Fui diagnosticada com vasculite, sendo que tive eritema nodoso em dez/2012 e agora, em set/2013, apareceram
Fui diagnosticada com vasculite, sendo que tive eritema nodoso em dez/2012 e agora, em set/2013, apareceram sobre as manchas do eritema, as petéquias, que evoluíram em dez dias para manchas púrpura. Não tenho febre, fadiga, artralgia, perda de peso. É possível o diagnóstico estar certo?
4 respostas
Olá! A sua primeira manifestação, pelo que entendi, foi o eritema nodoso. Há diversas causas de eritema nodoso, que precisam ser investigadas, desde: infeções, medicamentos e doenças autoimunes (como vasculites e outras). Muitas vezes, o paciente com doença autoimune não manifesta todos os sintomas de uma única vez, com o tempo outras manifestações podem acontecer, como foi o seu caso. A púrpura pode ser por dois motivos: 1) inflamação dos vasos (vasculite) ou 2) redução das plaquetas. Há pacientes que podem ter vasculite apenas cutânea, sem manifestações sistêmicas (isto é: sem acometer órgãos ou ocasionar febre, fadiga ou emagrecimento). É muito importante que você se consulte com um reumatologista, que chegará ao seu diagnóstico. Um abraço!
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Talvez estejamos diante de uma doença autoimune. Nas doenças autoimunes, a pessoa desenvolve anticorpos contra estruturas do próprio corpo. Sendo assim, uma dieta bem equilibrada e uma psicoterapia adequada poderão curá-la. Porque quem tem doenças autoimunes se afasta tanto de si, se desidentifica tanto consigo que o sistema imunológico deixa de reconhecer a própria pessoa e cria anticorpos para atacar suas próprias estruturas. Embora seja corrente o conceito de que doenças autoimunes não têm cura, elas podem ser curadas com psicoterapia, dieta e suplementação nutricional. SE for uma doença autoimune.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.

