Bruxismo - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em bruxismo

Encontre um especialista em Bruxismo na sua cidade:
Yane Benaglia Moura Grungier

Yane Benaglia Moura Grungier

Dentista

São Bernardo do Campo

Leonardo Nascimento Silva

Leonardo Nascimento Silva

Dentista

Belo Horizonte

Marcia Costa Silva

Marcia Costa Silva

Dentista

São Paulo

Gleyciane Santos

Gleyciane Santos

Dentista

Andrea Vieira Laercio Pontes

Andrea Vieira Laercio Pontes

Dentista

Fortaleza

Perguntas sobre Bruxismo

Nossos especialistas responderam a 50 perguntas sobre Bruxismo

É necessário avaliar sua oclusão e desoclusão com muito critério para se fazer um diagnóstico e planejamento e assim te indicar as opções de tratamento. Abraços
6 respostas

Olá, o BRUXISMO é o ranger de dentes com ou sem apertamento dental, de forma inconsciente, que, as vezes, o indivíduo nem percebe que descarrega uma força nos dentes, durante o dia e, principalmente,…
6 respostas

Olá, pelo que descreve, é um caso de Bruxismo, que pode ser diurno e/ou noturno. Normalmente quando se enfrenta períodos de aumento de stress há o aumento na intensidade e frequência do bruxismo.…
5 respostas

Especialistas falam sobre Bruxismo

É caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes, a causa é associada à fatores morfológicos, psicológicos e modulação de neurotransmissores. O problema pode ser progressivo e sem sintoma, mas pode provocar dor de cabeça , sons articulares e dificuldade para abrir e fechar a boca. Pode estar inter ligado à Oclusão, a relação da mordida superior e inferior e sua implicação com as estruturas como dentes, gengiva, osso, músculos, ligamentos. Um estudo detalhado é realizado para detectar a causa e proposição de tratamento. As Placas Articulares reduzem a atividade dos músculos durante a noite e protegem os dentes dos desgastes provocados pelo hábito.

Elaine C. Camargo

Dentista

Porto Alegre


o Bruxismo pode acontecer durante o sono e acordado e tem tratamentos diferentes. as crianças sofrem muito com o ranger e desgaste dos dentes e podem estar relacionado com problemas respiratórios, e os adultos com sono de má qualidade e por uso de alguns medicamentos. procure um especialista

Ricardo Tanus Valle

Dentista

Belo Horizonte


Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono ou de dia. Este hábito parafuncional acomete todas as idades e está bastante relacionado com o nível de estresse, tensão e ansiedade. O bruxismo pode provocar desgaste nos dentes, hipersensibilidades dentárias, exposição das raízes dos dentes pela retração da gengiva, dores de cabeça e até distúrbios da articulação temporomandibular. A avaliação por um dentista capacitado se faz necessário para definir o melhor tratamento a ser feito em cada caso. Muitas vezes, o tratamento é multidisciplinar, envolvendo dentista, psicólogo, fisioterapeuta e outros.

o hábito de apertar ou ranger os dentes faz com que haja uma sobrecarga na articulação, dentes e mucosa. Muitas vezes está associada ao quadro de dor que se irradia à articulação, ouvidos, pescoço, lateral da cabeça, ombros. É importante uma avaliação para tratamento de forma a devolver a qualidade de vida, melhorar a qualidade do sono, eliminar a dor. Geralmente associado ao stress.

Daniel De Barros Itikawa

Dentista, Terapeuta complementar

Goiânia


Ranger os dentes ou o aperto excessivo dos dentes. O Bruxismo consiste na hiperatividade do músculo masseter, podendo originar dor de cabeça, dor muscular, interrupção do sono, disturbios na articulação temporomandibular, assim como a fratura ou absorção óssea com consequente perda dos dentes. O tratamento é realizado pelo uso de placas oclusais e também pode ser aplicada toxina botulinica neste músculo. O procedimento é praticamente indolor.

