Fumo maconha há 20 anos, em algumas épocas fumava pouco e em outras todos os dias. Nesse meio tempo

17 respostas
Fumo maconha há 20 anos, em algumas épocas fumava pouco e em outras todos os dias. Nesse meio tempo tive depressão e acabei descobrindo que sou borderline.
A maconha pode ter relação com isso?
Bom dia,

o uso prolongado da maconha está associado ao desenvolvimento de quadros de saúde mental como ansiedade elevada e a depressão que você diz ter tido.

Se a causa disso foi a maconha não da pra saber, já que os estudos são correlacionais e não causais. Não conseguimos precisar com certeza a causa de um transtorno mental, assim a maconha pode ter influenciado sim no seu quadro de depressão, mas não deve ter sido o único causador.

Uma avaliação com um especialista pode ajudar a entender o que está acontecendo e o que aconteceu com você.

O Transtorno de Personalidade Boderline, por ser relacionado a personalidade não deve ter sido relacionado ao uso de maconha, pode ser algo presente no seu desenvolvimento global que pode ter agravamentos devido ao uso de substâncias psicoativas.

De qualquer maneira o uso prolongado da maconha tem outros efeitos que não só maiores índices de casos de transtornos mentais como também questões físicas relacionadas ao sistema respiratório (devido a inalação da fumaça) e outros aspectos ligados ao Sistema Nervoso Central como perda cognitiva.

Converse com um especialista sobre o seu comportamento de uso para estabelecer melhores critérios de risco e formas de redução de danos durante o uso da substância (como evitar comprar a substância de origens ruins, rever o padrão de uso, etc)

Espero ter ajudado.

Oiii, como você está? Espero que você esteja bem.
O uso e a relação que desenvolvemos com algumas substâncias podem sim interferir diretamente em alguns diagnósticos. Ou até mesmo, quando não tratamos uma questão psiquiátrica, pode-se acabar ocasionando outra.
Tudo isso, varia de pessoa para pessoa. Cada pessoa tem um organismo.
Recomendo o tratamento psiquiátrico e psicológico.
Espero ter ajudado. O que eu puder ajuda me coloco á disposição.

Recomendo uma atitude mais relaxada com os assuntos que você está abordando na sua pergunta. Primeiro: você descobriu que você é borderline. Como você descobriu. Foi feito um teste profissional? Seria útil você se dar conta o quê significa para você "ser borderline" já que nada outro importa. Você tem problemas nas suas relações, íntimas e no trabalho? Estas questões você pode precisar trabalhar, de preferência com ajuda profissional. Como o colega já disse: se a sua personalidade merece o nome borderline, não adianta procurar a causa no consumo de maconha, pois parar de usar maconha não vai mudar a sua personalidade. Precisa sim entender sobretudo a sua infância. Dito isto, parar de usar maconha sempre é uma boa ideia, pois maconha é uma droga e, apesar de que possa lhe dar um certo conforto mental no momento do consumo, debilita a sua capacidade de lidar com a vida. Ao longo prazo, ela deixa tudo pior. Para parar de usar ou para usar só moderadamente, pode precisar de ajuda profissional também, na forma de psicoterapia.
Olá! O uso indiscriminado de substâncias psicoativas é fator de risco para o desenvolvimento de transtornos psicológicos. O desenvolvimento de transtornos está associado há junção vários fatores, como fatores genéticos, ambientais, psicológicos e certos hábitos. Aconselho falar com seu psicólogo e psiquiatra sobre o uso da maconha e como ela pode afetar seu tratamento. Abraços!
Olá o diagnóstico Borderline é algo que necessita acompanhamento psicoterápico e tratamento psiquiátrico especializado. A relação com a utilização da maconha é uma hipótese que para ser comprovado é mais difícil como disse os colegas acima. Busque suporte psicológico poderá ajuda-lo em suas questões. Boa sorte!
Olá olá! Como bem perguntou outro colega, esse diagnóstico que você traz foi feito por um profissional? O uso recorrente e prolongado de maconha pode sim ser um fator desencadeador de crises para pessoas de certas estruturas psíquicas, inclusiva a Borderline. Seria importante buscar entender qual o local da maconha em sua vida e o que ela está efetivamente afetando, através de uma psicanálise é possível avançar nessas questões. Estou a disposição
A maconha é uma droga psicoativa classificada como perturbadora do sistema nervoso central. O uso prologando de maconha pode desencadear psicoses em alguns casos. O fato de estar fumando maconha impede um diagnóstico preciso de sua condição relacionada a saúde mental.
Olá, tudo bem? Eu vou apresentar a você dados baseados em evidências científicas. ( Quando se busca diagnósticos ou tratamentos, é sempre importante que busque o "padrão ouro" para aquela questão, isso significa que está sendo avaliado pelo o que existe de mais eficaz para aquele caso, segundo a literatura científica.)
Transtornos mentais são multifatoriais, isso significa que precisa de uma combinação de fatores para o seu desenrolar. Porém, em relação à depressão, existem estudos que sugerem uma relação entre o uso crônico de maconha e um aumento do risco de desenvolver ou piorar os sintomas depressivos em algumas pessoas.
No caso do transtorno de personalidade borderline, o uso de substâncias pode estar relacionado a um aumento dos comportamentos impulsivos e emocionalmente instáveis, que são características desse transtorno.
Aprender mais sobre os transtornos ( em um acompanhamento com psicólogo da Terapia Cognitivo Comportamental) , aprimorar suas habilidades para diminuir o prejuízo causado, e compreender seu funcionamento é o caminho para uma vida com mais qualidade e tranquilidade.

