Fui diagnosticada com Tumor de bexiga de baixo grau (superficial). Em três anos ele veio recidiva só

3 respostas
Fui diagnosticada com Tumor de bexiga de baixo grau (superficial). Em três anos ele veio recidiva só agora e voltou baixo grau. Qual a taxa de cura?
Ola. As lesoes de baixo grau, apesar de serem muito indolentes, podem recidivar e é necessário vigilância apesar de não ser necessário nenhum tratamento adicional alem da remoção da lesão, em quase a totalidade dos casos. Muito provavelmente, esta lesão é uma nova lesão e não a mesma lesão que você teve ha 3 anos. Infelizmente quem tem uma lesão de bexiga, precisa manter acompanhamento constante pois novas lesões podem ser formadas. No seu caso, a remoção desta lesão deve ser suficiente como tratamento, mas é importante checar se toda a lesão foi removida e manter acompanhamento. Não deixe de seguir seu acompanhamento com um medico urologista e um medico oncologista. Melhoras!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Os tumores de bexiga geralmente apresentam esse comportamento e podem ter recorrências principalmente nos primeiros 5 anos após a primeira cirurgia. Na maior parte das vezes, com uma nova ressecção, o tumor pode ser novamente controlado.
A depender do número de lesões, tamanho, profundidade e grau, deve ser discutido a aplicação na bexiga de BCG, uma vacina que ajuda na prevenção da recorrência desses tumores.
Grande abraço!
Objetivamente : Recidiva de neoplasia de bexiga não músculo invasora ( portanto superficial ), de baixo grau: alta chance de cura com a ressecção feita na cistoscopia. A chance de recorrência em um ano vai variar também com outros achados: era Ta ou T1? Era um único tumor ou mais de um? Era maior ou menor de 3 cm ? Tinha carcinoma in situ na amostra ? Enfim, para evitar o retorno da doença e progressão para tumores invasores, além das cistoscopias de seguimento faz-se a aplicação de onco-BCG intravesical ( é o bacilo da tuberculose mesmo).
Note também que pacientes não obesos ( que fazem dieta e exercícios) e pacientes que param de fumar tem menor chance de recidiva (de o câncer de bexiga voltar).
Converse com seu urologista e seu.oncologista. Abraços.

Especialistas

Esio Vasconcelos Marques

Esio Vasconcelos Marques

Urologista

Divinópolis

Juliana Haruho Hatano Morinaka

Juliana Haruho Hatano Morinaka

Oncologista

Uberaba

Daniel Amorim

Daniel Amorim

Urologista

João Pessoa

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Silvia Nardozza Santerini

Silvia Nardozza Santerini

Oncologista

Sinop

Gustavo Vasili Lucas

Gustavo Vasili Lucas

Oncologista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 44 perguntas sobre Câncer da bexiga
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.