Gostaria de saber se a terapia online ( consulta com psicologo online) é realmente eficaz?

27 respostas
Gostaria de saber se a terapia online ( consulta com psicologo online) é realmente eficaz?
A terapia online foi regulamentada pelo Conselho de Psicologia e precisa respeitar essa regulamentação. Isso posto, caso a relação entre o par terapeuta/paciente seja bem estabelecida, não há motivos iniciais para que ela não apresente eficácia.
Particularmente eu só recomendaria essa modalidade de trabalho caso não haja terapeutas qualificados na região onde você more, ou caso você queira retomar um trabalho terapêutico anterior e você e seu terapeuta já não morem na mesma localidade.
Por vezes essa forma de trabalho pode servir também como um primeiro passo para pessoas que têm dificuldades de sair de casa e, com um tempo, evoluir para sessões presenciais.

Realizo atendimentos online desde 2012 e posso afirmar que o atendimento psicológico online é eficaz. O conselho federal de psicologia com sua nova resolução de 2018 normatiza que o atendimento de pessoas e grupos em situação de urgência (como em caso de ideação suicida e ou transtornos psiquiátricos), emergencia e desastres é inadequado no modo online. Também proíbi o atendimento de pessoas em situação de violação de direitos ou violência, devendo este tipo de atendimento também ser feito presencialmente. Qualquer outra situação pode ser avaliada numa primeira consulta com um profissional cadastrado no conselho federal (ver profissionais aqui: http//e-psi.cfp.org.br/psicologas-cadastradas/). Fico a disposição.
Sim, é eficaz. Há estudos nessa área mostrando a eficácia do atendimento online ser semelhante do atendimento presencial. Há pessoas que se adaptam melhor com a terapia online, outras preferem a presencial.
A psicoterapia online não substitui o atendimento presencial, mas, agora é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia como a ampliação de um serviço de Psicologia mediado por meios tecnológicos para promover mais acessibilidade aos atendimentos à população.
Os atendimentos deverão continuar guardando a coerência e fundamentação na ciência, na legislação e nos parâmetros éticos da profissão.
Ainda assim, cada caso deverá ser avaliado, para então verificar se o atendimento à distância é o mais adequado ao caso. Por exemplo, atendimento à pessoas em situação de violação de direitos ou de violência ou ainda em situações de urgência/emergência não são considerados adequados para esse tipo de atendimento.
Em outros casos, como a falta de profissionais disponíveis em certas regiões ou a dificuldade de mobilidade ou de tempo, pode facilitar o acesso a um processo terapêutico desde que tenha recursos tecnológicos disponíveis.
Ela apresenta bons resultados, da mesma forma que a presencial fornece. Eu realizo sessões online e, juntamente com meus clientes e pacientes, temos conseguido excelentes resultados. Seja por algum tipo de transtorno que impede de sair de casa, região, ou mesmo devido a rotina do dia a dia, o atendimento online vem sendo uma forma eficaz de ajudar as pessoas que tem essa necessidade. Uma vez que você realiza o contato com o psicólogo da sua preferencia e se sente bem com esse vinculo, nada impede você de realizar suas sessões online. Qualquer dúvida fico a disposição. Um ótimo ano para você.
A terapia online é sim eficaz, principalmente se o paciente estiver implicado no processo de psicoterapia. Muitas vezes é o melhor possível para muitas pessoas que estão em regiões com escassez de psicólogos ou até mesmo com restrição de horário. Particularmente, acredito que a primeira alternativa deve ser sempre a terapia presencial. O espaço terapêutico é muito importante, muitos pacientes tem um vinculo especial com o consultório. Na minha abordagem, uso de diversos materiais que ficam no consultório que ampliam a conscientização dos pacientes. Mas como disse, nao sendo possível a ida ao consultório, o skype pode sim ser uma opção. O mais importante mesmo é se cuidar!
Depende de vários fatores como o caso; localidade; método de análise; como o paciente/cliente se sente sem a falta de contato com o analista/psicoterapeuta. Há sim uma eficácia com a terapia online, ela proporciona o contato de igual forma que uma terapia presencial. Da mesma forma que existem pacientes resistentes a própria terapia, também existem resistentes a terapia online. A questão está mais ligada ao ponto do vínculo do profissional e do sujeito que procura seus préstimos, do que mais se há, ou não há eficácia. Se ambos se sentem tranquilos com essa metodologia de trabalho, logo haverá uma eficácia dentro do processo. Claro, alguns casos como psicóticos; depressões profundas; entre outros casos a terapia online pode cortar um papel importante do sujeito de interagir com o mundo externo acabando prejudicando de uma certa forma o processo. Abraços e tenha uma ótima semana!!!
O atendimento online do meu ponto de vista é tão eficaz quanto o presencial, entendo que em algumas situações específicas o psicólogo pode recomendar o atendimento presencial, atendo pessoas de São Paulo, que inicialmente queriam uma maior comodidade, devido ao deslocamento e também brasileiros que estão em outros países todos demonstraram boa evolução, alguns já tiveram alta outros mantém o tratamento.
Entendo que o cliente precisa se sentir a vontade na sessão e ver resultados independente de ser presencial ou online. Espero ter ajudado
A terapia on line é tão eficaz quanto a presencial.
Assim como a presencial, também é necessário que haja acolhimento entre o terapeuta com o paciente e que o paciente se sinta acolhido. Caso contrário, não dará certo e não pelo fato de ser on line.

