Terapia emdr - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares

Especialistas em terapia emdr

Encontre um especialista em Terapia EMDR na sua cidade:
Alessandra Navaes

Alessandra Navaes

Psicólogo, Sexólogo

Recife

Agendar uma visita
Silvia Sasaki

Silvia Sasaki

Psicólogo

Mogi das Cruzes

Agendar uma visita
Alessandra Costa Barbosa

Alessandra Costa Barbosa

Psicólogo, Terapeuta complementar

Goiânia

Agendar uma visita

Perguntas sobre Terapia emdr

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Terapia emdr

Dr. Sandro César Silvério da Costa
Dr. Sandro César Silvério da Costa
Psicanalista, Psicólogo
Belo Horizonte
O motivo pelo qual você esteja substituindo a relação sexual pela recorrentemente visualização pornográfica encobre uma lembrança que você não tem consciência de sua existência mas que está afetando…
7 respostas

Ola!
O EMDR significa Dessensibilizacao e Reprocessamento atraves de movimentos oculares. É um metodo revolucionario, empregado especialmente no tratamento de traumas, ansiedade, depressao,…
8 respostas

 Maria Emilia Pimentel
Maria Emilia Pimentel
Psicólogo
Salvador
Olá, os vícios são comportamentos de dependencia que podem ser tratados pelas vias farmacológicas e psicoterápicas. O ideal é que você agende um psiquiatra e uma sessão de terapia com um psicólogo…
10 respostas

Especialistas falam sobre Terapia EMDR

O EMDR é uma forma de psicoterapia que permite a superação de traumas e memórias difíceis através de estímulos cerebrais, feitos a partir de movimentos dos olhos. Hoje é uma das técnicas mais indicadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o tratamento de Transtorno de Estresse Pós Traumático. Pacientes que não conseguem identificar lembranças traumáticas em sua história de vida também podem se beneficiar desse método, uma vez que o EMDR tem se mostrado extremamente eficaz nas mais mais diversas demandas e dificuldades emocionais, como: depressão, ansiedade, medos, dificuldades de relacionamento, lutos e conflitos em geral.

Ana Carolina Da Silva Ribeiro

Psicólogo

Goiânia


Terapia EMDR - Consiste em uma forma de Psicoterapia na qual o paciente é submetido a estímulos visual/ tátil ou auditivo que fomentam a rede de memórias onde ficou presa a lembrança perturbadora, reduzindo a perturbação subjetiva e fortalecendo as cognições adaptativas. Vantagens: Velocidade: Em situações de Estresse Pós Traumático (Trauma único), em média, há remissão de 70% à 100% dos sintomas entre 3 e 6 sessões. Exposição reduzida ao trauma: A técnica não exige uma exposição, verbalização detalhada do evento perturbador. Indicações: bullying, vítimas de acidentes e violência (verbal, física, sexual),fobias, dificuldades sociais, divórcio, luto.

O EMDR é um método revolucionário criado pela Dra. Francine Shapiro, psicóloga americana – PhD, especialmente empregado no tratamento de transtorno de estresse traumático, quadros de ansiedade, depressão, fobias, síndrome do pânico, traumas, entre outros. Em que tipo de problemas o EMDR pode ajudar? Ansiedade, abusos na infância, insônia, depressão, violência urbana,traumas, pânico, ansiedade de desempenho, bullying, perdas de parentes, luto de relacionamentos, estresse, acidentes de carro, fobias, dores crônicas, desastre natural, medos, estupro, insônia, estresse pós doença, assaltos e roubos, abuso físico e psicológico, baixa auto-estima, abuso sexual, entre outras...

A técnica EMDR ajuda a aliviar as experiências traumáticas que continuam disparando sentimentos, comportamentos e/ou pensamentos negativos. Este tratamento, estimula o cérebro da mesma forma como acontece durante o sono REM e o ajuda a reprocessar lembranças dolorosas que ficaram guardadas de uma maneira mal processada. Assim, o cliente consegue encontrar e compreender o que lhe aconteceu, e dar espaço para pensamentos, comportamentos e crenças pessoais mais positivas. O EMDR é capaz de ajudar a reprocessar diversos sintomas vinculados às lembranças difíceis de uma maneira mais profunda, promovendo a cura e alívio de dores emocionais.

Heloisa Pereira

Psicólogo

Londrina


Tratamento de Traumas (EMDR) - Dessensibilização e Reprocessamento pelo Movimento dos Olhos: Direcionada à situações difíceis e traumáticas que interferem no funcionamento do indivíduo.

Terapia EMDR, utiliza-se da técnica dos Movimentos Bilaterais (visual, tátil e auditivo) para auxiliar o paciente a desbloquear e reprocessar os pensamentos traumáticos que ficaram bloqueados no cérebro, proporcionando uma resolução apropriada e adaptativa às queixas atuais, de modo eficiente e eficaz.

