Gostaria de saber qual o melhor tratamento para idoso de 86 anos com 2 fraturas na lombar?
3
respostas
Gostaria de saber qual o melhor tratamento para idoso de 86 anos com 2 fraturas na lombar?
Olá boa tarde. A depender da fratura pode ser realizado tratamento conservador ou uma Cifo/vertebroplastia. É um tratamento minimamente invasivo que coloca um tipo de cimento ósseo para melhorar a sustentação da coluna.
A disposição para avaliação do caso
A disposição para avaliação do caso
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
É necessário sabermos quanto tempo tem de fratura para começar; também examinar o paciente (dor, se perdeu força ou sensibilidade, etc). Além disto, saber quais vértebras fraturaram e que tipo de fratura.
Assim, além da radiografia da coluna, muitas vezes precisamos fazer outros exames como tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética.
A partir destes dados decide-se pelo tipo de tratamento:
- colete (define-se o tipo)
- injeção de cimento na vértebra (minimamente invasiva): cifoplastia ou vertebroplastia
- fusão (artrodese) com parafusos, associada ou não à descompressão do canal (abre-se espaço se os nervos estiverem comprimidos).
Mas, de novo, a escolha do tratamento depende de vários fatores; não só da idade.
Marque consulta com um especialista de coluna (ortopedista ou neurocirurgião). Procure no portalsbc.org (site da Soc. Bras. de Coluna)
Assim, além da radiografia da coluna, muitas vezes precisamos fazer outros exames como tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética.
A partir destes dados decide-se pelo tipo de tratamento:
- colete (define-se o tipo)
- injeção de cimento na vértebra (minimamente invasiva): cifoplastia ou vertebroplastia
- fusão (artrodese) com parafusos, associada ou não à descompressão do canal (abre-se espaço se os nervos estiverem comprimidos).
Mas, de novo, a escolha do tratamento depende de vários fatores; não só da idade.
Marque consulta com um especialista de coluna (ortopedista ou neurocirurgião). Procure no portalsbc.org (site da Soc. Bras. de Coluna)
Boa noite o tratamento poderá ser desde o uso de uma cinta lombar até um procedimento cirúrgico chamado cifoplastia ou até stentoplastia, onde são colocados cimento dentro da vértebra para que esta não “afunde” devido à fratura e fragilidade óssea. Será necessário uma consulta médica com especialista em cirurgia da coluna para escolha do melhor tratamento. Abraços
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fraturei o cóccix a 13 anos, e cinto dores até hoje ao sentar.Ja fiz fisioterapia, bloqueio e nada resolvi. Cirurgia é a melhor opção?
- Bom dia. Minha vó, de 86 anos, caiu no banheiro e "amassou" as vértebras T9 e T10, está utilizando o colete jewett. Só que a incomoda muito, vi que é melhor utilizá-lo quando se está de pé, só que ela passa a maior parte do tempo deitada, e até sentada a incomoda bastante, ela desanimou…
- fraturei l3 el4 a 30 dias , fiz uma nova tomografia e não apareceu a fratura , sinto dores e dormência na perna e normal a fratura não aparecer mais na tomografia?
- Fraturei a coluna. T7 eL1 fratura com redução em altura e colapso doscorpos T7eL1 com reduçao nas dimençoes do canal vertebral no nível L1 Sinais desmineralização óssea difusa Estou usando colete ja vai fazer 2 meses agora dia 11 de Novembro,ainda sinto muita dor o médico q está me acompanhando…
- Tive uma lesão na c6... Quanto tempo preciso ficar de repouso?
- Gostaria de saber se tem a cirurgia minimamente invasiva p remoção do coccix? Se existe, ela é muito arriscada? Quais riscos em remover um coccix luxado? Causa de muitos anos e de muita dor.
- Fraturei a L4, na primeira tomografia tive redução de 25% da altura. Apos 30 dias fiz outra tomografia e tive uma progressão até 56% com discreta retropulsão do muro posterior que redifica a face ventral do saco tecal. qual o tratamento adequado. É GRAVE?
- Tive uma fratura em L1 descrita como : fratura compressiva do corpo vertebral de L1 com redução de altura em 25 % associado a edema ósseo e recuo do muro posterior, comprimindo a face ventral do saco dural há 4 meses. Tratamento conservador com uso de colete. Posso viajar de avião por techo não…
- Fraturei a L1 a L4 em um acidente ,não precisou de cirurgia ,mais ainda sinto muita dor na região lombar ,estou usando o colete pra coluna ,quanto tempo demora pra cicatrização?
- Olá!!!! Tive uma lesão na L2 em 2021, fiquei alguns meses sem andar e depois de muita fisioterapia hoje tenho uma vida normal porém com algumas limitações(dores na coluna quando o tempo esfria, ou não poder ficar abaixada por muito tempo ou dores quando fico tempo demais em pé e etc...). A minha…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 236 perguntas sobre Fraturas Da Coluna Vertebral
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.