Os atendimentos on line vieram para facilitar o acesso para aqueles que possuem alguma restrição de sair de casa, seja por fatores psicológicos ou físicos, e também hoje em dia muitas pessoas estão com horários apertados para perder no transito indo e voltando da terapia e por isso deixavam de fazer os atendimentos.
Bom diA.
Na minha opinião a terapia on line é totalmente eficaZ

Oriento você a conhecer com um bom profissional, obrigada e boa sorte
Atendimento online pode ser eficaz, mas não em qualquer circunstância. O encontro presencial bem como a presença do corpo (entonação, gesticulação, olhar, ritmo e etc) é o que compõe o setting de trabalho da psicoterapia em geral. Assim, se uma pessoa busca atendimento mas está impedida de ir até o consultório, eu indicaria um profissional que possa ir até ela como consulta domiciliar ou como acompanhamento terapêutico (que é uma especialidade dentro dessa modalidade da clínica expandida). Não indico atendimento online para quem não quer perder tempo com deslocamento. Mas quando um paciente já está em psicoterapia e por forças maiores não pode seguir presencialmente, o recurso à distância pode funcionar muito bem, mas vale dizer que há uma perda diante da ausência física (nem todos os pacientes se adaptam). Ainda que estejamos falando de um tratamento pela palavra, não devemos dar menor importância a questão do corpo.
Sim o atendimento online tem resultados aproximados do presencial. O psicólogo deve estar cadastrado no site do Conselho e ele fara a avaliação da demanda para terapia online ou presencial e lhe orientará.
É eficaz, mas prefiro utilizá lo como um instrumento a mais como nos casos de clientes presenciais que por questões de doenças, cirurgias, ou até mesmo por mudar de cidade,queiram continuar o trabalho já iniciado também para pessoas com profissões que requer viagens. Mas seja qual for o caso, para ser eficaz, é importante seguir as normas,o enquadre e manter o sigilo e o campo propício,isto é, o Cliente e o psicólogo, precisam estar num local silencioso, sem estímulos externos que tire sua atenção,como telefone que toca,cachorro que late e fica chamando pra brincar,filhos na sala, etc) e tomar cuidado com o sigilo.
Meus clientes tem bons resultados com essa técnica....Boa sorte!????
Bom dia. A terapia online tem ajudado muitas pessoas, principalmente por conseguir proporcionar atendimento e cuidado a pessoas que antes não teriam acesso a esse serviço por diversos motivos (dificuldade de mobilidade, distância, algum quadro de aversividade à exposição, e etc).

Algumas condições devem ser garantidas para que o processo seja bem sucedido como uma internet com boa qualidade e outros cuidados também existentes no modelo de atendimento presencial (privacidade, frequência e pontualidade nos atendimento, um bom vinculo terapêutico e outros).

