Fui diagnosticada há pouco tempo com polimiosite, depois de anos de buscas em vários médicos. Após

2 respostas
Fui diagnosticada há pouco tempo com polimiosite, depois de anos de buscas em vários médicos. Após um período de três semanas tomando prednisona 20mg duas vezes ao dia e metotrexato 7,5 mg uma vez por semana, apresentei um inchaço no rosto e pescoço. Por que isso ocorre?
Esse efeito provavelmente se deve ao uso continuado da prednisona. Converse com seu médico sobre sua duvida. Ele com certeza poderá lhe orientar melhor.

Olá! Obrigado pela pergunta!!! O inchaço na face/pescoço é um efeito colateral frequentemente relatado por usuários de corticóide oral. É conhecido como “face em lua cheia” ou “face Cushingóide”. Com a redução progressiva da dose do corticóide, conforme orientação do seu reumatologista, o inchaço desaparecerá progressivamente! O uso concomitante do metotrexato, com ajuste progressivo da dose - somente com orientação médica! - , também poderá controlar a polimiosite e reduzir a necessidade de doses altas, por tempo prolongado, do corticóide! Busque sempre a orientação do seu médico! Melhoras!!!