Sinusite - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é sinusite?

Os seios são espaços cheios de ar nos ossos do crânio, que drenam para o nariz. Um par está localizado nas bochechas e um na frente. Há também um número variável de seios entre os olhos e o nariz. A sinusite é a infecção destes espaços.

A sinusite pode ser uma breve doença (sinusite aguda) ou  um processo que continua por meses ou anos (sinusite crônica). Sinusite crônica é relativamente incomum hoje em dia.

O que causa a sinusite?

Sinusite aguda geralmente ocorre após um resfriado.

Se a sinusite aguda não estiver completamente curada, pode desenvolver sinusite crônica. Sinusite crônica também pode desenvolver-se sem qualquer doença anterior. Em ambos os casos, a infecção se desenvolve após a abertura do seio bloqueado no nariz.

A infecção pode se espalhar para os seios da face por um abcesso na raiz de um dente. Às vezes, a sinusite pode ser causada por mergulho em águas sujas.

Quais são os sintomas de sinusite?

Dor nas bochechas, testa, ou parte posterior do nariz. Pode haver uma obstrução da respiração nasal e muco esverdeado. A dor é mais intensa na sinusite aguda.

Como é a sinusite diagnosticada?

A sinusite aguda provoca dor, pressionando-se o seio afetado. Sinusite crônica só pode ser diagnosticada por um raio-x ou tomografia computadorizada (scanner) dos seios da face.

Que complicações podem ser resultados de sinusite?

Infecção dos seios da testa ou aqueles entre o nariz e o olho pode se espalhar para áreas adjacentes. A disseminação da infecção para a órbita (o osso que circunda o olho) causa inchaço das pálpebras e os olhos podem ser empurrados para a frente pelo inchaço. Se esta situação for deixada sem tratamento, a visão pode ser afetada. A infecção também pode se espalhar para os ossos do crânio e da cabeça, causando a formação de um abscesso.

Quais são os tratamentos disponíveis?

Sinusite aguda é tratada com um antibiótico e descongestionante. Sinusite crônica geralmente requer drenagem cirúrgica dos seios envolvidos.

Especialistas em sinusite

Encontre um especialista em Sinusite na sua cidade:
Ana Carla Souza de Marqui

Ana Carla Souza de Marqui

Médico clínico geral, Otorrino

Jales

Edwin Tamashiro

Edwin Tamashiro

Otorrino

Ribeirão Preto

Lucas Sol da Costa

Lucas Sol da Costa

Otorrino

Almenara

Salvador Lioi

Salvador Lioi

Homeopata, Pediatra

Osasco

Renato Rezende

Renato Rezende

Otorrino

Ribeirão Preto

Perguntas sobre Sinusite

Nossos especialistas responderam a 148 perguntas sobre Sinusite

Dr. Silvio Figueiredo Lima Filho
Dr. Silvio Figueiredo Lima Filho
Alergista, Terapeuta complementar
Rio de Janeiro
Se está associado à uma inchação da parede lateral ou posterior da garganta acompanhado por febre pode tratar-se de um abcesso peri-amigdaliano, condição essa grave necessitando de antibióticos…
5 respostas

Consulte novamente o médico que prescreveu o Clavulin, para reavaliação e troca de prescrição
2 respostas

Para esclarecer sua dúvida é ideal que um otorrino avalie seu caso e realmente veja se se trata de 'sinusite' e o que são esse 'caroços' que você menciona. O cérebro fica…
2 respostas

Especialistas falam sobre Sinusite

Sinusite ou rinossinusite é a inflamação da mucosa do nariz e dos seios paranasais, que são cavidades preenchidas por ar presentes nos ossos da face. As sinusites podem ser agudas ou crônicas e ter diversas causas (alérgica, bacteriana, viral ou fúngica). A sinusite tem cura, e seu tratamento deve ser orientado por um especialista.

A sinusite é uma inflamação, ou inchação da mucosa dos seios nasais. As cavidades estão cheias de ar, mas quando as cavidades são bloqueadas pelo fluído, germes como bactéria e vírus podem se desenvolver e causar uma infecção.Nas crianças, o ambiente é o principal fator que contribui a sinusite, incluindo alergias e doenças transmitidas das outras crianças em um ambiente fechado, como a sala de aula, shopping e entre outros. Nos adultos, sinusite pode ser ocasionadas por infecções e cigarros.

