Fui identificado pela minha psicóloga como tendo um “leve espectro asperger”. O que isso implica no

14 respostas
Fui identificado pela minha psicóloga como tendo um “leve espectro asperger”. O que isso implica no meu funcionamento?
Olá.
tentando esclarecer um pouco sua questão.

A Síndrome de Asperger é uma condição psicológica do espectro autista caracterizada por dificuldades significativas na interação social e na comunicação não-verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos.

Essas características descritas acima podem fazer parte do comportamento de muitas pessoas sem com isso caracterizar a presença de algum transtorno. O prejuízo envolvido no comportamento é o que realmente deve ser levado em conta na avaliação de um sintoma, assim o fato de termos características semelhantes aos descritos a um transtorno mental ou síndrome mental não nos faz ter esse diagnóstico. Os sintomas sempre devem ser levados ao contexto concreto de vida da pessoa que os sente.

Agora o que sua psicóloga quis dizer com "leve espectro asperger" é algo que somente ela pode responder. Perguntar a ela e discutir isso diretamente com ela é a melhor forma de entender o que ela quis dizer com essa fala. Aposto que havia um contexto maior para ela dizer isso e esse contexto é que vai ajudar no entendimento da fala. Converse com ela a respeito.

Espero ter ajudado.

Excelente dúvida. A profissional mais adequada para te dar essa resposta é sua psicóloga, pois ela conhece seu caso e inclusive te deu a visão dela. Eu sugiro que você dialogue com ela, uma vez que o processo psicoterapeutico caracteriza-se por confiança e diálogo entre profissional e paciente.
Olá! Converse com sua Psicóloga sobre esse assunto e esclareça suas dúvidas.
Olá!
Questione sua psicóloga de como ela chegou a essa conclusão, dentro desse diálogo, talvez você já encontre caminhos e respostas para sua pergunta.
Independente de diagnósticos abordarem critérios generalizados, cada pessoa possui suas próprias características!
Olá! Um diagnóstico leve de autismo pode apresentar sintomas bem variados de paciente para paciente, por isso não temos como te responder quais são os impactos, somente quem vem te acompanhando e conhece sua história e suas questões, no caso a psicóloga que te atende. Mas algumas perguntas são importantes a se fazer: porque você buscou o processo de terapia? como está evoluindo nesse processo? Sempre gosto de reforçar com meus pacientes que "você não é o seu diagnóstico", apesar do diagnóstico ser importante para definir um tratamento, não podemos sofrer ainda mais com isso, encarar com tranquilidade e focar no seu autoconhecimento, desenvolvimento e principais sintomas. Espero ter te ajudado, e qualquer dúvida fico à disposição!
Olá, sugiro que você aprofunde essa discussão com a sua psicóloga.

Um diagnóstico de espectro autista envolve critérios específicos e deve ser conduzido de forma detalhada por um/uma profissional qualificado(a) nessa área.
Olá como vai? Sugiro conversar com a profissional que lhe acompanha para melhor clareza das dúvidas ressaltadas ou discutir com a mesma a possibilidade de encaminhamento para investigação diagnostica da demanda por Psiquiatra ou Neuropsicólogo.

Boa sorte!
Olá
O mais importante é que está tendo acompanhamento, fique a vontade para perguntar a psicologa sobre suas dúvidas, até porque existem questões singulares de cada indivíduo, somos todos diferentes e o trabalho singular é fundamental. Se achares necessário poderá conversar com ela sobre um olhar de outro profissional da área para complementar o seu tratamento.

Um abraço
Olá! Sugiro que converse com sua Psicóloga sobre todas suas dúvidas, medos, ela vai conseguir te ajudar!
Olá! É importante você conversar com sua Psicóloga sobre suas dúvidas, ela vai te auxiliar.
Olá, esse é um transtorno de desenvolvimento que afeta a capacidade de se socializar e de se comunicar com eficiência. É um estado do espectro autista, geralmente com maior adaptação funcional. Isso pode acarretar um pouco no seu desenvolvimento pessoal, gerando uma dificuldade com a qual sentirá em manifestar, mas o importante é caracterizar quais as questões que hoje vem sentindo maior dificuldade para que o profissional psicólogo possa lhe auxiliar. Fico à disposição, obrigado.
Olá, o autismo leve tem como predominância a dificuldade nas interações sociais. A psicoterapia pode te ajudar a compreender melhor sua maneira de ser, de se relacionar e também a desenvolver ferramentas de habilidades sociais para que possa se tornar mais confiante e assertivo perante ao convívio social.
Espero ter ajudado! ;)
Olá! Converse mais com sua Psicóloga sobre este tema. Tire suas dúvidas e mantenha a terapia. Irá lhe ajudar muito em seu autoconhecimento.
Atualmente, o termo "asperger" para designar pessoas dentro do Espectro Autista está em desuso. O autismo agora é classificado em diferentes níveis de suporte: 1, 2 e 3. Esses níveis são determinados com base em uma avaliação de diversos critérios. Enquanto o nível 1 apresenta sintomas leves, o nível 2 mostra sintomas moderados e o nível 3 envolve sintomas severos.

Essa mudança na terminologia reflete uma compreensão mais individualizada do autismo, reconhecendo que as experiências e necessidades de cada pessoa dentro do espectro podem variar amplamente. É importante destacar que essa classificação visa promover uma abordagem mais precisa e eficaz no suporte e tratamento das pessoas autistas, garantindo que recebam os recursos e assistência necessários, até mesmo aqueles autistas que estão classificados como nível 1 de suporte.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!