Gostaria de saber se a hipnose realmente funciona para tratar fobias específicas, como saberei se estou

9 respostas
Gostaria de saber se a hipnose realmente funciona para tratar fobias específicas, como saberei se estou de fato acessando meu inconsciente para fazer as mudanças? quantas sessões são necessárias? irei curar a fobia ou apenas controlá-la? obrigada!
As fobias são frutos dos nossos pensamentos. Para libertar-se da fobia, será necessário desenvolver o habito de observar os pensamentos. Quando a gente observa nosso pensamento, ele não toma conta de nós.
Precisamos testemunhar o pensamento como se o observássemos numa tela. Descolado de nós; de modo que o pensamento não se transforme em nosso sangue e nossos músculos.
A partir daí poderemos discernir pensamentos produtivos, construtivos e funcionais dos destrutivos e disfuncionais. E deixamos de ser escravos de nossa mente tornando-nos soberanos. Esse é o caminho para nos libertarmos das fobias.
Requer esforço, mas vale a pena, pois você se tornará uma pessoa LIVRE!
Um grande abraço,
Lea

Freud, o pai da psicanálise, descobriu que os processos inconscientes estão na causa dos sintomas, inclusive os fóbicos. Ele utilizou a hipnose no início de sua pratica mas a abandonou porque verificou, na clínica, que os processo inconscientes acessados através da fala, o que chamou de associação livre, são mais eficazes na melhora dos sintomas, assim como também para que os sintomas não retornem. Para que uma mudança seja duradoura é preciso trabalhar os conflitos inconscientes subjacentes aos sintomas, o que a hipnose não faz. Um trabalho psicanalítico é longo, não determinamos a quantidade de sessões, mas a maioria dos sintomas melhoram rapidamente. Após isso, o tratamento continua porque é preciso ir além dessa melhora terapêutica para trabalhar os conflitos inconscientes.
A hipnose é utilizada por alguns terapeutas cognitivos-comportamentais e é denominada Hipnoterapia Cognitiva. Trata-se de uma ferramenta para acessar pensamentos e memórias mais profundos que são, na maioria das vezes, bloqueados por resistência inconsciente do paciente. E, através da reestruturação cognitiva que é feita fora da situação de hipnose, o paciente pode resignificar suas crenças disfuncionais modificando sua relação com o estressor, proporcionando o equilíbrio orgânico e mental, reduzindo a ansiedade.
Olá! Com certeza, e a EMDR também é de grande auxílio. Busque por Psicólogo Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e bem!
A hipnose é uma ferramenta aliada no tratamento de muitos transtornos inclusive da fobia, a possibilidade de acesso ao inconsciente permite ao paciente que ele possa acessar através da hiperminésia eventos, situações que podem ser vinculados ao processo fóbico, bem como a possibilidade de dessensibilização do evento fóbico em estado de hipnose. Permite ao paciente resultados mais rápidos, claro depende muito da pessoa, da sua atitude mental. Falar em cura é algo complicado, mais fácil falarmos em alcance de objetivos, encontrar resultados.
Quando o mesmo se permite ao relaxamento, possibilita ao paciente se conhecer melhor, diminuir o nível de ansiedade, ou seja, através de uma atitude mental positiva, não só resolver problemas de fobias como melhorar em muito outras questões que por ventura existirem.
O EMDR é uma abordagem que tem altas taxas de remissão de sintomas em casos de fobia.
Sou Psicólogo Clínico, pós graduado em Hipnose Clínica, Hipnoterapia e Programação Neuro-linguística.
Uso essa ferramenta terapêutica em meus atendimentos de Psicoterapia. Já atendi muitos casos de fobia e os resultados são impressionantes.
Fazemos uma regressão no momento em que a fobia foi estabelecida e modificamos a forma que você sente e interpreta essa memória, mudando o rótulo cognitivo da raiz do problema. Eu indico seis consultas para que possamos fazer um processo terapêutico eficaz. Qualquer dúvida estou a disposição.
...a hipnose não acessa o inconsciente e por conta disso não tem a capacidade de 'curar' fobias. Em alguns casos há uma melhora temporária ou ainda um 'deslocamento do medo': a fobia em questão desaparece, mas dá lugar a outro sintoma. Para buscar - e tratar, a origem, um bom método é a psicanálise.
Oi, todos os colegas estão corretos, cada explicação de acordo com sua abordagem. Mas respondendo sua pergunta é possivel sim através da hipnose trabalhar a fobia e com o auxilio da psicoterapia o processo pode ser mais eficaz. O tempo de duração depende muito do paciente, assim como o acesso a hipnose.