Consulta psicológica online - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em consulta psicológica online

Encontre um especialista em Consulta psicológica online na sua cidade:

Perguntas sobre Consulta psicológica online

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Consulta psicológica online

Dr. Thiago Vaitsman Bastos
Dr. Thiago Vaitsman Bastos
Psicanalista, Psicólogo
Brasília
A terapia online foi regulamentada pelo Conselho de Psicologia e precisa respeitar essa regulamentação. Isso posto, caso a relação entre o par terapeuta/paciente seja bem estabelecida, não há…
14 respostas

Especialistas falam sobre Consulta psicológica online

É um serviço de orientação online especificamente voltado para o aconselhamento psicológico, caracterizado por um processo breve e pontual com o máximo de 20 sessões, fazendo uso de um computador e equipamentos de vídeo e áudio e um acesso rápido via internet. É importante diferenciar da psicoterapia, que é uma intervenção que requer um processo longo, presencial, realizado em consultório, voltado aos sofrimentos psíquicos imediatos e também questões de conteúdos psicológicos mais profundos e de reestruturação da personalidade.

Nara Helena Lopes

Psicólogo

São Paulo


É uma forma de intervenção realizada por um psicólogo via internet. É uma modalidade regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia. ​É indicado para pessoas que não tem condições de ir até o consultório seja por falta de tempo ou por alguma incapacidade física, para os que residem em outras cidades ou em outros países.Tem como objetivo oferecer acolhimento e orientações para indivíduos que estão passando por situações de angústia, medo/fobia, estresse, ansiedade, sintomas depressivos, baixa autoestima, conflitos internos, problemas de relacionamentos, entre outros problemas emocionais e comportamentais.

Letícia Aparecida Batista

Psicólogo

Vinhedo


A Consulta Psicológica Online é uma prática regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia. Através de uma plataforma digital de videoconferências, paciente e psicólogo conseguem romper os limites do atendimento presencial, sem perder a qualidade de atendimento. Atuo como psicólogo clínico através da plataforma Zenklub. As sessões são criptografadas, seguras e não gravadas, garantindo o máximo de confiabilidade e segurança para o paciente. Os requisitos necessários são um smartphone ou computador com câmera e uma boa conexão com a internet.

O Conselho Federal de Psicologia apresentou novas normas para o atendimento online de psicólogos em novembro de 2018. A partir desse momento, os atendimentos realizados por psicólogos pela internet não têm número definido de sessões, ou seja, pode ser prolongado conforme a necessidade do paciente. Além disso, não é mais necessário que o psicólogo esteja vinculado a uma plataforma específica para realizar o atendimento. O atendimento online permite maior flexibilidade para quem tem pouco tempo e por diminuir dificuldades com a mobilidade. Além disso, permite que brasileiros vivendo em outros países possam ter atendimento na sua língua materna e com maior facilidade para expressão de emoções.

Taisa Borges Grün

Psicólogo

Florianópolis

Agendar uma visita

A consulta psicológica online é um procedimento reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia, mediado pela tecnologia eletrônica / digital que tem como objetivo principal prestar apoio e suporte psicológico a pessoas que estão acometidas de dificuldades pontuais nos âmbitos emocionais, pessoais e / ou comportamentais. A realização da consulta se dá por meio de vídeo conferência através de Skype, facetime, hangout ou aplicativos semelhantes. Essa modalidade traz inúmeros benefícios para o cliente por facilitar o acesso ao serviço e tem se mostrado tão eficaz e seguro quanto o presencial.

Francisca Barros

Psicólogo

Guarulhos


Podemos colocar a tecnologia a nosso favor usando o atendimento online de acordo com a resolução do Conselho Federal de Psicologia. Não se trata de substituir o acompanhamento presencial, mas de utilizar o atendimento online sempre que o presencial não for possível. Acredito que esta seja uma forma de viabilizar, com eficiência, o acesso de muitas pessoas à psicoterapia. Trata-se de um acompanhamento que tem o mesmo objetivo da terapia em consultório e mesmos critérios éticos. A preservação da privacidade no momento do atendimento e sigilo das informações, assim como a observância das demais especificidades de sustentação do tratamento psicológico, são mantidos nesse tipo de atendimento.

