faz o diagnóstico e trata das causas do problema. Sem o conhecimento da causa, é extremamente difícil atingir a cura da patologia. Na verdade, o diagnóstico inicial sempre deveria ser feito pelo Psicólogo pois só após a identificação da causa que gera os sintomas é possível saber se há indicação para administração farmacológica e ai, sim, encaminhar o cliente para a Psiquiatria para a prescrição medicamentosa. E enquanto isso, permanecer realizando os dois tratamentos. Desejo-lhe saúde e muita paz!
É fundamental que o tratamento medicamentoso seja acompanhado de Psicoterapia, para uma melhora significativa.

A Psicoterapia auxilia na busca da origem dos sintomas, autoconhecimento e a lidar melhor com os aspectos emocionais e afetivos envolvidos.

Assim poderá ter uma vida mais harmoniosa.

Abraços
que bom que já procurou um psiquiatra para acompanhamento com medicamentos e que já notou resultados. Porém acredito que se tiver um acompanhamento de um psicólogo (de preferência na linha cognitivo comportamental) o tratamento teria uma melhor resposta, pois este poderia trabalhar seus pensamentos, mudança de comportamento e principalmente mudanças cognitivas. Boa sorte!
Existe essa possibilidade, sim. Com acompanhamento comjunto psicológo e psiquiatra, conforme sua melhora o psiquiatra avaliará uma dosagem para a retirada progressiva, podem surgir mudanças fisiológicas, dúvidas e medos com essa retirada então psicólogo irá orientà-la ajudando você nesse processo até a retirada completa.
Olá! O uso da medicação é muito importante sim, então busque ter um pouco mais de paciência, pois se disse que já de sente um pouco melhor, sinal que já já irá estar outra pessoa. O que me preocupa é: você faz acompanhamento com psicólogo? Mais importante do que os remédios, é estar junto à terapia. Pense nisso e boa sorte!
Olá,
da um alivio não é? ver que o tratamento esta funcionando e poder imaginar seguir a vida normalmente daqui um tempo.... é uma sensação maravilhosa!!!
Sim, tem como fazer isso, porém você precisará mudar seus comportamentos e suas atitudes, afinal se queremos um resultado diferente em nossas vidas, temos que agir diferente frente as situações.
Faça um tratamento com psicologo, para que ele lhe auxilie nesse processo!
Continue se cuidando e dando o melhor de sí!
Estou a disposição!
Att,
Sim, é possível ser ansiodo e ficar sem remédio. Para isso você precisa investir em atividade física regular, psicoterapia, atividades como relaxamento e meditação, lidar melhor com situações de estresse e evitar situações ansiogênicas.