Cervicalgia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em cervicalgia

Encontre um especialista em Cervicalgia na sua cidade:
Alexandre Augusto Fernandes

Alexandre Augusto Fernandes

Ortopedista - traumatologista

Belo Horizonte

Reinaldo Rodrigues Pamplona

Reinaldo Rodrigues Pamplona

Neurocirurgião

Salvador

Guilherme Schlusaz Morais

Guilherme Schlusaz Morais

Ortopedista - traumatologista

Blumenau

Cristina Heinrich

Cristina Heinrich

Especialista em dor, Neurocirurgião

Recife

Erickson Bonifácio

Erickson Bonifácio

Neurocirurgião, Neurologista

João Pessoa

Marcos Perocco L. da Costa

Marcos Perocco L. da Costa

Neurocirurgião

São Paulo

Perguntas sobre Cervicalgia

Nossos especialistas responderam a 36 perguntas sobre Cervicalgia

Não tem relação alguma com AVC.
Deve ir a um especialista para avaliar a necessidade de uma exame específico da coluna cervical para que possa avaliar algum desgaste local que justifique…
1 respostas

A necessidade de artrodese cervical previa indica a presença de doença degenerativa da coluna cervical. Os sintomas presentes atualmente podem ser tanto de conflito radicular no nível operado,…
1 respostas

Dr. Marcos Tadeu Richard Ferreira
Dr. Marcos Tadeu Richard Ferreira
Ortopedista - traumatologista
Rio de Janeiro
O IDEAL SERIA PROCURAR UM ORTOPEDISTA OU NEUROCIRURGIÃO PARA UMA AVALIAÇÃO CLINICA.
2 respostas

Especialistas falam sobre Cervicalgia

Cervicalgia é a dor na região cervical (pescoço). É um problema muscular e melhora em poucos dias quando ocorre por um simples "mau jeito". Quando a dor demora a passar ou está se repetindo, pode significar um problema na coluna cervical, devendo ser investigada com uma consulta médica e exames de imagem.

A cervicalgia também pode irradia para a cabeça. A classificação internacional das cefaleias sugere que o diagnostico seja confirmado desde que preencha alguns critérios: Evidência clínica ou por exames de uma lesão na coluna ou nos tecidos moles do pescoço (músculos ou nervos) Evidência de relação, como surgimento da dor de cabeça após início do problema do pescoço e melhora com o tratamento específico, redução da capacidade de movimentar o pescoço e melhora imediata da dor após um bloqueio anestésico do nervo ou do músculo responsável pela dor É uma condição muito comum e os estudos mostram que ela é capaz de agravar as crises de enxaqueca, seja na sua intensidade quanto na sua frequência.

A cervicalgia costuma ser insidiosa, sem causa aparente. Mas raramente se inicia de maneira súbita, em geral está relacionada com movimentos bruscos do pescoço, longa permanência em posição forçada, esforço ou trauma e até mesmo alterações da ATM (articulação têmporo-mandibular). O paciente com cervicalgia geralmente relata uma melhora quando está em repouso e exacerbação da dor com o movimento. Costuma-se adquirir uma atitude de defesa e rigidez dos movimentos ocorre também uma alteração na mobilidade do pescoço e a dor durante a palpação da musculatura do pescoço podendo também abranger a região do ombro e nos casos mais graves ou prolongados irradiando para todo o membro superior.

Fabio Soares Segall

Ortopedista - traumatologista

Petrópolis


Dor na região do pescoço, que pode ter diversas causas. Os sintomas geralmente são rigidez e dor para movimentos com o pescoço e cabeça (como por exemplo olha pra cima ou rodar a cabeça) e as vezes associados com tontura. Para o tratamento são utilizadas técnicas da fisioterapia manual para melhorar o movimento e aliviar as dores e depois realizamos uma sequência de exercícios para os músculos do pescoço.

Bernardo Micoli Sampaio

Fisioterapeuta

Guarulhos


A dor na coluna cervical, também chamada de dor no pescoço, cervicalgia ou até torcicolo, é muito frequente na população em geral. A maioria das pessoas acaba tendo algum sintoma semelhante em algum momento da vida. Em grande parte dos casos é uma condição benigna e auto-limitada, isto é, de resolução espontânea em alguns dias. Os sintomas mais comuns são dor e rigidez no pescoço, podendo ou não irradiar para a região dos ombros e braços. Muitas vezes associamos a alguma postura errada após dormir ou até mesmo mudanças de temperatura como o uso de ar condicionado.

