Gente vcs podem me ajudar tenho hipocondria não tratada pois não tem como ir no médico vcs podem me

14 respostas
Gente vcs podem me ajudar tenho hipocondria não tratada pois não tem como ir no médico vcs podem me dar dicas para cuidar dessa doença
Olá! Tudo bem?
A hipocondria é um transtorno psicológico caracterizado pela preocupação excessiva e irracional com a saúde, em que a pessoa tende a interpretar sintomas corporais como evidências de doenças graves. É importante abordar a hipocondria com uma abordagem psicológica, pois é um transtorno que pode afetar significativamente a qualidade de vida das pessoas e pode levar a comportamentos compulsivos e evitativos em relação à saúde.

Aqui estão algumas estratégias psicológicas que podem ajudar no tratamento da hipocondria:

Terapia cognitivo-comportamental (TCC): A TCC é uma forma de psicoterapia que ajuda a pessoa a identificar e alterar padrões de pensamento disfuncionais que podem estar contribuindo para a hipocondria. A TCC pode ajudar a pessoa a aprender a lidar com pensamentos catastróficos e a desenvolver estratégias de enfrentamento mais adaptativas.

Exposição gradual: A exposição gradual é uma técnica utilizada em TCC que ajuda a pessoa a enfrentar seus medos de forma controlada e sistemática. Isso pode incluir expor-se a situações que normalmente seriam evitadas por medo de adoecer, como ir ao médico ou realizar exames médicos.

Relaxamento e mindfulness: A prática de técnicas de relaxamento, como a meditação e a respiração profunda, podem ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse relacionados à hipocondria. A prática de mindfulness também pode ajudar a pessoa a se tornar mais consciente de seus pensamentos e sentimentos sem julgamento.

Educação sobre saúde: É importante que a pessoa com hipocondria seja informada sobre a saúde de forma adequada e precisa. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade e a preocupação excessiva relacionada à saúde, bem como ajudá-la a identificar quais sintomas podem ser preocupantes e quais não são.

Grupo de apoio: Participar de grupos de apoio com outras pessoas que têm hipocondria pode ser útil para compartilhar experiências e aprender estratégias de enfrentamento com outras pessoas que passam por situações semelhantes.

Terapia medicamentosa: Em alguns casos, a terapia medicamentosa pode ser usada como parte do tratamento da hipocondria. Os medicamentos podem ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade e depressão, que muitas vezes acompanham a hipocondria.

É importante lembrar que o tratamento da hipocondria deve ser personalizado para atender às necessidades individuais de cada pessoa. Uma abordagem de tratamento integrada, com uma combinação de técnicas psicológicas e medicamentosas, pode ser a mais eficaz. Além disso, é importante procurar ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra para determinar o melhor curso de tratamento para cada caso específico.
Existem profissionais que realizam atendimentos gratuitos ou por valor social, se é isso que está impedindo você de buscar ajuda, dê uma pesquisada!
Fique bem!

A hipocondria se caracteriza por uma preocupação exagerada em relação à saúde pessoal, gerando distorções cognitivas que levam a pessoa achar que se não buscar um auxílio medicamentoso "o pior pode acontecer". É importante que você busque um auxílio profissional junto a um(a) psicólogo(a). Ele(a) irá avaliar a dimensão dessa ansiedade, os disparadores desses pensamentos e os sintomas. Estou à disposição. Abraço
Olá! Você teve esse diagnóstico por quem? Busque pôr um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental Racional Emotivo e Hipnoterapeuta.
Olá! Seria interessante buscar um auxílio psicológico e psiquiátrico para entender melhor esse diagnóstico e tratá-lo adequadamente de forma que consiga ter uma qualidade de vida. Pelo seu relato não compreendi se não consegue ir ao médico ou realizar tratamento por questões de locomoção, nesse caso indico buscar um atendimento remoto tanto para psicoterápico quanto psiquiátrico, ou se é por uma questão financeira. Nessa segunda hipótese sugiro buscar através do sistema SUS um CAPS da sua região por exemplo, ou clínicas-escolas vinculadas à universidades que oferecem esse tipo de tratamento sem custo. Espero ter ajudado, estou à disposição. Se cuide!
Olá! Não é prudente te responder essa pergunta sem ter mais dados. O correto é buscar ajuda de um profissional da Psicologia. Geralmente as faculdades oferecem tratamento psicológico grátis,tenta ligar nas instituições de sua cidade e se informar.
A hipocondria é um transtorno mental que envolve preocupações excessivas e persistentes com a saúde, mesmo na ausência de sintomas ou evidências de doença. Embora seja importante obter ajuda profissional para tratar a hipocondria, há também algumas coisas que você pode fazer para ajudar a gerenciar seus sintomas em casa:

1- Evite pesquisar sintomas na internet. 2- Pratique técnicas de relaxamento. 3 - Exercite-se regularmente: O exercício físico regular pode ajudar a reduzir a ansiedade e a melhorar o humor. 4 - Mantenha uma rotina saudável de sono. 5 - Converse com alguém de confiança. 6 - Considere a terapia online. 7 - Não evite consultas médicas importantes.

