Gostaria de saber quem fez mastectomia radical com linfadectomia pode se inscrever em concurso públi

Gostaria de saber quem fez mastectomia radical com linfadectomia pode se inscrever em concurso público como PCD ?Se é considerado deficiente físico?

3 respostas


Sim é considerado. Segue: Amputações; Artrite reumatóide; Artrodese; Artrose; AVC; AVE (Acidente vascular eEncefálico); Autismo; Alguns Tipos de câncer; Doenças degenerativas; Deficiência Visual; Deficiência Mental (Severa ou profunda); Doenças neurológicas; Encurtamento de membros e más-formações; Esclerose múltipla; Escoliose acentuada; LER (Lesão por esforço repetitivo); Linfomas; Lesões com sequelas físicas; Manguito rotador; Mastectomia (Retirada da mama); Nanismo (Baixa estatura); Neuropatias diabéticas; Paralisia; Paraplegia; Parkinson; Poliomielite; Próteses internas e externas, exemplo: joelho, quadril, coluna, etc; Problemas na Coluna; Quadrantomia (Relacionada a câncer de mama); Renal crônico com uso de (Fístula); Síndrome do túnel do carpo; Talidomida; Tendinite crônica; Tetraparesia; Tetraplegia.

Dr. Saul Pereira Junior

Dr. Saul Pereira Junior

Médico do trabalho

Criciúma

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Não, pois a lei de Cotas para PCD 8.213/91, garante o direito a inclusão no mercado de trabalho pessoas com algum tipo de Deficiencia que artigo 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, considera pessoa com deficiência: a) deficiência física: alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.

Dr. Gustavo Araújo de Almeida

Dr. Gustavo Araújo de Almeida

Médico do trabalho

Belém do Pará

Agendar consulta

Se a mastectomia radical, com retirada dos gânglios linfáticos regionais não causarem nenhum tipo de alteração funcional no membro superior do mesmo lado ( por exemplo aumento do volume por edema, limitação dos movimentos ou diminuição da força muscular), no meu entender não vai caracterizar Incapacidade, portanto não vai se enquadrar como PCD.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.