Gostaria de receber orientação, de como ajudar meu marido, ele tem 27 anos e está descontrolado com

3 respostas
Gostaria de receber orientação, de como ajudar meu marido, ele tem 27 anos e está descontrolado com a bebida. Acredito que ja é um alcoólatra. O primeiro passo é agendar uma consulta com psiquiatra?
Sim, na consulta com Psiquiatra é importante que seja feita avaliação tanto da saúde mental quanto física do seu esposo, visto que o álcool traz alterações orgânicas e a abstinencia dele pode ser perigosa se não acompanhada. É importante que ele esteja acompanhado na consulta por algum familiar, pois nem sempre quem passa pelo problema de dependência química consegue enxergar a gravidade do problema. Pós consulta com o psiquiatra, provavelmente ele será encaminhado para psicoterapia e ou grupos de apoio para complementar o tratamento.

Sim. Agende a consulta com o psiquiatra. Provavelmente irá realizar uma avaliação aprofundada sobre os critérios diagnósticos (7 critérios diagnósticos de Grifth Edwards presente no CID-10) do alcoolismo. Daí a dúvida será sanada: seria ele um usuário abusivo do álcool, dependente leve, moderado ou grave? O diagnóstico é fundamental para o adequado tratamento. Caso seja dependente, medicações (benzodiazepínicos) devem ser ministradas logo após a interrupção total do consumo de álcool.
O tratamento do alcoolismo é multidisciplinar. O primeiro passo é fazer uma consulta psiquiátrica e iniciar uma terapia. Além disso, é recomendável que o alcoolista frequente o AA e seus familiares o Al-Anon, tendo em vista que a doença afeta toda a família.