Fui diagnosticada no espectro bipolar com mais crises depressivas , mas não tomo nenhum antidepressi
3
respostas
Fui diagnosticada no espectro bipolar com mais crises depressivas , mas não tomo nenhum antidepressivo, só estabilizador de humor ( litio e lamotrigina). Se tem sintomas depressivos por que não usar antidepressivo?
O tratamento do Transtorno Bipolar, tanto da fase de mania (euforia) quanto depressiva, é feita preferencialmente com medicações estabilizadoras de humor, dentre elas o Lítio e Lamotrigina. Os antidepressivos também podem ser utilizados, mas não são a primeira escolha, pois podem piorar a estabilização do humor de um paciente bipolar. Caso não esteja apresentando resposta às medicações prescritas, seu médico irá ajustar o esquema terapêutico na consulta de retorno.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Antidepressivos em pacientes com transtorno bipolar, mesmo que apresentando um episódio depressivo, podem provocar uma virada maníaca, que é quando o paciente passa para um episódio de mania. Por isso, o tratamento em geral é feito com estabilizadores do humor, como o lítio e a lamotrigina.
Em pessoas com transtorno do espectro bipolar, mesmo quando há sintomas depressivos, os antidepressivos precisam ser usados com bastante cautela, porque podem desencadear episódios de agitação, irritabilidade ou hipomania/manias em algumas pessoas. Por isso, o tratamento costuma priorizar os estabilizadores de humor, que ajudam tanto a prevenir as fases depressivas quanto a evitar oscilações de humor.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.