Lembre-se de que a hipocondria é um transtorno tratável e que a ajuda profissional pode ser eficaz para gerenciar seus sintomas. Se você puder, procure um profissional de saúde mental para receber tratamento adequado.
Olá! Recomendo que você pesquise sobre o termo, e tente fazer psicoterapia com alguém que tenha experiência com casos com sintomatologia física.
Boa sorte!
Olá! Imagino que você esteja sofrendo com a doença, e por isso está pedindo ajuda. Que bom que você está querendo se cuidar! Mas, infelizmente, não dá para dar dicas genéricas sobre como cuidar de uma condição tão delicada e complexa. Quem foi que fez esse diagnóstico? Você que chegou a essa conclusão a partir de informações a que você teve acesso por meio da internet/livros/amigos/etc? Ou foi um profissional de saúde que fez uma avaliação cuidadosa e lhe deu esse diagnóstico? Se foi um profissional de saúde, talvez ele possa também lhe indicar algumas estratégias para se cuidar que sejam adequadas para você e seu sofrimento. Se não foi um profissional de saúde (especialmente psicólogo ou psiquiatra), sugiro que você não se prenda a um rótulo e pense no seu sofrimento. O importante é que você está sofrendo e precisa de cuidado. Aí vem a segunda parte: por que é que não tem como ir ao médico? É por uma questão financeira? É porque você está muito atarefado(a) e não consegue organizar tempo para ir ao médico? É porque não sabe que médico procurar? É porque você não conhece nenhum médico em quem possa confiar? É porque você não se sente à vontade para falar desse assunto com ninguém? Me chama a atenção o fato de que você diga justamente que é hipocondríaco (a) - cuja característica principal é a preocupação excessiva com a saúde - e não possa/ não queira ir ao médico. Sugiro que você procure não um médico, mas um psicólogo. É possível encontrar serviços gratuitos, com baixo custo, via internet, em horários diferenciados, em várias abordagens... enfim, dependendo do que é que te dificulta a ida ao médico/psicólogo, dá pra organizar uma forma de você procurar ajuda profissional e se cuidar. Faça isso por você! Caso queira conversar um pouco mais sobre isso, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá, que ruim que você esteja assim. Sugiro buscar auxílio tanto psiquiátrico quanto psicológico para tratamento de forma adequada e assim ter uma melhor qualidade de vida. Procure o SUS ou alguma universidade em sua região que tenha clínica-escola e agende tratamento de psicoterapia com eles. Te desejo melhoras! Estou a disposição.
Olá! Você já tem acima várias dicas dos colegas para conhecer melhor o que suspeita ter. Porém lhe pergunto:
Como você sabe que tem isso se refere não poder ir a uma avaliação e tratamento? Um alerta! Existem sintomas que permeiam por diferentes diagnósticos. Mesmo obtendo informações da internet; podem
Ocorrer erros ao tentar diagnosticar-se. Também há outros diagnósticos ou comorbidades que podem te levar a esta preocupação constante com doenças, a ponto de se tornar um hábito, pela presença de sintomas. Procure atendimento de acordo com o seu bolso mas, vá a um profissional capacitado para avaliação e diagnóstico. Um psiquiatra ou psicólogo. Existem instituições de formação de pós graduação, das quais você encontra atendimento de acordo com suas possibilidades. Não é possível se tratar apenas por conhecimento teórico. Ampliar o intelecto sobre o que está te encomodando ajuda a entender mas não trata. Hoje existem preços de consulta para todas necessidades. Não desista, cuide-se. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá,

Realmente, este quadro é bastante desagradável. É importante o tratamento com profissionais que consigam aliar o domínio da técnica com o vínculo e empatia. Frequentemente, é necessário um processo conjunto entre um bom psicoterapeuta e um bom psiquiatra. Além de, eventualmente, envolvermos a família. Trabalhar questões relativas a vida amorosa, profissional, social e etc, é a chave para a redução destes sintomas. Disponha, fico por aqui.
Olá, você já deve ter se informado sobre a Hipocondria. Tudo na vida há uma explicação. Você não se comporta assim a toa. Alguma sensação no seu organismo você sente. Como Psicóloga, acho prudente você ser acompanhada por um médico para descartar ou não a hipótese de ter algo físico; mas trabalharia contigo à partir da descrição do que você diz sentir. O SENTIR dores nos revela muitas marcas emocionais trazidas no decorrer de nossa vida.
Querida, espero ter contribuído um pouquinho para amenizar sua dúvida.
Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 200
Olá... Hipocondria é um transtorno mental em que a pessoa tem uma preocupação excessiva e irracional em relação a sua saúde, mesmo na ausência de sintomas ou com sintomas leves, causando uma grande ansiedade severa em relação a saúde.
O tratamento da hipocondria geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, que pode incluir terapia cognitivo-comportamental (TCC) para ajudar a mudar padrões de pensamento negativos e reduzir a ansiedade em relação à saúde.
Além disso, atividades como exercícios físicos regulares, técnicas de relaxamento (como meditação e yoga) e participação em grupos de apoio também podem ser benéficas. O importante é buscar orientação de profissionais de saúde para um tratamento adequado.
ola, a hipocondria, é uma adoecimento mental por se tratar de uma visão distorcida e exagerada sobre sua saúde e como todo adoecimento mental, é importante ser questionado para entender o que ocasionou essa construção mental. Por isso a necessidade de buscar um processo terapeutico, onde voce possa se sentir livre para falar de suas questões e sem julgamento.