Gostaria de esclarecer uma dúvida. Estou no terceiro mês de tratamento para TDAH, com metilfenidato,

2 respostas
Gostaria de esclarecer uma dúvida. Estou no terceiro mês de tratamento para TDAH, com metilfenidato, e já estou tomando a dose máxima diária (80 mg). Soube que a maioria toma uma dose muito menor para ter os efeitos esperados. No entanto, mesmo com dose alta, os efeitos no meu caso são bem sutis. Tive bastante melhora no começo do tratamento, conforme aumentava a dose gradualmente, segundo orientação médica, mas a partir de um certo ponto o efeito terapêutico parece que estabilizou, e depois regrediu um pouco. Meu médico levantou a hipótese de testarmos os outros medicamentos para TDAH na sequência. Minha dúvida é a seguinte. Eu teria algum benefício em substituir o metilfenidato de liberação rápida, que estou tomando agora, pelo de liberação prolongada? Ou deveria estudar com meu médico outras alternativas?
Deve discutir estas questões com seu médico, que conhece pessoalmente seu caso. Caso queira uma segunda opinião, deve consultar outro psiquiatra, mas pessoalmente. Este tipo de orientação tem de ser personalizado, não há como comentar por um site de informações gerais.

Considerando que o diagnóstico e a indicação estão corretos, a ausência de resposta com o metilfenidato é um bom preditor de que também não haverá resposta com as formulações de liberação prolongada, uma vez que tratam-se da mesma substância e possuem o único diferencial de terem início, pico de efeito e duração diferentes. Converse com seu psiquiatra sobre outras opções terapêuticas ou solicite uma segunda opinião caso julgue necessário.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta de psiquiatria - R$ 500

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!