Fui recentemente diagnostica com crise não epiléptica psicogênica. Continuo em acompanhamento com ne

2 respostas
Fui recentemente diagnostica com crise não epiléptica psicogênica. Continuo em acompanhamento com neurologista para retirada segura da medicaçāo anticonvulsivante e em paralelo já iniciei terapia cognitiva comportamental. Gostaria de saber qual poderia ser o papel do psiquiatra em meu tratamento? Nāo vejo a necessidade de utilizar medicaçāo para este transtorno no momento, e estou tentando usar a terapia e mudanças no meu estilo de vida para conseguir melhor controle das crises.
Dra. Lorena Gonçalo
Psiquiatra
São Paulo
O psiquiatra não é somente um prescritor de medicamentos.

Assim como o neurologista, o psiquiatra faz uma avaliação de outras causas dos sintomas que podem coexistir, descartar causas orgânicas.

Seu desejo e suas preferências devem ser levadas em consideração durante a consulta psiquiatra, mas é importante saber a opinião do especialista.

Ele é o responsável para discutir qual seria as opções de tratamento para seu caso (se somente uma abordagem terapêutica com estilo de vida seria suficiente para seu quadro ou alguma abordagem complementar medicamentosa), sempre avaliando riscos e benefícios de cada opção e vocês tomarem essa decisão em conjunto.

Mesmo que você permaneça com as medidas já adotadas, você terá o aval do médico responsável por seu quadro e saber a quem recorrer se existir um imprevisto.

Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Vânia Correia Vide
Psiquiatra, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Ele é o responsável para avaliar opções de tratamento para seu caso, sempre avaliando riscos e benefícios de cada opção e vocês tomarem essa decisão em conjunto. Deve também mostrar todas as possibilidades no mercado de tratamentos convencionais ou ate alternativos como por exemplo a cannabis medicinal que está bastante indicada para o tratamento de epilepsia.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.