Gostaria de saber quais são as alternativas para preservação da fertilidade durante o tratamento de

5 respostas
Gostaria de saber quais são as alternativas para preservação da fertilidade durante o tratamento de quimioterapia?
Boa noite. Existem 3 opções. Congelamento de embriões, congelamento de óvulos, uso de análogos do GnRh na vigência da quimio( tentando minorar o efeito da quimio). Converse com seu ginecologista. Um abraço.

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
Existem sim opções para preservação da fertilidade antes da quimioterapia citotóxica que irá destruir as células germinativas do ovário.
Hoje, quando falamos em preservação de fertilidade, pensamos sempre no congelamento de óvulos.
Existe possibilidade de congelamento de tecido ovariano, ainda experimental.
Se tiver um parceiro fixo ou marido, o congelamento de embriões pode ser feito, apesar de não ser a melhor opção.
Converse com o seu médico.
Conforme ja informado pelos colegas acima, rodas estas opções podem ser realizadas, bem como a associação delas. é muito comum fazer a medicação análogo de GnRH para reduzir a ação da quimioterapia sobre os ovários em associação com a captação de óvulos antes do procedimento. Realmente, é importante conversar com seu médico pois estes procedimentos demandam tempo e, nem sempre, são fáceis de realizar por questões financeiras ou por obrigação de cobertura pelas operadoras de saúde. Sucesso no seu tratamento!
Olá. Se você é uma mulher: as possibilidades foram descritas pelos colegas acima, lembrando que o uso de análogos LHRH consiste de injeções mensais ou a cada 3 meses feitas durante o tratamento quimioterápico SOMENTE para câncer de mama.
Se você é um homem: procedemos com a coleta de esperma e congelação ANTES de iniciar a quimioterapia.
Converse com seu oncologista e faça uma consulta em clinica de fertilidade para discussões específicas sobre o seu caso.
Abraços.
Antes de iniciar o tratamento a discussão sobre fertilidade seja para o homem e para a mulher é um assunto sempre abordado, visto que a quimioterapia pode causar esterilidade.
Conforme citado pelos colegas temos algumas opções:
- protocolo de preservação no câncer de mama com medicação análogo de GnRH para reduzir a ação da quimioterapia sobre os ovários em associação com a captação de óvulos antes do procedimento
- captação de espermatozoídes pré quimioterapia

O ideal é a conversa com seu Oncologista e profissional de fertilidade e discutir seu caso para assim atender seu desejo e realizar seu tratamento.