Lúcia Dornelas Cavalcante

Psicólogo

Recife


Gostaria de falar sobre EMDR - Eye Movement Desensitization and Reprocessing toda vez que uma experiencia negativa ocorre conosco, ela fica armazenada numa rede de memória no nosso cérebro, de forma mal adaptativa, provocando crenças negativas a respeito de nós mesmo, emoções, sensações físicas e pertubação. Quando, no presente, essas lembrança é acessada, consciente ou inconscientemente, surgem reações disfuncionais que geram sentimentos e comportamentos inadequados á situação. Sofremos, não pela dor atual, mas pela dor passado. O EMDR é uma abordagem psicoterapêutico que possibilita ao paciente reprocessar e dessensibilizar as suas experiências emocionais traumática e dolorosas.

O EMDR tem por objetivo tratar traumas, o mesmo é realizado por meio da estimulação bilateral, quando nós temos um trauma a experiência dolorosa fica armazenada no cérebro de forma mal adaptativa, o EMDR é um método que integra as informações que se encontram separadas nos hemisférios direito e esquerdo. O EMDR trata vários tipos de traumas tais como: medos, fobias, transtorno do pânico, transtorno de ansiedade, bullying, depressão, abusos na infância, insônia, depressão, violência urbana, ansiedade de desempenho, luto de parentes e de relacionamentos, estresse, acidentes de carro, dores crônicas, desastre natural, estupro, estresse pós doença, assaltos e roubos e outros.

Trata-se de um método de dessensibilização e reprocessamento de experiências emocionalmente traumáticas por meio de estimulação bilateral do cérebro. Os pacientes com transtornos de ansiedade e transtornos pós traumáticos respondem muito bem a essa técnica. Na psicoterapia de EMDR emprega-se protocolo específico que visa à focalização dos diversos componentes da memória traumática (visual, cognitivo, emocional e somático), atualizados pela interação afetiva. A estimulação bilateral alternada parece ativar o sistema nervoso parassimpático, auxiliando o indivíduo a sair de atitudes típicas de luta, fuga ou congelamento, e dessensibilizar e integrar rapidamente a memória perturbadora.

Entendendo que traumas e lembranças dolorosas são armazenadas de forma mal-adaptativa no cérebro, o EMDR é capaz de reprocessar medos, fobias, temores e ansiedades vinculadas às lembranças difíceis que mantém suas vítimas presas ao passado através da integração da informação que se encontra separada nos dois hemisférios cerebrais.

Kamilla Kleine Buckstegge

Psicólogo

Balneário Camboriú


O EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares) é uma abordagem psicoterapêutica que enfoca o sistema fisiológico de processamento na origem (neurológica) e no tratamento de problemas de saúde mental. Através de estimulação bilateral - visual, auditiva ou tátil - do cérebro, esse método otimiza o processo psicoterápico propiciando resultados mais efetivos e duradouros, podendo, em grande parte do casos, abreviar a duração da psicoterapia. Inicialmente aplicado para tratamento do Transtorno do estresse Pós-traumático, hoje o EMDR é utilizado para tratar diversos tipos de transtornos psíquicos, incluindo os de ansiedade e depressão, obtendo ótimos resultados.

Dessensibilização e Reprocessamento do Movimento dos Olhos (EMDR) é uma terapia de trauma (fobias, luto, entre outros) com o objetivo de “reprogramar” a memória de lembranças dolorosas trazendo à luz uma crença positiva e auto escolhida, enquanto usa movimentos oculares rápidos para facilitar o processo. A terapia EMDR parece afetar diretamente o cérebro, “descongelando” as memórias traumáticas, permitindo ao indivíduo a sua resolução. Com o passar do tempo, a memória perturbadora e as crenças, sentimentos e sensações associados tornam-se “digeridos” até o indivíduo ser capaz de pensar no evento sem revivê-lo. A memória não é apagada, apenas se transforma, tornando-se menos perturbadora.

Elaine Inácio Pereira De Souza

Psicólogo, Terapeuta complementar

Curitiba


Terapia EMDR( Eye Movement Desensitization and Reprocessing ou Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares), é um método de dessensibilização e reprocessamento de experiências emocionalmente traumáticas por meio de estimulação bilateral dos hemisférios cerebrais. Trata-se de uma nova abordagem para o tratamento de traumas emocionais desenvolvida pela doutora Francine Shapiro, no final dos anos 80, na Califórnia. O EMDR é a possibilidade de cura emocional para qualquer situação em que possamos estar envolvidos.

Andressa Brand

Psicólogo

Curitiba


O EMDR, dessensibilização e reprocessamento através de movimentos oculares, é uma abordagem psicoterapêutica que procura aliviar o sofrimento humano com riscos mínimos de dado durante sua aplicação. A terapia EMDR é reconhecida mundialmente por sua cientificidade, resultados comprovados e pelo respaldo de instituições como a OMS - Organização Mundial da Saúde, que a indicam para o tratamento de traumas psicológicos. O EMDR é capaz de reprocessar os medos, fobias, terror, e as ansiedades vinculadas as lembranças difíceis que mantém suas vítimas presas aos fantasmas do passado, através da integração da informação que se encontra separada nos dois hemisférios cerebrais.

Priscila C Silva De Lima

Psicólogo

Fortaleza

Quais profissionais realizam Terapia emdr?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.