Roberta Papaleo

Oncologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita

O bruxismo é uma condição muito comum principalmente para pessoas que sofrem com o stress e agitação do dia-a-dia, cada vez mais intenso e presente nos dias de hoje. Além disso, também outros fatores podem causá-lo, tais como problemas emocionais ou certas condições neurológicas. Sintomas comuns do bruxismo são dores dos músculos da face, dores na articulação, desgaste e/ou dor nos dentes, dores de cabeça, entre outros. Geralmente, quando diagnosticamos o bruxismo, confeccionamos placas para relaxamento muscular e proteção dos dentes para uso noturno, porém, dependendo de cada caso, indicação, gravidade ou necessidade de cada paciente, outros tratamentos podem e devem ser realizados.

Marco Aurélio Wood Macan

Dentista

Jundiaí


Além de placas, o Botox, pode ser utilizado em conjunto na diminuição da tensão muscular para controle do bruxismo (apertamento ou ranger de dentes durante o sono e/ou em vigília e que, de acordo com as estatísticas médicas, acomete cerca de 40% da população). A explicação é simples, a tensão diminui, de maneira que não há força o suficiente para provocar o atrito entre os dentes, causando o desgaste e fadiga dos músculos da mastigação, uma das situações responsáveis pelas dores orofaciais. A excelente vantagem em relação ao tratamento tradicional apenas com placas é prevenir desgaste e dores.

Ricardo Abreu De Queiroz

Dentista

Belo Horizonte


O Bruxismo é uma patologia dos maxilares causado pela sobrecarga muscular noturna com aparecimento de rangidos noturnos dos dentes, apertamento diurno, tem ligação direta com a qualidade do sono. Estima-se que 40% da população brasileira possuí esse hábito parafuncional que pode causar dores na face e cabeça (cefaleias). A incidência é maior em mulheres, podendo acarretar qualquer faixa etária. O tratamento pode ser com placas miofuncionais, toxina botulínica, medicamentos e em casos extremos com ajuda de outros profissionais (psiquiatra, geriatra e etc.). Os hormônios do estresse munidos de ansiedade podem ser pontos de gatilho para o inicio do quadro clínico, pode envolver também as ATM's

Thiago Bonifácio De Souza Guimarães

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Goiânia

Agendar uma visita

O bruxismo é o mal do século. Trata-se de um distúrbio parafuncional e multifatorial, ou seja, apresenta diversas causas. E, portanto, merece um tratamento multidisciplinar (diversas especialidades). Sugiro realizar uma avaliação completa com seu Dentista de confiança para avaliar as causas do bruxismo, se há contatos prematuros, se está indicado ortodontia ou ajustes oclusais seletivos ou ainda se pode estar indicada uma placa interoclusal (Placa de Michigan) para proteger os dentes e diminuir possíveis dores e distúrbios articulares (DTM). São muitos os tratamentos possíveis. Procure um profissional qualificado.

Gustavo Zanardi

Dentista

Balneário Camboriú


O bruxismo é o hábito de apertar ou ranger os dentes, produzindo ou não sons. Presente em adultos e crianças, esse distúrbio pode acompanhar a pessoa por toda a vida, já que o sucesso do tratamento muitas vezes está ligado a fatores psicológicos e emocionais. A tensão, raiva, agressão reprimida, ansiedade, estresse e o mau posicionamento dental são os principais fatores desencadeantes do bruxismo. Para o tratamento do bruxismo é necessário a intervenção do cirurgião-dentista através de placas miorrelaxantes, agulhamentos, manipulações e procedimentos cirúrgicos. Através desses tratamentos temos obtido muitos resultados positivos.

Cada vez mais frequentes no nosso dia-a-dia clínico, os pacientes que apresentam bruxismo geralmente se queixam de dor muscular na face ao acordar ou na ATM (articulação temporo-mandibular). Apresentam desgastes nas superfícies dos dentes, fraturas, sensibilidade, hipertrofia do masseter e cansaço ao mastigar. A ansiedade, o estresse e outros fatores ajudam no desenvolvimento deste hábito, podendo ser durante o sono ou o dia. Ser cêntrico, quando há o apertamento, excêntrico quando do ranger dos dentes, ou os dois. A forma de tratamento vai depender do grau de bruxismo e uma avaliação mais criteriosa deverá ser considerada.

