Tratamento do alcoolismo - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - tratamento do alcoolismo

Perguntas sobre Tratamento do alcoolismo

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Tratamento do alcoolismo

Olá!
O tratamento do alcoolismo é complexo e depende muito da motivação do paciente. Sugiro que toda a família o estimule a aceitar o tratamento, que não precisa necessariamente envolver…
3 respostas

Sim, na consulta com Psiquiatra é importante que seja feita avaliação tanto da saúde mental quanto física do seu esposo, visto que o álcool traz alterações orgânicas e a abstinencia dele pode…
3 respostas

Especialistas falam sobre Tratamento do alcoolismo

A abstinencia ao álcool deve ser tratada imediatamente e acompanhada por médico, principalmente quando o paciente apresenta tremores, suor excessivo, agitação e delírios quando fica horas sem beber. É necessário avaliar até a necessidade de internação para cuidados iniciais da abstinencia, que pode levar à convulsões. Sempre procure o Psiquiatra assim que perceber que o álcool é um problema. A família é fundamental no tratamento.

Vivian Machado

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

O alcoolismo gera graves repercussões em diversos sistemas do organismo. A Psiquiatria atual possibilita a intervenção medicamentosa específica a fim de cessar a ingesta etílica, mantendo o paciente abstinente, com qualidade de vida, retornando ao seu grau de desempenho prévio, evitando repercussões familiares, sociais e laborais.

Demétrius De Luna Lopes Benevides

Psiquiatra, Médico perito

São João del Rei


A dependência alcoólica é um grave problema de saúde pública. Seu consumo regular está associado a mais de 200 tipos de doenças e é responsável por 5,9% das mortes no mundo. Isso quer dizer que, por ano, mais de 3 milhões de pessoas morrem por consequência do uso abusivo de álcool. Sintomas depressivos e ansiosos são comumente relacionados ao uso de álcool. O diagnóstico e tratamento precoce são fundamentais para um bom prognóstico, prevenção de recaídas e complicações clínicas mais graves. Apesar do consumo ser maior entre homens, as mulheres são mais vulneráveis aos efeitos nocivos.

Guilherme Figueira

Psiquiatra

Niterói


Começou o trabalho com dependentes de álcool e cigarro em 1997 e até o momento já atendeu mais de 10.000 pacientes, com isso adquiriu vasta experiência com a dependência. Para o tratamento utiliza de acupuntura em conjunto com os conhecimentos da medicina ocidental. Para o tratamento da dependência, a acupuntura que utiliza é a aurículo-acupuntura, que consiste em estimular determinados pontos da orelha ajudando na diminuição da ansiedade, compulsão e sintomas da abstinência.

Júlio Cesar Kreling

Cardiologista

São Paulo

Quais profissionais realizam Tratamento do alcoolismo?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.