Fui diagnosticada em 2010 com gonartrose incipiente bilateral. Agora o diagnóstico foi o seguinte: esboços

3 respostas
Fui diagnosticada em 2010 com gonartrose incipiente bilateral. Agora o diagnóstico foi o seguinte: esboços de osteófitos marginais nos côndilos femoral, tibial medias,bem como na superficie articular da patela,sem comprometimento dos espaços articulares. Tenho dores insuportáveis. O estado do meu joelho piorou?
Dr. Adriano Karpstein
Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista
Curitiba
Precisa fazer a comparação visual dos exames mas, aparentemente, houve evolução do processo. O joelho é uma articulação de carga e a artrose no joelho tende a aumentar com o passar do tempo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Ricardo Folador Bergamaschi
Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista, Nutrólogo
Vitória
Se a sua dor piorou, podemos responder que seu estado piorou.
Dr. Mario Pacheco Jr
Ortopedista - traumatologista
Rio de Janeiro
Prezado paciente,

É necessária a análise dos exames de imagem para a comparação. Mesmo com os achados descritos, há aparentemente um espaço articular preservado. É possível que tenha ocorrido uma piora sim, mesmo porque a gonartrose é uma doença degenerativa lenta, porém progressiva.

No entanto, não há relação linear entre os achados radiográficos, ou seja: o paciente pode apresentar um quadro de dor intensa, mesmo que não apresente muitas alterações e vice-versa.

Espero ter ajudado.

Forte abraço.

Especialistas

Francisco Bottino

Francisco Bottino

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Ramon Medeiros Fagundes dos Santos

Ramon Medeiros Fagundes dos Santos

Ortopedista - traumatologista

Catalão

Henrique Faustini Coelho

Henrique Faustini Coelho

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Rodrigo Almeida

Rodrigo Almeida

Ortopedista - traumatologista

Barbacena

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Carlos Ewerton Maia Rodrigues

Carlos Ewerton Maia Rodrigues

Reumatologista

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 159 perguntas sobre Gonartrose (artrose do joelho)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.