Gisele Falcão De Almeida Alves

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro


Podem se beneficiar do atendimento online as pessoas que se encontram nas seguintes situações: profissionais cujo trabalho requer viagens constantes, expatriados que desejam ser atendidos na língua materna, residentes em locais geograficamente afastados, pessoas cuja agenda apertada inviabiliza a ida ao consultório para receber orientação presencial. As consultas online têm a duração de 50 minutos e acontecem uma vez por semana, em dias e horários previamente combinados entre a psicóloga e o cliente, por meio do aplicativo Skype (com áudio e vídeo).

Ana Lúcia Pereira

Psicólogo

São Paulo


Os atendimentos online ocorrem via chat ou videoconferência através do Skype e tem duração de 60 minutos. Esse tipo de atendimento é reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia - CFP de acordo com a resolução 11/2012. Requisitos Básicos: Computador com acesso a internet banda larga com boa velocidade e qualidade de conexão. Microfone e webcam funcionando. Possuir instalado na máquina o Skype. O usuário poderá optar por usar a webcam ou apenas a troca de mensagens via chat.

Este tipo de modalidade - online - já é regulamentado pelo órgão responsável em fiscalizar a profissão de psicólogo no Brasil - o Conselho Federal de Psicologia. Há dois documentos que falam sobre esse tipo de atuação do psicólogo: I - Resolução de 011/2012 e; II - nova Resolução de 011/2018 (entrará em vigor apenas dia 10 de novembro de 2018, ou seja, 180 dias após sua publicação) Para quem é indicado? Pessoas que moram em lugares com difícil acesso a profissionais da área de saúde mental, como em áreas rurais; Brasileiros que moram no exterior; Pessoas que apresentam timidez ou fobia excessiva, como o pânico; Mulheres em amamentação; Pessoas com dificuldade de locomoção; Entre Outros...

Adriele Fernanda Linares Pereira

Psicólogo

Campo Grande


Sou Pollyane lattmann, Psicóloga Clínica autorizada pelo CFP-Conselho Federal de Psicologia a prestar atendimento de "Orientação Psicológica Online". O atendimento psicológico Online favorece as pessoas que encontram dificuldade de se deslocar até um consultório, por problemas de mobilidade, por estar em transito, viagens, dificuldade de horários, por morar em outra localidade, cidade ou pais, atendendo a demandas individuais ou de casal.

Pollyane Lattmann

Psicólogo

Curitiba


O objetivo é atender pessoas que por diversos motivos não tem disponibilidade de ir em um consultório presencial, mas que precisam de uma orientação com um psicólogo. O atendimento é realizado por intermédio de um computador via Skype. Os horários são pré agendados de acordo com a disponibilidade do psicologo e do cliente. A terapia tem duração de 50 minutos cada sessão. O atendimento é focal de acordo com a demanda apresentada pelo cliente. Ex. Ansiedade, estresse, depressão, dependência emocional, luto, separação, conflitos familiares, conflitos de relacionamentos, autoconhecimento e etc.

Francielly Fideles

Psicólogo

Goiânia


A psicoterapia online é uma prática permitida no Brasil e que tem produzido resultados eficazes. O Conselho Federal de Psicologia CFP reconhece a orientação psicológica online desde que atenda às especificações contidas na mesma resolução .Não poderá ser aplicada a pacientes psicóticos, suicidas ou muito mobilizados com perturbações extremas. Se trata de uma orientação psicológica mediadas por tecnologias, plataforma em celular tablet ou computador com a máxima privacidade e recursos tecnológicos que garantam sua segurança. Pacientes no exterior, viagens, impossibilitados de comparecer presencialmente são muito beneficiados levando terapia e terapeuta a todo lugar. Segue regulamentação

Quais profissionais realizam Consulta psicológica online?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.