Gostaria de saber o que pode ser feito para aumentar a imunidade. Há alguns meses tenho vivido um ciclo

12 respostas
Gostaria de saber o que pode ser feito para aumentar a imunidade. Há alguns meses tenho vivido um ciclo vicioso de crises de resfriados, herpes e terçol. Procuro me alimentar de forma correta e dormir no mínimo 8 horas por dia. Mas, mesmo assim, vivo muito cansada, doente e estressada. Obrigada.
Olá! Primeiramente, é importante que sua saúde física seja avaliada por um médico. Uma vez que não haja causas orgânicas para seu adoecimento ou as conclusões a respeito do que causa seus sintomas sejam explicações circulares (doenças que levam a outras, mas sem, contudo, chegar-se à causa primeira), cabe a avaliação de causas de ordem psicológica. Nessa situação, um psicólogo poderá lhe auxiliar no processo reconhecimento e intervenção sobre os fatores geradores de sofrimento que, possivelmente, manifestam-se na forma de sintomas corporais. Um abraço.

Inseriu alguma prática regular de exercícios físicos? Caso também não tenha o feito, pode ser interessante buscar um/a nutricionista para lhe auxiliar sobre a alimentação.
Descartando as questões orgânicas, uma escuta psicanalítica poderá ser de grande valia para investigar essa repetição que tem lhe causado tanto transtorno.
Me parece importante, caso não tenha feito, uma investigação clínica de possíveis causas fisiológicas, há algumas patologias que podem estar fragilizando o sistema imunológico, como anemia, diabetes, hipotireodismo, entre outras, excluindo causas orgânicas é necessário investigar causas neuropsiquiátricas como transtorno de ansiedade e depressão; além disso, você menciona estresse e cansaço, existe um quadro de fadiga crônica, também chamado de fadiga adrenal, que causa alterações no ciclo do sono, na imunidade e regulação do metabolismo. Recomendo procurar um endocrinologista, um psicólogo ou neuropsicólogo para investigação dos "gatilhos" do dia a dia que disparam a ansiedade.
Olá, deve-se investigar melhor sua dinâmica emocional, familiar, laboral e nutricional. É possível que esses sintomas estejam escondendo outras questoes como dificuldade de lidar com as adversidades do dia a dia, apatia, desmotivaçao, aspectos da personalidades que podem facilitam a manifestaçao do quadro clínico. É importante, caso vc esteja com seus exames médicos em dia, buscar um profissional para a realizaçao da psicoterapia que pode ser presencial ou virtual.
Primeiramente seria importante que você buscasse a avaliação de um médico, clínico geral, para identificar, a partir de exames laboratoriais, a razão destas doenças recorrentes. Um outro ponto a ser considerado é a sua vivência do stress. Você identifica algum fator concreto em sua vida que o justifique, como por exemplo, alguma perda recente ou antiga, alguma dificuldade no trabalho ou relacionamentos ? Pois, existem outros fatores, além de prejuízo na alimentação e sono, que podem contribuir para a permanência do stress. Se este for o caso, o atendimento de um psicólogo (a) pode auxiliá-la nesta compreensão. Um abraço.
Existem multiplas maneiras de maximizar a imunidade. De uma nota de 0 a 10 Em cada uma delas 1. Exercicio fisico no minimo 3 vezes por semana como anDar acelerado ...2. Nutricao correta 3. Beber corretamente...por exemplo nao tomar regrigerantes ...nem excesso de alcool 4. Dormir corretamente 5. Deixei por ultimo a mais importante...fazer psicoterapia com um profissional competente...a maioria nao e. Saude.
Primeiro passo, se ainda não o deu, é procurar um(a) médico(a) clínico, o qual lhe dirá o que é melhor para seu organismo físico/ biológico. O segundo passo, que pode ser dado ao mesmo tempo, é procurar um(a) Psicólogo(a), que é o(a) profissional que poderá te ajudar a manter o equilíbrio psicológico, que garante o bom funcionamento do organismo, te livra do estresse e do cansaço. Um abraço!
O corpo físico e nosso mundo psíquico são estruturas imbricadas correlacionadas com todas nossas emoções,sentimentos...Se não estamos conectados com nossas emoções nem com nosso EU interior, se não nos ouvimos,não falamos do que sentimos nem nos percebemos o corpo acaba por sinalizar através da somatização que algo não vai bem. Infelicidade, frustração, decepção,aflições e angustias são sensações,emoções que precisamos fazer contato através do autoconhecimento e o caminho é a terapia sem dúvida!! O médico do corpo e o médico da alma,(médico e o psicólogo)dois profissionais que precisam estar em conssonância quando o paciente se lança na sua busca física e interior.
Busque profissionais capacitados e inicie seu processo terapeutico
Olá, boa qualidade de sono e alimentação adequada não garantem toda a qualidade em nossa saúde, parte dela sim, mas quando estamos, como você relatou, estressada, deve voltar sua atenção a saúde emocional também, pois ela também pode alterar seu sistema imune. Sugiro que primeiramente procure um médico para fazer exames e ver como estão as vitaminas de seu corpo, posteriormente procure um psicólogo para tratar deste estresse, certamente seja isso que esteja te fazendo mal, pois o que deu para perceber é uma pessoa que cuida da parte física!
Bom dia! Uma avaliação médica é importante para descartar qualquer questão orgânica. Em relação ao que sente, quando isso começou? Teve alguma mudança ou aconteceu algo importante nesse período? . Buscar um atendimento psicológico poderia ajudá-la a saber o que está elevando o nível de estresse, que pode sim estar baixando sua imunidade.
Olá,
Infelizmente, muitas pessoas têm vivido essa situação na atualidade! Você está no caminho certo, procurando ajuda. Organizar suas atividades semanais poderá ajudá-lo a colocar momentos de lazer e cuidado, como exercício físico e psicoterapia! O acompanhamento terapêutico possibilitarárea uma compreensão sobre as causas desse estresse!
Abraços!
Terapia EMDR.