fui diagnosticada com um meningiomad e 2,2c m com base de implantacão e ralce durais relacionada ao

3 respostas
fui diagnosticada com um meningiomad e 2,2c m com base de implantacão e ralce durais relacionada ao lobo frontal esquerdo.Quais são os procedimentos e chance de cura e boa recuperação?
Bom dia,

A imensa maioria dos meningiomas são tumores benignos de baixo grau de agressividade, cujo tratamento varia desde seguimento, radiocirurgia a cirurgia. A indicação varia com tamanho, sintomas e localização do tumor. Um meningioma de 2 cm raramente causa sintomas. A avaliação com exame neurológico completo e exame de ressonaância magnética é imprescindível.

Meningioma em sua grande maioria constitui-se em neoplasia grau I (OMS), isso significa que, em geral, tem crescimento lento e não lança metástases. A decisão cirúrgica depende de vários aspectos: sintomas (cefaleia, epilepsia, déficit focal), crescimento em exames seriados, compressões de estruturas importantes, localização (pode ser profunda ou superficial), idade do paciente, calcificação tumoral, co-morbidades, etc.
A cirurgia constitui em retirar a lesão juntamente com toda sua base de implantação e o índice de cura é excelente. Para isso, contamos com arsenal de neuronavegador (uma espécie de GPS para localizar a lesão), aspirador ultrassônico (facilita a retirada da lesão, preservando tecidos vizinhos) e microscópios modernos, além do conhecimento adequado da anatomia. Geralmente a alta ocorre no segundo dia após cirurgia.
Espero ter ajudado, à disposição.
Atenciosamente, Marco Aurélio Severo Versiani.
O meningioma é uma neoplasia, na grande maioria dos casos, benigna e com crescimento lento. Atualmente a neurocirurgia dispõe de diversos recursos tecnológicos que tornam o procedimento cirúrgico seguro e com baixa morbidade. A condição clinica do paciente associado ao tamanho e localização do tumor sao fatores importantes a se considerar na escolha da estratégia de tratamento mais oportuna. Em casos selecionados é possível a realização do procedimento cirúrgico e alta hospitalar em 2-3 dias.
Procure um neurocirurgião para maiores informações.