Gostaria de saber se a terapia EMDR pode ajudar no tratamento de vítimas de abuso de pessoas com transtorno

9 respostas
Gostaria de saber se a terapia EMDR pode ajudar no tratamento de
vítimas de abuso de pessoas com transtorno de personalidade narcisista?
bom dia, Esta é uma nova técnica que surgiu nos Estados Unidos, e que se assemelha a TCC (terapia Cognitivo Comportamental), a EMDR (Eye Moviment Desensitization and Reprocessing) quer dizer: Dessensibilização e reprocessamento através de movimentos oculares, sugere-se que seja uma terapia de melhora do sistema global de saúde mental, durando em torno de 60 sessões, mais longas que as demais terapias, e aplicada por profissionais que estejam capacitados à técnica.
Estudos dizem que melhora se quadros de ansiedade, depressão e traumas, não encontrei pesquisas que falem sobre melhora em transtornos de personalidade, sugiro que procure ajuda de uma psicólogo, não precisa ser necessariamente em EMDR, para que consiga sucesso para os problemas relatados, boa sorte!

Olá. Concordo com a colega Renata, em todas as suas colocações. Acrescento que os psicólogos que trabalham na abordagem Cognitivo-Comportamental, através da Terapia do Esquema, têm grande índice de sucesso em tratamento com pacientes que apresentam Transtorno da Personalidade Narcisista, de acordo com a literatura.
Em complemento às informações dos colegas, a terapia EMDR tem apresentado ótimos resultados em pacientes com queixas de fobia e traumas, pois trata de reprocessar a experiência traumática e dessensibilizar lembranças de forma a libertá-lo das reações emocionais frente às situações semelhantes ou que remetam ao trauma inicial.
O número de sessões pode variar conforme o plano de tratamento, previamente estabelecido com o paciente nas primeiras sessões. Importante mencionar que um trauma recente pode estar relacionado à alguma experiência traumática mais antiga, logo o EMDR tratará de mapear a rede de memórias e assim reprocessar e dessensibilizar crenças negativas a respeito de si mesmo, possibilitando assim a mudança de comportamento e atitude perante a vida.
Se entendi corretamente sua dúvida diz respeito à uma pessoa que é vítima de abusos de alguém que apresenta transtorno de personalidade narcisista, certo? Se sim, a resposta é afirmativa, ou seja, o EMDR é uma ótima opção!
Por se tratar de uma abordagem diferenciada no tratamento de Traumas e Memórias Difíceis, o EMDR poderá apresentar ótimos resultados no caso relatado, uma vez que, pelo que entendi em sua fala, trata-se de uma situação de abuso sofrido por um pessoa em contato com alguém com Transtorno de Personalidade Narcisista. Através de um protocolo específico, serão trabalhadas as diversas consequências negativas que essa relação abusiva possa ter trazido ao paciente, bem como uma perspectiva positiva para o futuro, com novas habilidades e superação.
Espero ter ajudado de alguma forma...
Boa sorte!
Provavelmente sim, os estudos apontam ótimos resultados com EMDR em abuso moral, abuso sexual, em transtorno de ansiedade, fobias, depressão, bullying entre outros traumas. O EMDR é uma terapia que é pouco verbal. Quando a gente tem um trauma as lembranças dolorosas são armazenadas de forma mal adaptativas no cérebro, esse método dessensibiliza e reprocessa tais lembranças que mantém a pessoa no passado, integrando as informações que se encontram separadas nos hemisféricos cerebrais direito e esquerdo. Esse processo é realizado a nível neuroquímico. E para que esse tratamento ocorra nós seguimos um detalhado protocolo. A quantidade de sessões depende da história de vida e do plano traçado com o paciente. O método não muda o que aconteceu, mas a percepção do indivíduo para o fato do passado. Assim ocorre a ressignificação e o alívio para o que antes parecia impossível. Espero ter contribuído!!!
Olá! Com todo respeito descordo completamente do argumento da colega! Sou psicóloga há quase 15 anos e terapeuta EMDR e Brainspotting!
O EMDR é uma abordagem neuricerebral que trata as emoções onde elas ficam no cerebro. O uso do EMDR surgiu de início no tratamento de TEPT (transtorno de estresse pós traumático) e seu público inicial foi ex combatentes de guerra e maquinistas de trem (que enfrentam muitas situações de suicidio durante o trabalho), sendo o tratamento com a resposta mais RÁPIDA que já tive conhecimento no tratamento de traumas em geral!
Situações de abuso, violência, acidentes, muitas vezes em poucas sessões vc já observa mudanças.
O objetivo do EMDR é ajudar o cérebro a processar a memória que ficou bloqueada causando o trauma.
Ao contrário do que foi comentado o número de sessões é muito MENOR e em muito alguns casos de situação de trauma único (TEPT simples) em uma sessão vc pode sentir MUITA diferença. Para casos de abuso melhor abordagem não há. Recomendo!!
O EMDR é uma fantástica abordagem para o tratamento não só de traumas diversos, mas também de transtornos de ansiedade, bullying, depressão e outras questões de ordem psicológica. Através da estimulação bilateral, a situação traumática é reprocessada e o paciente deixa de sofrer por ela. Resultados rápidos e com possibilidade de recaída quase zero. Uma vítima de abuso sexual, se for um evento único, poderá deixar de sofrer em pouquíssimas sessões de EMDR, tratamento que pode levar meses em qualquer outra.
. Concordo plenamente com a colega Patrícia Ludwig Katz a respeito do EMDR e da sua eficácia em qualquer situação traumática, e a diferença de outras psicoterapias alcança resultados muitos mais rápidos porque atua nas áreas do subcortex onde as sensações e emoções se encontram e portanto alcança resultados de cura muitos mais rápidos que as terapias tradicionais que trabalham com as áreas do neocortex. Já sabemos que muitas vezes nosso raciocínio nos engana e faz-nos encontrar justificativas que atrapalham o processo de cura. Confie nessa terapia com certeza irá alcançar resultados muito eficientes e mais rápidos que as terapias tradicionais
Olá, o EMDR é uma abordagem neurocerebral, capaz de tratar diversos traumas através dos movimentos bilaterais, dessensibilizando, reprocessando e ressignificando o conteúdo que ficou armazenado de forma disfuncional.
Ressalto que sua pergunta foi positiva, pois pessoas que convivem com quem apresenta transtorno de personalidade de uma forma geral, chegam em grande sofrimento ao consultório. A instabilidade existente em suas relações acaba influenciando na vida das pessoas as quais convivem - como filhos, amigos, namorado/a, gerando prejuízo emocional.
Dificilmente quem apresenta transtorno de personalidade irá procurar a ajuda de um psicólogo por entender que “não tem nada de errado com suas ações", dessa forma, se ajudar é uma ótima maneira de modificar essa interação traumática, ainda mais buscando por uma terapia que é direcionada a traumas como o EMDR.