Bruxismo é uma doença na qual o paciente range os dentes durante o sono, causando uma grande variedade de consequências ruins. Dentre elas: desgaste dos dentes, cansaço muscular, dores de cabeça e pescoço, sonolência durante o dia, além de dores na ATM (articulação que abre e fecha a boca). Nós tratamos o bruxismo de várias formas, tanto com terapias de relaxamento e anti-estresse como com aparelhos protetores bucais, laserterapia e fisioterapia. Em nosso consultório temos aparelhos de laser e eletroestimulação (TENS) que auxiliam no tratamento dos sintomas.

Dr. Rowan Vilar

Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Bruxismo é o ranger dos dentes durante o sono e trismo é o apertar forte dos dentes durante o sono. Existem teorias variadas sobre a origem desse distúrbio do movimento durante o sono, mas nenhuma que seja absoluta. O bruxismo e o trismo podem gerar desgaste dos dentes, problemas de ATM, dores dentárias e em musculatura cefálica. O diagnóstico pode ser pelo simples relato, como pela filmagem de familiar, como por polissonografia. O tratamento do bruxismo envolve placa de mordedura, medicamentos antidepressivos e até mesmo aplicação de toxina botulínica na musculatura mastigatória.

Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou, mais comumente, durante o sono. As possíveis razões físicas ou psicológicas para esse distúrbio podem incluir: Sensações de ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão Alinhamento anormal dos dentes superiores e/ou inferiores (má oclusão) Outros problemas do sono, como a apneia do sono Resposta à dor de ouvido ou dor de dente (principalmente em crianças) Refluxo do ácido estomacal para o esôfago e para a boca Efeito colateral incomum de alguns medicamentos psiquiátricos, tais como certos antidepressivos.

Marcio Roberto De Avila

Dentista

Curitiba


Atendimento a questão psicológica envolvida nesta questão que traz disconforto a quem possui. É interessante uma avaliação odontológica, também.

Danielle Vieira De Aragão Bevilaqua

Psicanalista, Psicólogo

São Bernardo do Campo


O tratamento da disfunção da ATM (articulação têmporo-mandibular) no que diz respeito aos sintomas pode ser está hoje conduzido através de algumas medidas específicas. Por se tratar de uma doença multifatorial, é necessário a intervenção em diversas áreas como a fisioterapia, psicanálise, medicina e odontologia. A nossa função é promover um relaxamento da musculatura, evitar o contato direto entre os dentes e orientar esse paciente quanto a alguns hábitos para-funcionais que deverão ser evitados. De forma prática estamos falando da utilização de duas ferramentas para o tratamento: a placa miorrelaxante e a toxina botulínica (botox).

É classificado em: - Primário: controlado pelo SNC, e manifesta-se em: Bruxismo em Vigília que ocorre quando estamos acordados ou Bruxismo do Sono que ocorre quando estamos dormindo.Por ser controlado pelo SNC até o presente momento nenhuma terapia cura esse tipo de bruxismo. Optamos por estratégias que minimizam os efeitos deletérios aos dentes, músculos mastigatórios e ATM - Secundário: está relacionado a fatores secundários, como Doença de Parkinson, distúrbios neurológicos, psiquiátricos e respiratórios do sono, álcool, drogas, cafeína, Fluoxetina, Sertralina, Paroxetina e Venlafaxina. Para seu controle deve-se determinar se iniciou ou agravou com o fator e tentar eliminá-los/controlá-los.

