Gostaria de esclarecer uma dúvida. Estou no terceiro mês de tratamento para TDAH, com metilfenidato,

2 respostas
Gostaria de esclarecer uma dúvida. Estou no terceiro mês de tratamento para TDAH, com metilfenidato, e já estou tomando a dose máxima diária (80 mg). Soube que a maioria toma uma dose muito menor para ter os efeitos esperados. No entanto, mesmo com dose alta, os efeitos no meu caso são bem sutis. Tive bastante melhora no começo do tratamento, conforme aumentava a dose gradualmente, segundo orientação médica, mas a partir de um certo ponto o efeito terapêutico parece que estabilizou, e depois regrediu um pouco. Meu médico levantou a hipótese de testarmos os outros medicamentos para TDAH na sequência. Minha dúvida é a seguinte. Eu teria algum benefício em substituir o metilfenidato de liberação rápida, que estou tomando agora, pelo de liberação prolongada? Ou deveria estudar com meu médico outras alternativas?
Deve discutir estas questões com seu médico, que conhece pessoalmente seu caso. Caso queira uma segunda opinião, deve consultar outro psiquiatra, mas pessoalmente. Este tipo de orientação tem de ser personalizado, não há como comentar por um site de informações gerais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Considerando que o diagnóstico e a indicação estão corretos, a ausência de resposta com o metilfenidato é um bom preditor de que também não haverá resposta com as formulações de liberação prolongada, uma vez que tratam-se da mesma substância e possuem o único diferencial de terem início, pico de efeito e duração diferentes. Converse com seu psiquiatra sobre outras opções terapêuticas ou solicite uma segunda opinião caso julgue necessário.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta de psiquiatria - R$ 500
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.