Depressão padrão ouro : TCC clássica.
TP Border padrão ouro : DBT ( uma corrente da TCC)

Espero ter ajudado.
Pode ser que sim,para avaliar melhor é preciso voce procurar um profissional da area, tanto psicologo como um psiquiatra.
A relação entre o uso de substâncias, incluindo a maconha, e a saúde mental é complexa. Estudos têm indicado que o uso de substâncias pode piorar os sintomas de várias condições de saúde mental, incluindo o transtorno de personalidade borderline e a depressão.

Por outro lado, muitas pessoas com problemas de saúde mental recorrem ao uso de substâncias como uma forma de auto-medicação, tentando aliviar os sintomas.

No seu caso, a maconha pode ter desempenhado um papel tanto na precipitação quanto no agravamento dos seus sintomas, mas é importante lembrar que a relação entre o uso de substâncias e a saúde mental é altamente individual e multifatorial.

É crucial que você discuta suas preocupações com um profissional de saúde mental, que pode fornecer uma avaliação completa e orientações adequadas. Eles podem ajudá-lo a entender a complexa interação entre o uso de substâncias e a saúde mental, e desenvolver um plano de tratamento apropriado.
Como psicólogo, gostaria de salientar que minha resposta é baseada em conhecimentos e informações gerais sobre o tema, mas cada caso é único e é importante buscar um profissional de saúde mental para uma avaliação individualizada.

A relação entre o uso de maconha e a depressão ou transtorno de personalidade borderline ainda é objeto de estudo e debate na comunidade científica. Alguns estudos sugerem que o uso crônico de maconha pode estar associado a um risco aumentado de desenvolver sintomas depressivos em certos indivíduos. No entanto, outros estudos não encontraram uma relação direta entre o uso de maconha e a depressão.

Quanto ao transtorno de personalidade borderline, a relação com o uso de maconha também é complexa. Alguns estudos sugerem que o uso de substâncias como a maconha pode ser mais comum entre indivíduos com transtornos de personalidade, incluindo o borderline. No entanto, é importante destacar que o uso de maconha não é a causa direta do transtorno de personalidade borderline.

É essencial considerar outros fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da depressão e do transtorno de personalidade borderline, como fatores genéticos, traumas passados, história familiar, outros eventos estressantes e condições de saúde mental pré-existentes.

É recomendável que você discuta suas preocupações com um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, que possa avaliar seu histórico, sintomas e características individuais de forma mais aprofundada. Eles poderão fornecer uma avaliação mais precisa sobre a possível relação entre o uso de maconha e suas condições de saúde mental, além de orientar sobre opções de tratamento e suporte adequados para suas necessidades específicas.
Olá!

Fatores que levam a um quadro de transtorno mental são multifatoriais, ou seja, uma substância não tem esse poder. Nossa vida é composta de vários cenários: relações familiares, amizades, amorosas, trabalho, contexto socioeconômico, contexto cultural, etc. Espero ter colaborado. =)
A relação entre maconha e saúde mental não é clara, portanto não é possível afirmar que a substância esteja influênciando seu estado de saúde mental.
A maconha pode estar diretamente relacionada com o quadro depressivo em função do que ela pode causar no organismo do dependente químico, mas pode não ser o determinante. Há casos em que a depressão pode estar relacionada com fatores genéticos ou ambientais não relacionados ao uso de substâncias quimicas. Já o transtorno de personalidade borderline não está relacionado com a substância, mas os seus efeitos alteram e influenciam nos sintomas deste transtorno.
Segundo alguns estudos realizados na Inglaterra e Holanda, a ansiedade, a depressão e transtornos do humor também estão entre os problemas de saúde mental que podem ter os sintomas agravados pela maconha, mas não podemos afirmar que essa substância seja a causa do transtono. O Transtono de Borderline é um distúrbio que afeta vários âmbitos da vida , com isso, o paciente borderline, deverá ter a consciência de que precisa de acompanhamento com profissionais. Espero que esteja bem!
Olá, como você está? Pesquisas científicas sugerem que pode existir uma correlação entre o uso de substâncias psicoativas, como a cannabis, e o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). O consumo dessas substâncias pode exacerbar sintomas característicos do TPB, tais como flutuações de humor e comportamento impulsivo. Adicionalmente, o uso frequente de cannabis durante a adolescência, particularmente em indivíduos do sexo feminino, tem sido associado a sintomas de depressão e ansiedade. Contudo, é importante ressaltar que cada caso é único e uma multiplicidade de fatores, incluindo genética, ambiente e experiências de vida, podem influenciar o desenvolvimento do TPB e da depressão. Me coloco à disposição, abraços
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 250
Maconha é uma droga depressora, mas não posso precisar se a depressão foi pelo uso da droga. Agora posso garantir que o uso da droga em questão pode piorar seu quadro depressivo. Enquanto o Transtorno de Personalidade Borderline provavelmente não tem haver com o uso da droga. Mais também pode agravar com o uso.