Bruxismo é o ato de ranger os dentes durante o sono, onde geralmente é aplicada uma força extremamente exagerada e agressiva sobre os dentes, provocando o seu desgaste. Os sintomas do bruxismo são diversos, podendo ocorrer desde dores no rosto e ao abrir e fechar a boca, estalidos nas articulações temporomandibulares (ATM), dores e zumbidos no ouvido, dores de cabeça, enxaqueca, dores na nuca e pescoço, ou também nenhuma dor. O principal sinal são os desgastes nos dentes, destruindo a anatomia original dos mesmos. O tratamento para o bruxismo inclui o uso de placas miorrelaxantes para proteção dos dentes, aplicação de toxina botulínica para controlar as forças musculares, e fisioterapia.

Bruxismo é o ato de ranger/apertar os dentes excessivamente, podendo danificá-los com fraturas e trincas. Para pacientes bruxistas, existem uma série de avaliações a serem feitas para eleger o melhor tratamento possível.

Sabrina Ehmke

Dentista

Timbó


Causa: Contração da musculatura Tratamento: o bruxismo ou apertamento dental é tratado com placa dental miorrelaxante para relaxar a musculatura e evitar desgaste dos dentes. Em alguns casos, pode ser indicado massagens, acupuntura em associação com a placa dentária para melhorar a sintomatologia dolorosa e qualidade do sono. Importante lembrar que a placa deve seguir alguns critérios de moldagem e confecção para que exerça a função de relaxar a musculatura. Sendo assim, para tratar esse hábito, o profissional que confeccionará o aparelho, deve ter conhecimento em oclusão dentária.

Leticia Brito Barbosa

Dentista

São Paulo


O ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente é chamado de bruxismo. Esse distúrbio pode ocorrer tanto durante o dia quanto durante a noite, quando é chamado de bruxismo noturno. Podendo causar desgastes dentários, dores de cabeça (na região lateral e posterior), dores em pescoço e ombros, dores no fundo de olho, dores e zumbidos nos ouvidos. O tratamento é feito com sessões de relaxamento e com o uso de uma placa de proteção dentária, que deve ser colocar entre os dentes para dormir. Nosso método de tratamento é altamente conservador, sem desgastes em dentes, sem aplicações ou infiltrações dentro das articulações temporo mandibulares, e sem prescrição de medicamentos.

André Luis Linhares

Dentista

Goiânia


Ao tratar o bruxismo, é importante uma análise detalhada da história do paciente. A causa do bruxismo é de origem multifatorial e quanto mais informações colhemos do paciente, mais fica provável a solução do problema. Quais seus outros problemas de saúde? Há quanto tempo range os dentes? Qual o nível de desgaste dental? Há dor? Em nossa experiência, nem sempre a solução do bruxismo é uma placa noturna.

Naia Tonhá Almeida

Dentista

São Paulo


Este problema está intimamente associado à fatores psicológicos do paciente. Sendo assim é necessário uma consulta detalhada, para avaliar a real causa daquele bruxismo. Usualmente os pacientes bruxômanos relatam dor na Articulação Têmporo-Mandibular principalmente ao acordar e apresentam no exame clínico desgastem dentários acentuados. Uma forma de tratar os sintomas é através da confecção de uma placa miorrelaxante.

O Bruxismo é um hábito parafuncional caracterizado pelo ranger ou apertar de dentes. Esse hábito pode ser diurno ou noturno, é observado em pessoas de todas as idades e está comumente relacionado ao estresse. Existem sinais clínicos que auxiliam o dentista detectar o bruxismo, mas o relato do paciente de dor na região da articulação, dor de cabeça ao acordar, barulho do ranger dos dentes à noite relatado pelo parceiro ou familiar é frequentemente trazido ao consultório para auxiliar o diagnóstico.  No cuidado do paciente com bruxismo, procuramos melhorar sua qualidade de vida, proteger os dentes, articulaçao e estruturas adjacentes.

