Fui diagnosticada no espectro bipolar com mais crises depressivas , mas não tomo nenhum antidepressi

Fui diagnosticada no espectro bipolar com mais crises depressivas , mas não tomo nenhum antidepressivo, só estabilizador de humor ( litio e lamotrigina). Se tem sintomas depressivos por que não usar antidepressivo?

3 respostas


O tratamento do Transtorno Bipolar, tanto da fase de mania (euforia) quanto depressiva, é feita preferencialmente com medicações estabilizadoras de humor, dentre elas o Lítio e Lamotrigina. Os antidepressivos também podem ser utilizados, mas não são a primeira escolha, pois podem piorar a estabilização do humor de um paciente bipolar. Caso não esteja apresentando resposta às medicações prescritas, seu médico irá ajustar o esquema terapêutico na consulta de retorno.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Antidepressivos em pacientes com transtorno bipolar, mesmo que apresentando um episódio depressivo, podem provocar uma virada maníaca, que é quando o paciente passa para um episódio de mania. Por isso, o tratamento em geral é feito com estabilizadores do humor, como o lítio e a lamotrigina.


Em pessoas com transtorno do espectro bipolar, mesmo quando há sintomas depressivos, os antidepressivos precisam ser usados com bastante cautela, porque podem desencadear episódios de agitação, irritabilidade ou hipomania/manias em algumas pessoas. Por isso, o tratamento costuma priorizar os estabilizadores de humor, que ajudam tanto a prevenir as fases depressivas quanto a evitar oscilações de humor.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.