Fui diagnosticado com síndrome de asperger, e as vezes quando oiço ou vejo algo, isso fica se repeti

21 respostas
Fui diagnosticado com síndrome de asperger, e as vezes quando oiço ou vejo algo, isso fica se repetindo diversas vezes na minha mente, as vezes são falas ou cenas de um filme, e para isso parar eu repito o filme diversas vezes, ou então escrevo esse "pensamento repetitivo", as vezes acabo por falar a frase ou descrever a cena diversas vezes
Isto é ecolalia?
Olá obrigada por sua pergunta! Como foi seu diagnóstico para TEA (Transtorno do Espectro Autista), o Asperger é a a apresentação mais leve do TEA. Os sintomas que você descreve vieram antes ou depois do seu diagnóstico? Isso fará diferença no diagnóstico desses sintomas. Como a profissional acima informou ecolalia é forma de afasia(fala) em que o paciente repete mecanicamente palavras ou frases que ouve. Pode estar acontecendo um processo ansioso, mas que somente uma avaliação com especialista você poderá obter um diagnóstico mais preciso e indicação para tratamento. Não fique com dúvida, vá investigar e tratar!

Ola, pelo que você relata, não deu para entender se você assiste ou repete as palavras e cenas que vê nos filmes, mas vamos lá.
Em relação ao que é a ecolalia, é o ato de repetir o que alguém acaba de dizer, ou repetir o que ouve. Ex: assisto o filme e fico repetindo algumas palavras que ouço, isso é ecolalia.
Ficar anotando as palavras do filme, pode ser um comportamento rígido que você pode está tendo, e assistindo sempre o mesmo filme também é.Precisa fazer uma avaliação melhor, converse com seu terapeuta.
A disposição
Uma das características da Síndrome Asperger são os padrões repetitivos. Você disse que às vezes repete falando as frases, então isso é ecolalia. Ela pode ser imediata ou pode acontecer depois de um tempo e ainda repetir o que foi dito.
Oi. O seu relato parece caracterizar ecolalia sim (comum na síndrome de Asperger), porém vale observar a semelhança com sintomas do TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), onde fazer algum comportamento repetido, aliviaria pensamentos intrusivos e desconfortáveis. São somente hipóteses, já que não se tem maiores dados. Vale a pena procurar uma ajuda profissional especializada para avaliação, diagnóstico (a fim de maior assertividade no tratamento) e encaminhamento para psicoterapia, que trará benefícios para qualidade de vida.
Abraços.
Pode ser sintoma do asperger mesmo, mas para isso precisa ser melhor avaliado pois outros transtornos também podem causar estes sintomas. Procure seu medico e uma ajuda psicológia.
abçs
Olá, concordo com os profissionais que dizem não parecer ser ecolalia, mas ficou um pouco confuso e faltam informações pra ter certeza. De qualquer maneira, você não acha que seria interessante ter com quem conversar para se aprofundar nisso e nas questões que envolvem isso, por exemplo como se sente ou só alguém que te ouça sem te julgar ou dizer para parar... em fim, acredito que isso possa ter valor pra você. Se a resposta for afirmativa procure um psicologo. Abraço
Oi, conforme seu diagnóstico dentro do transtorno do espectro autista, essa repetição das partes do filme é uma característica do transtorno, se você repetir as falas logo após a fala do personagem, considera-se ecolalia, caso você repita um pouco depois de assistir o filme, chamamos de ecolalia tardia. Se isso é um comportamento que esteja lhe trazendo prejuízos na comunicação, interação e bem estar, aconselho a procurar um psicólogo especializado. A disposição!
Olá! Primeiro, é interessante que você consegue descrever o que acontece, ao menos em alguns aspectos. O que sustenta essa repetição pode ser investigado e tratado com mais elementos. Contudo, não se preocupe com conceitos limitantes sobre você. Para a mente, não há limites. Se estímulos são modificados, experiências são modificadas. Abraço!
É possível afirmar apenas que sua atenção está prejudicada por conta destes pensamentos invasivos e repetitivos. Os sintomas descritos contêm características do TOC e da Ecolalia tardia, são necessárias mais informações para entendermos mais profundamente a natureza destes fenômenos. Se você foi diagnósticado com a Síndrome de Aspenger acredito que sua interação social e comunicação merecem um pouco mais de cuidado; talvez focando nestes pontos os sintomas descritos podem diminuir de intensidade. A prática meditativa pode também te ajudar no controle dos pensamentos invasivos e melhorar a qualidade da sua atenção; terapia é fundamental. Espero ter ajudado, boa sorte.
Olá. Retorne ao médico que lhe deu o diagnóstico para esclarecer suas dúvidas. Atenciosamente.
Ola! Não é ecolalia, parece um mecanismo cognitivo para lidar com estresse ou outras situações que podem te deixar ansioso. Recomendo um acompanhamento terapeutico para te ajudar a lidar com esses sintomas de forma mais efetivas e que custem menos tempo e esforço. Recomendo um profissional da área comportamental com experiência em desenvolvimento atípico.
Olá, pelo que entendi você descreve como repetições de pensamentos e frases que te levam a escrever sobre, certo? Tem uma característica chamada esteriótipia no TEA que são "manias" que se desenvolve, talvez essas seja uma das suas esteriótipias. Busque profissionais da área que que possam ter conhecimento sobre o TEA para lhe auxiliarem melhor, assim você terá qualidade de vida também!