Luise Seibel

Dentista

Porto Alegre

Agendar uma visita

Bruxismo é considerado um distúrbio do movimento no qual o paciente range e aperta os dentes. Na maioria dos casos, isso ocorre durante o sono mas também pode ocorrer durante o dia. O bruxismo é uma condição multifatorial provocada por fatores genéticos, emocionais e ambientais. Os principais sintomas são: Dor de cabeça; Dor e zumbido no ouvido; Dor no pescoço; Dor na mandíbula e na maxila; Dor nos músculos da face e da mastigação; Alterações no sono; Emissão de sons e ruídos durante a noite; Para resolver é necessário mudar a rotina, utilizar placas odontológicas miorelaxantes noturnas e outras possibilidades que o cirurgião dentista está apto a esclarecer.

Elouisa P. Pimenta

Dentista

Guarulhos


O bruxismo se não tratado pode causar dores de dente e dores miofaciais, ou seja, dores da musculatura do rosto.

Eloisa Maffeis Javaroni

Dentista

Ribeirão Preto


O tratamento para Bruxismo ou Apertamento Dental, requer uma avaliação da oclusão e das causas do problema. Na maioria dos casos, envolve a confecção de um aparelho miorrelaxante feito em laboratório para o paciente dormir com esse aparelho, que é ajustado conforme a oclusão do paciente.

Caracterizada pelo ato de ranger e apertar os dentes de forma involuntária, o bruxismo é um doença séria e que merece atenção. O problema provoca um desgaste nos dentes, dor na musculatura ao abrir e fechar a boca, hipertrofia dos músculos, dores de cabeça constantes e até doenças periodontais. O problema ocorre com maior frequência durante o sono noturno, o que dificulta que o portador do problema perceba sua condição. O mais curioso é que, na maioria das vezes, a causa do problema é emocional, e aqui desvendamos os principais para que você possa reconhecê-los e tratá-los o quanto antes.

Warley Pereira De Paula

Dentista

Uberlândia


O que é Bruxismo? Sinônimos: ranger e travar os dentes Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou, mais comumente, durante o sono. Complicações possíveis: - Danificar definitivamente os dentes - Dor de cabeça tencional - Dor na face - Distúrbios que ocorrem nas articulações temporomandibulares (ATMs), localizado em frente às orelhas O bruxismo não é um transtorno perigoso. No entanto, pode causar dano permanente aos dentes e dor desconfortável na mandíbula, dores de cabeça ou dor de ouvido.

Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou, durante o sono. Você deve procurar ajuda profissional se: Seus dentes estão desgastados, danificados ou sensíveis Você apresenta dor na mandíbula, na face ou nos ouvidos Outras pessoas reclamam que você faz ruídos enquanto dorme Sua mandíbula não abre e fecha completamente Você perceber que seu filho, por exemplo, está rangendo ou apertando os próprios dentes, ou se ele apresenta, ainda, outros sinais ou sintomas de bruxismo

Andrea Abreu Correa

Dentista

Curitiba


Bruxismo é o nome técnico do ato de ranger e/ou apertar os dentes de forma involuntária, desencadeando inúmeras manifestações clínicas de impacto mecânico local uma vez que a musculatura da mastigação é o complexo articular mais forte do corpo. Trata-se de uma queixa muito frequente na população em geral, porém muito pouco diagnosticada nos consultórios. Os sinais de impacto envolvem várias regiões: boca (desgaste dentário), ouvido (vertigem, zumbido, tontura), cabeça (enxaqueca) e pescoço (cervicalgia e torcicolo). Dessa forma, uma avaliação especializada é crucial para elucidar a etiologia do sintoma e o tratamento adequado para o mesmo.

Daniel Callegari Pereira

Neurocirurgião, Neurologista

Vila Velha

Agendar uma visita

Placa oclusal miorrelaxante para bruxismo, que podem ser feitas em acrílico e silicone,protegendo assim os dentes de danos severos como fraturas e desgastes,protegendo os músculos e as articulações temporo-mandibulares. O distúrbio é comum até mesmo em crianças.

Se você acorda e os músculos do seu rosto estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo do sono - um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos e às vezes, as faces dos dentes são severamente desgastadas. Eventualmente, o bruxismo pode comprometer a saúde do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. Ele também pode ser um fator de risco a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, desenvolvendo desordens têmporo-mandibulares (DTMs).

