Fui diagnosticada com uma lesão expansiva sólida extra axial (neurinoma do acústico), após passar po
2
respostas
Fui diagnosticada com uma lesão expansiva sólida extra axial (neurinoma do acústico), após passar por avaliação de otorrinolaringologista e por uma cirurgiã oncológica. O tumor tem as medidas 2,5 x 2,0 x 2,0 (volume de 5,2cm3). A indicação foi cirurgica, no entanto o sequela seria a surdez permanente do ouvido esquerdo. Existe algum outro tratamento?
Olá. O tumor cresce a partir do nervo vestibular e não do nervo coclear (acústico), por isso o nome correto é "neurinoma vestibular". O nervo coclear está bem proximo dos nervos vestibulares, e é bastante mais frágil, sendo que começa a perder função mais cedo, o que leva a perda gradativa da audição. Em pacientes com tumores pequenos, em que a audição está preservada, apesar de existir risco, é possível remover o tumor com preservação da audição. Em casos de tumores maiores, com perda parcial da audição, o risco de surdez no pós-operatório é maior. A outra preocupação é com o nervo facial (responsável pela mímica facial) que normalmente também está comprimido pelo tumor e deve ser preservado. Tratamento alternativo à cirurgia é a radiocirurgia (um tipo de radioterapia). No entanto, estudos mostram que a longo prazo a radiocirurgia também pode levar a perda de função dos nervos e a complicações tardias da radiação. Portanto, o tratamento de escolha para um neurinoma vestibular com essas dimensões é a remoção cirúrgica. Importante avaliar isso no contexto de saúde geral de cada paciente para lançar mão da melhor alternativa para cada indivíduo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Pelo tamanho e pelas características do seu neurinoma do acústico, o seu caso realmente fala mais a favor de tratamento cirúrgico. Nessa faixa de volume, a cirurgia costuma oferecer o melhor controle definitivo do tumor. O ponto mais importante é que o procedimento deve ser realizado por um neurocirurgião experiente em tumores de base do crânio, pois isso reduz significativamente o risco de complicações, especialmente a paralisia facial, que é uma das principais preocupações nesse tipo de cirurgia.
Por isso, a recomendação é procurar um nome de referência na área de base do crânio, alguém que execute esse tipo de procedimento com frequência e tenha equipe multidisciplinar adequada. Isso aumenta muito as chances de um resultado seguro, com preservação máxima das funções. Estou à disposição para te orientar no que precisar.
Por isso, a recomendação é procurar um nome de referência na área de base do crânio, alguém que execute esse tipo de procedimento com frequência e tenha equipe multidisciplinar adequada. Isso aumenta muito as chances de um resultado seguro, com preservação máxima das funções. Estou à disposição para te orientar no que precisar.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Massagem terapêutica pode deixar o paciente com o olho vermelho?
- De tempos em tempos sinto uma dor que parece ser logo atrás da mandíbula, que parece se estender para a cabeça, por trás do ouvido, e um pouco para a nuca, na parte de trás. É um pouco em ondas, e rápido. Começa com uma sensação de puxar (ou esticar) e depois vem a dor.
- Boa tarde , a uma semana atrás, tiver dor no pescoço que me incapacitou , dormência na mãe esquerda e nos dedos , fiz raio x na emergência diagnóstico, cervicalgia, febre por duas noites e ainda estou com o pescoço inchado , qual medico devo procurar ?
- Estou gestante sentindo dor do lado do pescoço encomodo como se tivesse alguma coisa puxando e dor E dor de cabeça também o que pode ser ?
- Sinto uma dor forte na coluna, está a causar me febre e falta de apetite, oque devo fazer?
- Toda vez que coloco alguma coisa que aperta minha cabeça, como uma faixa de cabeça, depois de um tempinho o meu pescoço começa a doer. Inclusive, esqueço que tenho isso às vezes é fico me perguntando por que está doendo, até tirar a faixa e melhorar quase que instantaneamente. Queria saber se tem relação…
- Tenho dor lombar, não sinto as pernas, não consigo andar. O médico disse que é compressão na medula espinhal. É possível esse problema travar as pernas?
- Estou com espondilodiscoartrose cervical e tenho sentido muita falta de ar. Será que isso pode ser causado pela condição? Devo procurar um neurologista ou cardiologista? Desde já, obrigado!
- Sinto dor no ombro e pescoço do lado direito e já está irradiando o braço direito. Sinto dor no osso do polegar, também direito. Devo procurar ortopedista ou reumatologista?
- Fui diagnosticada com artrose na cervical, provavelmente má postura trabalhando sentada e no computador. Quais exercícios posso fazer, na real o que não posso fazer pra prejudicar mais, já que ainda sou nova?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 81 perguntas sobre Cervicalgia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.