fui diagnosticada com um meningiomad e 2,2c m com base de implantacão e ralce durais relacionada ao lobo frontal esquerdo.Quais são os procedimentos e chance de cura e boa recuperação?
Dr. Thiago Gomes Martins
Dr. Thiago Gomes Martins
Neurocirurgião, Neurologista
João Pessoa
Bom dia,

A imensa maioria dos meningiomas são tumores benignos de baixo grau de agressividade, cujo tratamento varia desde seguimento, radiocirurgia a cirurgia. A indicação varia com tamanho, sintomas e localização do tumor. Um meningioma de 2 cm raramente causa sintomas. A avaliação com exame neurológico completo e exame de ressonaância magnética é imprescindível.

 Marco Aurélio Severo Versiani
Marco Aurélio Severo Versiani
Neurocirurgião
Americana
Meningioma em sua grande maioria constitui-se em neoplasia grau I (OMS), isso significa que, em geral, tem crescimento lento e não lança metástases. A decisão cirúrgica depende de vários aspectos: sintomas (cefaleia, epilepsia, déficit focal), crescimento em exames seriados, compressões de estruturas importantes, localização (pode ser profunda ou superficial), idade do paciente, calcificação tumoral, co-morbidades, etc.
A cirurgia constitui em retirar a lesão juntamente com toda sua base de implantação e o índice de cura é excelente. Para isso, contamos com arsenal de neuronavegador (uma espécie de GPS para localizar a lesão), aspirador ultrassônico (facilita a retirada da lesão, preservando tecidos vizinhos) e microscópios modernos, além do conhecimento adequado da anatomia. Geralmente a alta ocorre no segundo dia após cirurgia.
Espero ter ajudado, à disposição.
Atenciosamente, Marco Aurélio Severo Versiani.

 João Luiz Vitorino Araújo
João Luiz Vitorino Araújo
Neurocirurgião
São Paulo
O meningioma é uma neoplasia, na grande maioria dos casos, benigna e com crescimento lento. Atualmente a neurocirurgia dispõe de diversos recursos tecnológicos que tornam o procedimento cirúrgico seguro e com baixa morbidade. A condição clinica do paciente associado ao tamanho e localização do tumor sao fatores importantes a se considerar na escolha da estratégia de tratamento mais oportuna. Em casos selecionados é possível a realização do procedimento cirúrgico e alta hospitalar em 2-3 dias.
Procure um neurocirurgião para maiores informações.

Especialistas em Meningioma

Felipe Bicalho Maluf

Felipe Bicalho Maluf

Neurocirurgião

Belo Horizonte

Henrique Almeida Barros

Henrique Almeida Barros

Neurocirurgião

Belo Horizonte

Alexandre Ravaglia de Oliveira

Alexandre Ravaglia de Oliveira

Neurocirurgião

Brasília

Juan Oscar Alarcón Adorno

Juan Oscar Alarcón Adorno

Neurocirurgião, Neurologista

São Paulo

Douglas Domingues

Douglas Domingues

Neurocirurgião

Cacoal

Irineu Renzi Jr.

Irineu Renzi Jr.

Neurocirurgião

Dourados

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 201 perguntas sobre Meningioma

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.