O habito de ranger e/ou apertar os dentes, podem trazer danos a sua saude! Os dentes podem se desgastar, mudar de posição e mesmo fraturar, ocasionando sua perda. As articulações Temporo mandibulares podem sofrer varias tipos de danos e o paciente pode ter sintomas de dores, zumbidos no ouvido e tontura! O uso de aparelhos funcionais associado ao laser de baixa intensidade, é um tratamento muito eficaz nesses casos.

Renata Lollato

Dentista

Ribeirão Preto

Agendar uma visita

Realizo o tratamento do Bruxismo através de Placa Miorrelaxante Alemã de 3mm (macia por dentro e dura por fora). Realizamos aplicação de laser, Shiatsu, aplicação de Toxina Botulínica com técnica individualizada para cada paciente, Florais de Bach além de orientações como mudança nos hábitos para se ter uma melhor qualidade de vida!

Trata-se de um sintoma relacionado ao estresse ou ansiedade, que, devido à tensão muscular, leva ao apertamento dos dentes.

O bruxismo é um distúrbio neuromuscular que não tem cura. Está intimamente relacionado ao estresse psicológico, situação cada vez mais frequente nos dias atuais. Os sintomas englobam o apertamento e ranger dos dentes (mais comuns durante o sono), cansaço ao acordar, dores de cabeça e no pescoço, perda dental, perda óssea, retração gengival e são um desafio à manutenção de qualquer tratamento restaurador. O tratamento, que tem como objetivo básico prevenir desgastes dentários e diminuir a hiperatividade dos músculos da mastigação, depende, na maioria das vezes, da utilização de placa miorrelaxante, podendo envolver outros profissionais de saúde (médico, psicólogo, fisioterapeuta, etc).

O bruxismo é uma condição muito mais comum do que a gente pensa e é caracterizada pelo hábito de ranger ou apertar muito os dentes. Caso você esteja com algum dos seguintes sintomas, você pode estar sofrendo de bruxismo: - Contrações rítmicas dos músculos da mandíbula; - Ranger os dentes, emitindo um som que pode perturbar o sono da pessoa com quem você compartilha o quarto; - Músculos da mandíbula apertados ou doloridos; - Estalo ou clique quando você mexe a articulação temporomandibular; - Dor por um período prolongado nos músculos da face; - Dentes danificados, restaurações dentárias quebradas e gengiva ferida; - Dor de cabeça; e Inchaço (ocasional) na mandíbula inferior por apertar dos dente.

Bruxismo é caracterizado por movimentos para funcionais, que levam ao longo do tempo ao desgaste dos dentes.

A toxina botulínica foi devidamente regulamentada para uso pela Resolução do Conselho Federal de Odontologia - CFO - desde de setembro de 2011. Justamente pela sua atuação na diminuição da tensão muscular, ela pode ser utilizada para diversas finalidades na área, como é o caso do controle do bruxismo, uma situação que se caracteriza pelo apertamento ou ranger de dentes durante o sono e/ou em vigília e que, de acordo cm as estatísticas médicas acomete cerca de 40% da população mundial. A explicação é simples: quando injetada num dos músculos da face, a tensão diminui, de maneira que não há força o suficiente para provocar o atrito entre os dentes, causando o desgaste ou a fadiga dos músculos.

Aparelho Ortopédico Funcional dos Maxilares: Soluciona desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares; alinhamento dos dentes e problemas das articulações temporomandibulares. Corrige tais disfunções em pessoas de qualquier edade (crianças em dentição "de leite", mista e permanente; adolescentes e adultos), através dos aparelhos removíveis. Sinais e sintomas observáveis e tratáveis pela Ortopedia Funcional dos Maxilares: apneia do sono, bruxismo(ranger de dentes, acomete 40% da população brasileira), apertamento diurno, estalos nas ATMs, dores de cabeça e na região cervical (pescoço), zumbido no ouvido, dor de ouvido.

Quais profissionais tratam Bruxismo?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.