Andre Luiz Pagotto Vieira

Ortopedista - traumatologista

Imperatriz


Uma cervicalgia é uma dor localizada nas vértebras cervicais. Ela pode ser crônica (quando dura várias semanas) ou aguda (quando só dura alguns dias). A forma da cervicalgia aguda mais comum é o torcicolo. A coluna cervical é composta de sete vértebras, ligadas por músculos e ligamentos, que formam uma ponte óssea entre a cabeça e o tronco. Ela controla os movimentos da cabeça em relação ao tronco e assegura a sua sustentação. A cervicalgia pode se manifestar pelos seguintes sintomas: dor na nuca que pode irradiar para os ombros ou braços, rigidez na nuca, desconforto nos movimentos da cabeça, dores de cabeça, tonturas e formigamento no pescoço (que pode se espalhar para o ombro e o braço).

Gilmar De Oliveira Dornelas Junior

Neurologista

Campo Grande


Frequentemente, a dor na região cervical (cervicalgia) é causada por problemas que não estão relacionados à coluna vertebral e somente com uma avaliação de um profissional especialista é possível fazer esta distinção. O tratamento da cervicalgia é bastante amplo e envolve a interação de equipe multiprofissional: cirurgião de coluna, fisiatra, fisioterapêuta, dentre outros. Apenas uma pequena parte dos pacientes necessitarão de cirurgia. Converse com o seu médico e esclareça todas as suas dúvidas !

Iuri Neville

Neurocirurgião

São Paulo

Agendar uma visita

Cervicalgia é a dor que acomete a região cervical, podendo ser irradiada para a região das escápulas e posterior da cabeça. Pode ser causada por esforços repetidos, posturas inadequadas e maus hábitos, sendo geralmente de boa resolução. Algumas doenças mais graves podem cursar com cervicalgia, como o caso de hérnias discais, fraturas, tumores e osteoartrose. Assim, deve-se sempre procurar um médico especialista para a avaliação dos sintomas e início do tratamento individualizado caso a caso.

Daniel Bedran De Castro

Ortopedista - traumatologista

São José do Rio Preto

Agendar uma visita

Cervicalgia é uma frequente queixa no consultório, geralmente relacionada ao sedentarismo, excesso de peso e esforço físico excessivo sem ergonomia. A refratariedade no controle de dor faz com que essa queixa cause uma importante limitação funcional. Além disso, o grande medo que paira sobre as dores de coluna vertebral é a necessidade de cirurgia como única forma de tratamento. Hoje, no entanto, com as modernas técnicas de tratamento, conseguimos resolver a grande maioria dos casos sem cirurgia. Utilizamos meios químicos de alívio da dor para realização de fortalecimento mecânico da musculatura e controle da dor.

Daniel Callegari Pereira

Neurocirurgião, Neurologista

Vila Velha


O termo cervicalgia significa dor na região cervical (pescoço). Pode ocorrer principalmente devido a má postura, posição inadequada durante o sono, contraturas musculares (torcicolo), hérnias de disco, artrose e desalinhamento de uma ou mais vértebras. Dependendo dos sintomas e do exame físico, solicitamos um ou mais exames de imagem (RX, Tomografia, Ressonância Magnética) para confirmar o diagnóstico e instituirmos o tratamento adequado para cada caso.

Luciano Suruagy

Ortopedista - traumatologista

Recife

Agendar uma visita

A cervicalgia é a dor cervical, ela pode se localizar apenas no pescoço ou irradiar para os membros superiores. A causa da dor cervical pode ser variada, porém quando está sofre irradiação para os braços, interessante procurar um médico e se submeter a um exame de imagem, porque dor que vai para os braços pode ser compressão de nervo, e este tem sua origem na coluna cervical.

Leandro Vinícius Vital

Ortopedista - traumatologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita

Cervicalgia é uma dor na região do pescoço, que pode ter origens diversas. Muito comum atualmente é a cervicalgia causada por má postura, relacionada ao uso de equipamentos eletrônicos (computadores, celulares...), onde o paciente permanece longos períodos com a cabeça abaixada. Essa posição força o pescoço para a frente, causando modificações no eixo natural da coluna cervical.

Marina Hirschle Galindo

Ortopedista - traumatologista

Recife

Agendar uma visita

O que é? é o sintoma onde a dor começa na região do pescoço, irradia pela escápula, ombro, braços e muitas vezes até os dedos, causando fraqueza e dormência. Às vezes, a dor se irradia apenas em alguns setores do braço dependendo da compressão e raiz nervosa envolvida. As patologias mais frequentes para este sintoma são: Estenose foraminal Discopatias Estenose de canal Espondilolistese Espondilólise Tumores medulares Doenças Metabólicas Artrite reumatóide Instabilidade segmentar

Joao Paulo Machado Bergamaschi

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Cervicalgia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.