Eric Thuler

Otorrino

São Paulo


A sinusite é a inflamação dos seios que resulta em sintomas como secreção nasal espessa, congestão nasal e dor ou pressão facial. Vírus, bactérias e alergias nasais são causas comuns de inflamação. A mucosa inflamada e inchada das cavidades nasal e sinusal leva à obstrução das aberturas dos seios. Não é possível circular o ar e eliminar as secreções que normalmente são produzidas, os seios então se tornam um ambiente ideal para proliferação bacteriana. O diagnóstico de sinusite é feito com base nos sintomas referidos pelo paciente combinados aos achados do exame físico otorrinolaringológico. Durante sua consulta o exame de nasofibroscopia pode ser solicitado e realizado.

O Sinusite constitui uma infecção dos seios (cavidades) da face. Ela se caracteriza basicamente pelos sintomas de obstrução nasal, secreção nasal purulenta associado a dores na face, cefaléia ou diminuição do olfato. É muito importante diferenciarmos Sinusite, Rinite e Resfriado comum. Muitos pacientes já chegam no consultório afirmando que está com sinusite, no entanto, muitas vezes é apenas um Resfriado comum ou uma própria Rinite. Assim, é muito importante consultar o médico otorrino para fazer o diagnóstico e tratamento corretos.

As Rinossinusites são doenças inflamatórias dos Seios da Face e podem ter origem em diversos fatores. A presença de bactérias, fungos, vírus quando associados a uma anatomia nasal obstrutiva podem ocasionar episódios de secreção abundante, dor facial, febre e até mesmo complicações mais graves. O tratamento pode incluir uso ou não de antibióticos, corticoides nasais e principalmente lavagens nasais com soro fisiológico e só devem ser realizados sob prescrição médica. Os episódios que se repetem várias vezes no ano sempre devem ser investigados já que comumente estão associados a problemas da anatomia nasal (desvio de septo) ou mesmo pólipos nasais. Procure um otorrinolaringologista.

Paula De Oliveira Oppermann

Otorrino

Porto Alegre


A sinusite ou rinossinusite está frequentemente associada a rinite alérgica. Decorre normalmente do acúmulo de secreção nos seios da face levando à infecção desse local. Alguns sinais e sintomas são tosse prolongada, saída de secreção amarelada ou esverdeada pelo nariz, dor facial, eventualmente febre. Nesses casos torna-se muito importante o tratamento da crise, porém a prevenção é primordial, ou seja, tratar a causa de base ( rinite alérgica).

Victor Lioi

Alergista

Osasco


Sinusite é o processo inflamatório que atinge os seios paranasais,ou seios da face. As principais causas de sinusite são as infecções virais e a rinite alérgica, mas a estase das secreções nas cavidades pode criar um meio de cultura para proliferação de bactérias, podendo ocasionar a sinusite bacteriana. Os principais sintomas da sinusite são: dor de cabeça, obstrução nasal, secreção nasal, dor na face e arcada dentária, sensação de ouvidos entupidos, tosse, mau hálito e diminuição do olfato e paladar. O diagnóstico é clínico, e pode ser confirmado através de endoscopia nasal. O tratamento é clínico na maioria dos casos,podendo ser necessária cirurgia em caso de recorrentes ou crônicos.

A sinusite, hoje chamada de rinossinusite (RS) é a inflamação da mucosa do nariz e dos seios da face (cavidade ocas, na face, revestidas por mucosa). Mucosa produz muco, e como estamos falando de nariz e seios da face, o quadro clínico principal da rinossinusite apresenta-se com: - Obstrução nasal (nariz entupido) - Secreção nasal (catarro) - Alteração do olfato ( sentir menos cheiro ou mal cheiro). - Dor em face (dor no rosto) Podem ser classificadas quanto à etiologia:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ - Viral - Bacteriana - Fúngica - Alérgica⠀⠀ - Genética⠀ - Autoimune - Polipose Classificação temporal: - Agudas (tempo < que 12 sem.) ⠀⠀ - Crônicas (tempo > que 12 sem.) Tratamento clínico/cirúrgico.

Inflamação da mucosa dos seios da face, que pode ser aguda ou crônica. Os sintomas são: secreção nasal, obstrução nasal, tosse, dor em face, entre outros.

Rinossinusite significa inflamação da mucosa do nariz e seios paranasais. Todo resfriando é também uma rinossinusite, porém é um quadro brando de origem viral, que apresentam um pico de intensidade e evoluem com resolução e melhora gradual em até 5 dias. Cerca de 5 a 13% dos resfriados comuns evoluem para um quadro sinusal complicado. Quando os sintomas respiratórios como secreção ou obstrução nasal, tosse, dor de cabeça e febre persistem por mais de 10 dias, sem indícios de melhora, sugere-se que esteja ocorrendo uma evolução para uma infecção bacteriana dos seios paranasais, ou seja, uma rinossinusite bacteriana aguda.

Dra. Viviane Pandini

Otorrino

Jundiaí

Quais profissionais tratam Sinusite?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.