fui lavar 3 maçãs com uma colher de agua sanitária em 1 litro de agua, e acabei deixando por mais te

5 respostas
fui lavar 3 maçãs com uma colher de agua sanitária em 1 litro de agua, e acabei deixando por mais tempo que deveria, em torno de meia hora, ainda posso consumir ou se tornaram toxicas?
Dr. Jackson Ribeiro Fernandes
Médico clínico geral, Generalista, Médico de emergência
Barueri
Olá, caso a casca esteja integra o consumo pode ser realizado após lavagem em aguá continuamente por 05 minutos. Se a casca não estiver integra, recomendo não realizar o consumo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pode consumir normalmente, pois você fez uma grande diluição. É até melhor porque aumenta o poder contra amebas, por exemplo. Fique tranquila. Estou à disposição.

Atenciosamente,

Dr. Fernando Vinícius Alves
Dra. Gabriela Diniz Santim
Generalista, Médico clínico geral
São Paulo
A quantidade de água sanitária para diluir pode variar, mas uma recomendação é de duas colheres de sopa para cada litro de água.
Para higienizar frutas e verduras, também é possível usar vinagre de álcool. Para isso, basta dissolver duas colheres de sopa de vinagre de álcool para cada litro de água fria.
Você não precisa jogar as maçãs fora, mas é fundamental remover completamente qualquer resíduo de água sanitária antes de consumi-las. O cloro em solução (hipoclorito de sódio) pode ser irritante e tóxico em concentrações altas ou se ingerido em quantidade, mas evapora e se dilui com lavagem adequada.

O que fazer agora:

1. descarte a água de molho
2. enxágue cada maçã em água corrente por pelo menos 2–3 minutos, girando-a para que a água passe por toda a superfície
3. se quiser segurança adicional, esfregue suavemente a casca com uma escovinha de alimentos enquanto enxágua
4. se, após esse enxágue, você sentir cheiro ou gosto de “químico”, descasque as maçãs antes de comer

Em geral, depois de um enxágue bem feito em água corrente, a concentração residual de cloro na casca fica tão baixa que não oferece risco. Apenas certifique-se de não sentir mais odor químico e as frutas estarão seguras para consumo.
Oii!!
A imersão prolongada não torna a fruta “tóxica” internamente, pois o hipoclorito não penetra profundamente na casca. Contudo, pode haver resíduo superficial de cloro ou alteração leve do sabor e odor, especialmente se não for bem enxaguada depois.
Ingerir pequenas quantidades residuais de cloro não costuma causar intoxicação grave, mas pode gerar irritação leve na mucosa oral, na garganta ou no estômago (ardência, enjoo, gosto metálico).

- Lave muito bem as maçãs em água corrente por pelo menos 1 a 2 minutos cada, esfregando com as mãos ou uma escovinha limpa.
- Seque com papel toalha ou pano limpo.
- Se o cheiro de água sanitária persistir, o ideal é descartar as frutas, por precaução.
Espero ter ajudado!!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.