Fui diagnosticada com uma lesão expansiva sólida extra axial (neurinoma do acústico), após passar po

2 respostas
Fui diagnosticada com uma lesão expansiva sólida extra axial (neurinoma do acústico), após passar por avaliação de otorrinolaringologista e por uma cirurgiã oncológica. O tumor tem as medidas 2,5 x 2,0 x 2,0 (volume de 5,2cm3). A indicação foi cirurgica, no entanto o sequela seria a surdez permanente do ouvido esquerdo. Existe algum outro tratamento?
Dr. Luciano Furlanetti
Neurocirurgião, Neurologista, Especialista em dor
Ribeirão Preto
Olá. O tumor cresce a partir do nervo vestibular e não do nervo coclear (acústico), por isso o nome correto é "neurinoma vestibular". O nervo coclear está bem proximo dos nervos vestibulares, e é bastante mais frágil, sendo que começa a perder função mais cedo, o que leva a perda gradativa da audição. Em pacientes com tumores pequenos, em que a audição está preservada, apesar de existir risco, é possível remover o tumor com preservação da audição. Em casos de tumores maiores, com perda parcial da audição, o risco de surdez no pós-operatório é maior. A outra preocupação é com o nervo facial (responsável pela mímica facial) que normalmente também está comprimido pelo tumor e deve ser preservado. Tratamento alternativo à cirurgia é a radiocirurgia (um tipo de radioterapia). No entanto, estudos mostram que a longo prazo a radiocirurgia também pode levar a perda de função dos nervos e a complicações tardias da radiação. Portanto, o tratamento de escolha para um neurinoma vestibular com essas dimensões é a remoção cirúrgica. Importante avaliar isso no contexto de saúde geral de cada paciente para lançar mão da melhor alternativa para cada indivíduo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Pedro Monteiro
Neurocirurgião
Belo Horizonte
Pelo tamanho e pelas características do seu neurinoma do acústico, o seu caso realmente fala mais a favor de tratamento cirúrgico. Nessa faixa de volume, a cirurgia costuma oferecer o melhor controle definitivo do tumor. O ponto mais importante é que o procedimento deve ser realizado por um neurocirurgião experiente em tumores de base do crânio, pois isso reduz significativamente o risco de complicações, especialmente a paralisia facial, que é uma das principais preocupações nesse tipo de cirurgia.

Por isso, a recomendação é procurar um nome de referência na área de base do crânio, alguém que execute esse tipo de procedimento com frequência e tenha equipe multidisciplinar adequada. Isso aumenta muito as chances de um resultado seguro, com preservação máxima das funções. Estou à disposição para te orientar no que precisar.

Especialistas

Jailson Franco Freitas

Jailson Franco Freitas

Ortopedista - traumatologista, Especialista em dor

Salvador

Renata Belli França

Renata Belli França

Fisioterapeuta

Blumenau

André Meireles Borba

André Meireles Borba

Neurocirurgião

Brasília

Isaac Bertuol

Isaac Bertuol

Neurocirurgião

Lajeado

Alexandre Mac Donald Reis

Alexandre Mac Donald Reis

Neurocirurgião, Neurologista

Porto Alegre

Marcos Devanir Silva da Costa

Marcos Devanir Silva da Costa

Neurocirurgião

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 81 perguntas sobre Cervicalgia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.