Abraços
Olá , esse tipo de repetição ,não é ecolalia , e faz parte do quadro do TEA. São as estereotipias do quadro . Mas é importante falar sobre isso com o profissional, buscando ressignificar esses comportamentos. Estou a disposição.
Não é ecolalia. O Asperger é um tipo de autismo, porém, mais brando.
As pessoas com a Síndrome de asperger tem apego à rotina e têm também interesses limitados. Geralmente, elegem uma área principal e focam muito da sua energia nela.
É comum que uma pessoa com asperger se envolva durante horas em uma mesma atividade, também são capazes de conversar por muito tempo sobre o mesmo assunto, fazendo descrições ricas e em detalhes de um jogo que gostam, por exemplo. Me parece que sua descrição se enquadra no seu diagnóstico. O tratamento medicamentoso pode ser necessário para controlar alguns sintomas, como a agitação ou ansiedade excessivas, mas não é a única opção, hoje o apoio psicológico é tão necessário que em determinados casos é mais viável do que o próprio medicamento. Portanto, se tornou um aliado importante para o tratamento. Precisando de ajuda, entre em contato.
Olá, pessoa! Entendo que receber um diagnóstico pode ser assustador às vezes, especialmente um que a gente não entende completamente. Acredito que os colegas acima já explicaram por que este sintoma não se trata da ecolalia. A pergunta que você faz, no entanto, me sugere uma busca por respostas, por nomes que te ajudem a compreender o que está passando. Embora você tenha citado filmes e, devo dizer, há excelentes filmes sobre asperger já produzidos, não deixe de buscar um acompanhamento - Não há nada a perder, senão a solidão de lidar com esses pensamentos sozinho. Conversar com um profissional pode te ajudar a compreender e aceitar esses pensamentos e manias e, isto deve fazê-los menos preocupantes.
Olá, ecolalia é uma das características do TEA e ela pode ser imediata ou tardia, pode acontecer fora de contexto. E sim pode ser estereotipia, mas procure um profissional especialista na área.
Olá! Não me parece ecolalia e sim, parte do diagnóstico Asperger. Sugiro uma investigação profunda junto ao profissional que te acompanha.
Boa sorte!
Olá! Para uma melhor resposta referente ao seu questionamento seria interessante se você trouxesse mais características do que está sentindo ou fazendo, para assim, podermos entender melhor e redirecionar de melhor maneira diante do fato. Abraço!
Olá! Todos os colegas acima esclareceram, a meu ver, muito bem sua pergunta. Entretanto como todos sugeriram, a ajuda multiprofissjonal está muito indicado no seu caso para uma melhoria na sua qualidade de vida. Busque por ajuda, lhe fará muito bem!
Olá! Além de todas as informações dos colegas acima, considero importante investigar melhor e entender como esses sintomas interagem, especificamente "em você", os seus impactos na "sua vida", a sua história de enfrentamento. Não postergue um tratamento, busque ajuda!
Você informa que foi diagnosticado com síndrome de asperger, mas cabe sabermos quem fez este diagnóstico foi realmente um profissional da saúde. Se foi um profissional o melhor a fazer é você conversar com ele e seguir o tratamento.