Se está pensando em experimentar, procure uma psicóloga que trabalhe com essa modalidade e boa sorte! Eu e meus clientes temos bons avanços com a terapia online.
Pode ser uma abordagem eficaz para alguns casos. No entanto, alguns quadros psicológicos, como depressivos, podem ser mais interessantes quando tratados na modalidade tradicional mesmo.
Sim.É eficiente e eficaz.O mesmo profissional que faz presencial, pode fazer o da online, e se o próprio conselho de psicologia aprovou, é porque existem pessoas qualificadas para ambos. Busque profissionais de plataformas sérias como a Doctoralia(telemedicina). Pois a mesma, não aceitaria profissionais que não estão de acordo com normas que possam dar segurança a seus usuários.
O resultado é devido ao comprometimento de ambos, paciente e terapeuta.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Sim, é eficaz. Não é igual ao atendimento presencial, mas oferece bons resultados. A utilização da tecnologia no tratamento de saúde mental tem sido uma importante aliada em tempos da Pandemia.
Sim, tão eficaz como a presencial. O que importa e seu vinculo com o profissional, na minha opinião isto pode variar um pouco mais no atendimento virtual, mas acontece igual ao presencial. Isto te abre ser atendido por excelentes profissionais em qualquer lugar do Brasil, sem necessidade de deslocamento, no conforto de sua casa ou trabalho.
Nos últimos anos, a tecnologia passou a ser cada vez mais utilizada para permitir a comunicação entre as pessoas, sendo que estas passaram ser cada vez mais familiarizada com essa forma de interação.
De maneira geral, o atendimento psicológico para adultos usa interação pela fala e o estímulo a autopercepção dos pacientes para promover mudanças e autoconhecimento. Esses objetivos podem, e têm sido alcançados, pelos processos psicoterapêuticos online. Assim como na forma presencial, o estabelecimento de vínculo entre terapeuta e paciente é fundamental, também, e sempre deve considerar as especificidades e necessidades de cada paciente.
Nesse sentido, a utilização do atendimento mediado pelos recursos tecnológicos expande as possibilidades de acesso a esse serviço da psicologia e é utilizado, principalmente, pelas pessoas com dificuldades para fazer uma consulta presencial.
As sessões se dão de forma síncrona, ou seja, a conversa entre as pessoas acontece no mesmo lugar digital e no mesmo período de tempo, no qual ambos têm a possibilidade de emitir sua voz e imagem. A vídeo chamada é um recurso importante para facilitar o rapport e a comunicação não verbal. Nos casos em que isso não é possível, como em falhas técnicas, pode se utilizar a chamada de voz.
Em situações nas quais é necessário suporte pontual, como direcionamento de tarefas entre sessões, pode-se usar uma comunicação assíncrona, quando uma mensagem de voz ou texto pode ser lida e respondida em um momento diferente de quando foi enviada.
As interações virtuais passaram compor mais uma ferramenta para o atendimento em Saúde Mental, ampliando as possibilidades de seu acesso. Nesse sentido, elas não se contrapões com os atendimentos presenciais, permitindo outros arranjos como, por exemplo, oferecer atendimentos presenciais esporádicos.
bom dia, o atendimento online é regulamentado pelo Conselho, foram feitos estudos e avaliações para que fosse permitido. Mas posso te falar da minha experiência, atendo online há mais de 2 anos, e percebo que a eficácia do tratamento não é afetada. Com a pandemia muitos pacientes que eram presenciais passaram para o online, e hoje não querem voltar pro presencial pela questão da comodidade. Mas cada pessoa deve perceber como se sente melhor. A eficácia, mais uma vez, não é afetada, mas você deve procurar a forma que se adeque melhor contigo. Estou a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá.

Atendo das 02 formas (presencial e on line).

E posso te dizer que os relatos de meus pacientes em ambas as modalidades, pois migraram por conta da Pandemia e de outras questões, são os melhores.

E, ao meu ver, desde que o paciente se sinta à vontade com esta modalidade, o sucesso será uma consequência da parceria do Psicólogo Clínico e do próprio paciente.

Obrigado.
Espero ter ajudado.
Boa sorte.
Olá!

A terapia online é exatamente igual a terapia presencial, portanto, sua eficácia é a mesma.

Espero ter ajudado!
Olá! Sem dúvidas que sim. A terapia online é altamente eficaz, principalmente se o paciente estiver implicado no processo de psicoterapia. encontro-me a disposição para atendimentos online para qualquer cantinho do país e presencial em Bh.
Olá! Como vai?
Sim, a terapia online é eficaz e regulamentada pelo conselho federal de psicologia, a partir de estudos. Porém, você deve observar se é interessante, existem pacientes que não se adaptam, existem pacientes que se adaptam muito bem, assim é mais uma predisposição do cliente do que propriamente uma dificuldade do método.
Sim a terapia on line é eficaz,
Assim como a terapia presencial, uma vez que o paciente/cliente seja compromissado com o seu processo terapêutico ambos tem resultado.
Sim, mas é preciso manter a concentração, melhor usar fone de ouvido e não abrir outras janelas no computador.
Olá. Sim.