Fui em uma dentista especialista em bruxismo e ela me disse que a placa não resolve o problema, mas

4 respostas
Fui em uma dentista especialista em bruxismo e ela me disse que a placa não resolve o problema, mas na verdade piora, no caso de alguns pacientes. Ela trabalha com um aparelho móvel para bruxismo, e disse que este sim, resolve. Será verdade? Se sim, por que?
Sendo o bruxismo consequência, entendo que as placas dificilmente atuarão nas causa que provocam tal comportamento, mesmo que involuntário, então tal tratamento será apenas paliativo até que a causa primária seja tratada. A maior aproximação de um tratamento efetivo que consegui identificar foi com a Imaginação Ativa, mas talvez não seja a única, talvez o EMDR também possa tratar, ou outras técnicas de psicologia. Desconheço outros trabalhos científicos onde seja comprovado a eficácia do tratamento.
Boa sorte.

Existe a placa rígida e tradicional de acetato para bruxismo , como hj em dia tb tem aparelhos miofaciais q atuam nesse caso . Porém se seu bruxismo for mais agravado sendo tb diurno , indicamos para um neuro q intervirá com medicação associada ao uso de placas .
Em raríssimos casos, a placa irá piorar os sintomas. Geralmente em casos que a placa não foi bem indicada. Seu problema é bastante comum atualmente, a vida estressante que todos nós temos hoje em dia tem uma influência muito forte no surgimento do bruxismo, mas outras causas também podem estar presentes.

O ideal é buscar novamente um dentista especializado para iniciar o tratamento.

Uma associação com outras áreas como a psicologia é muito válido.
Ola,
Primeiramente devo dizer que todos temos bruxismo, uns mais outros mais, principalmente os respiradores bucais. O bruxismo atua mais a noite e pode ser cêntrico ,quando os músculos pressionam os dentes de baixo contra os superiores e o resultado é dores de cabeça, de nuca, ombros etc, e há outro tipo de bruxismo que é o excêntrico onde o maxilar inferior age lateralmente provocando o desgaste da superfície de contato dos dentes superiores e inferiores.O resultado deles é nada agradável e ocorre quando temos uma ansiedade, quando queríamos dizer algo e não dissemos , ou dissemos e não era para ser dito.Aí o bruxismo age a noite por isso que o uso da placa é importante. Quanto a tratamento , deves fazer se houver necessidade. Se quiseres uma outra opinião procure um dentista que realize a Reabilitação Dinâmica e Funcional dos Maxilares em sua cidade e terás opção de escolha.